Já conhecemos todas as estatísticas que comprovam que o avião é o meio mais seguro que existe, não há como negar isso. Mas e quando os pilotos cometem um erro grave durante o voo? Aconteceu com um voo da Air India.
Acreditem ou não, mas uma aeronave da Air India que estava voando de Calcutá para Bombaim. O A320-200 decolava normalmente até que os pilotos perceberam que o avião estava com uma potência diferente do normal. O fato é que o avião não estava atingindo a velocidade de cruzeiro (quando o voo está nivelado entre 30mil pés e 40mil pés, com uma velocidade aproximada de 890km/h) e os dois pilotos não conseguiam identificar o motivo.
O avião conseguiu chegar somente a 24mil pés, bem abaixo do necessário e não era possível subir mais.
Com a impossibilidade de subir, eles continuaram o voo mantendo em média 574 km/h por mais ou menos 45 minutos. Foi então que ambos perceberam que não conseguiriam chegar ao destino pois não teriam combustível suficiente. Segundo os procedimentos de segurança, ambos decidiram por realizar um pouso em Nagpur com o intuito de reabastecer a aeronave.
Quando iniciaram os procedimentos de descida, seguindo o checklist, tentaram acionar a descida do trem de pouso e foi ai que descobriram o grande erro: o trem de pouso já estava embaixo, desde quando decolaram de Calcutá.
Felizmente a aeronave conseguiu pousar com segurança no aeroporto de Nagpur e ficou lá por bastante tempo, pois tiveram que fazer uma inspeção nos trens de pouso, uma vez que a velocidade limite para voar com os trens de pouso abaixados é de apenas 518 km/h, e esse limite foi ultrapassado pelos pilotos, que não perceberam que tinham esquecido de levantar o trem de pouso ao decolar.
Esse definitivamente não é um erro comum, considerando algumas variáveis como checklist, ruído elevado, o arrasto do avião. Para muitos especialistas isso é realmente difícil de acreditar.
Então você pode estar se perguntando se existe algo no painel do avião, um alarme ou algo do gênero que indique que o trem de pouso não foi levantado depois da decolagem. A resposta é não, pois o trem de pouso pode ser levantado ou abaixado em qualquer momento por diversas razões. Mesmo assim, seria possível identificar as luzes padrão, que indicam que o trem está abaixado e também travado. O alarme só é disparado se o piloto configurar um pouco e esquecer de baixar o trem.
Os dois pilotos foram demitidos da Air India e é bem provável que eles percam suas licenças de voo.