Transporte Público em Dublin # 2 – Dart

Para muitas pessoas que vivem em Dublin, o DART é a maravilha que pode te levar a longas distâncias de maneira rápida, dentro e fora da cidade.

Você poderá viajar e descobrir muitos pontos turísticos da Irlanda que recebem milhares de visitantes todos os anos.

Então quando puder, aproveite para conhecer a parte costeira com lindas praias no Norte de Dublin, o Dart chega até Howth e ao sul vai até Greystones, em Co. Wicklow. Escolha seu destino e desfrute do conforto, serviço de wi-fi, você poderá ficar maravilhado com as lindas paisagens.

O DART possui um sistema ferroviário que segue pela costa, ligando o subúrbio de Dublin ao centro da cidade. Notadamente há quem prefira o Dart ao Dublin Bus por ser mais rápido e com menos paradas em seu dia a dia, para ir ao trabalho ou estudar.

Horários

Fique atento aos horários, pois eles costumam ser pontuais. Você pode acessar o site antes de sair de casa e programar sua viagem, pode também utilizar os seguintes aplicativos: Iarnrod Eireann Irish Rail App, Real Time Ireland App e também o Journey Planner App.

O Dart opera a cada 15 minutos durante todo o dia. As estações possuem boas sinalizações com os painéis informando os próximos horários e destinos.

Passagem

Os tickets são vendidos em máquinas nas próprias estações. Dentro dos trens não possuem cobradores, mas nunca se sabe quando a fiscalização está por perto, então guarde seu ticket para qualquer eventualidade. Os valores unitários podem variar, com opções de compra para o bilhete semanal, mensal ou utilize seu Leap Card. Escolha sua categoria: família, estudante, crianças entre outras opções. Acesse o site e veja o que melhor se encaixa.

Acessibilidade

No próprio site do Dart, eles solicitam um agendamento com antecedência de pelo menos 24 horas para uma viagem mais confortável, sem maiores transtornos, nos números 1850 366 222 (+353 1 8366 222 para quem se encontra fora da Irlanda) (Segunda – Sexta 08h30-18h – menos em feriados). Há um número de espaços reservados limitado para deficientes motores em cada trem, em algumas estações não possuem rampas e ou ligações entre o trem e a plataforma, por isso, é importante reservar o seu espaço com antecedência para garantir uma viagem segura.

Os cães guias, são muito bem-vindos nos vagões.

 

Serviços Estacionamento

Para quem precisa ir de carro até o Dart e não quer gastar muito, existem estacionamentos com opções para pagamento mensal, semanal e também diário.

O Parkbytext

Pagamento do seu estacionamento pelo celular. Esta é uma forma conveniente, rápida e fácil, sem a necessidade de utilizar dinheiro. Acesse o site para mais informações sobre valores e formas de pagamentos.

Transporte de Bikes

Todos os trens InterCity têm instalações para o transporte de bicicletas. Nas rotas de Dublin para Cork e Dublin a Belfast, esses espaços estão localizados em uma área de armazenamento separado do compartimento dos passageiros do trem. Em todas as outras rotas os espaços de bicicletas estão dentro do compartimento de passageiro. Fique atento, pois a Irish Rail reserva-se o direito de remover bicicletas se algum funcionário perceber que elas estão obstruindo a passagem de outros clientes ou se estiverem oferecendo qualquer perigo para a segurança.

Com as novas regras, algumas mudanças foram implementadas:

  • Horários para transporte de sua bike: Entre 9h30 e 16h e depois das 19h de segunda à sexta-feira e durante todo o dia sábado e domingo;
  • Os clientes são convidados a ficar com suas bicicletas nas antessalas em todo o momento e garantir que elas não sejam um transtorno para os demais passageiros;
  • Espaços de bicicleta pode ser reservado, com antecedência, na própria estação ou pelo site da Irish Rail. Não haverá nenhum custo para essas reservas;
  • A bicicleta pode ser levada até ao máximo de 1,8 metros de comprimento e até 0.865 de largura.

Boa Viagem.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.