Povoados charmosos, desconhecidos e que você deve visitar

Você já ouviu falar de Giethoorn? E de Júzcar? Não? Elas são pequenos povoados fora do trajeto turístico comum, mas possuem atrações históricas, tranquilidade e paisagens impressionantes. Aproveite a lista adaptada do Business Insider e conheça estas e outras 17 charmosas localidades que você provavelmente não sabe que existem – mas precisa muito visitar! Vale lembrar que o parâmetro de escolha dos povoados utilizados pelo site é de comunidades com população por volta de 3.000 pessoas ou menos.

1 – Reine

Localizada no arquipélago de Lofoten, na Noruega, Reine é um vilarejo pesqueiro. Sua população não passa das 330 pessoas! O lugar para ficar é Rorbuer – nome dado às cabanas históricas e pitorescas usadas originalmente por pescadores. Mas não se preocupe: elas foram renovadas para estadia dos turistas. Entre as atividades, o viajante pode fazer escalada, andar de caiaque, visitar belas praias e observar a aurora boreal.
povoados-pelo-mundo-01

Foto: Reprodução Casa Abril

2 – Caihongjuan

É mais fácil reconhecê-la por seu nome popular: Rainbow Village, ou Povoado do Arco-íris. Ela é composta por várias casinhas pintadas do chão ao telhado. Não à toa: há uma história por trás dos desenhos. Todos eles foram feitos por Huang Yung-Fu, conhecido por “Avó Arco-íris” – ele os pintou quando as casinhas estavam sob a ameaça de serem demolidas. Hoje, elas são atração turística ideal para sessões de fotos. Passe lá quando for a Taiwan!

povoados-pelo-mundo-02

Foto: Reprodução Casa Abril

3 – Hallstatt

Montanhas e um belo lago homônimo cercam Hallstatt, um povoado da Áustria. As atrações turísticas incluem um teleférico através do lago e uma trilha pelo vale, para observar a beleza natural do local enquanto se aprende sobre sua história como vila mineradora de sal.

povoados-pelo-mundo-19

Foto: Reprodução Casa Abril

4 – Popeye

Dos cinemas para a vida real: essa vila foi criada em 1980 como set de filmagens para o filme Popeye. Em seguida, foi transformada em um parque temático. Hoje ela é uma das atrações mais populares das ilhas de Malta, com várias atividades para os turistas: passeios de barco e trampolins aquáticos são destaque. Ela também é cenário de vários casamentos, pelo clima romântico e rústico que proporciona.

povoados-pelo-mundo-03

Foto: Reprodução Casa Abril

5 – Wengen

Essa charmosa vila suíça entrecorta uma montanha com casas de madeira e chalés aconchegantes. Um passeio certeiro para quem gosta de natureza e procura por tranquilidade. No verão, vale à pena caminhar pelos vales próximos. No inverno, época do ano em que é mais visitada, ela é considerada o ponto de partida pelas famílias que querem praticar o ski.

povoados-pelo-mundo-04

Foto: Reprodução Casa Abril

6 – Hahoe

Hahoe é tão tradicional que mantém a arquitetura do período Joseon – um reinado coreano que durou de 1392 até 1897. Ela é toda organizada de acordo com as orientações do feng shui coreano. Um festival de máscaras acontece todo outono, desejando felicidade e boa colheita para a vila, com participação do público. É um dos sítios de patrimônio universal da UNESCO.

povoados-pelo-mundo-05

Foto: Reprodução Casa Abril

7 – Giethoorn

Apelidada de “Veneza Holandesa”, Giethoorn está no meio do sistema de canais Overjissel. O que diferencia o vilarejo da cidade italiana é seu clima quieto e sereno — já que a capital do Veneto é de fato cheia de turistas e agitação. Pitoresco, o povoado possui mais de 80 quilômetros de trilhas para canoas. Várias de suas casas, museus e restaurantes podem ser acessados a barco.

povoados-pelo-mundo-06

Foto: Reprodução Casa Abril

8 – Júzcar

Essa aldeia no Valle del Genal em Andaluzia, Espanha, é completamente azul. Pintada em 2011 para o filme Smurfs 3D, ela permaneceu dessa cor desde então e agora é conhecida como Vila Smurf. Até a igreja e o cemitério estão no mesmo tom.

povoados-pelo-mundo-07

Foto: Reprodução Casa Abril

9 – Kalk Bay

A Baía Kalk é um povoado em Cape Town, África do Sul. Lá você pode aproveitar as compras ou desfrutar de jantares com frutos do mar fresquinhos.

povoados-pelo-mundo-08

Foto: Reprodução Casa Abril

10 – Bremm

Na Alemanha, essa aldeia romântica é reverenciada por seus vinhos. Vá para explorar seus vinhedos, suas delícias culinárias e curtir trilhas a pé ou de bicicleta.

povoados-pelo-mundo-09

Foto: Reprodução Casa Abril

11 – Woods Hole

Woods Hole tem alguns dos melhores restaurantes à beira mar da região em que está nos Estados Unidos. O povoado possui um aquário e uma instituição oceanográfica, além da balsa para Martha’s Vineyard. Ela faz parte de um roteiro de passeio de bike chamado Shining Sea, o começo de uma jornada de 17 km através de praias e vistas de tirar o fôlego.

povoados-pelo-mundo-10

Foto: Reprodução Casa Abril

12 – Bourtange

Essa vila holandesa é famosa por ter um forte em formato de estrela de sete pontas, construído em 1593 durante a Guerra dos 80 anos. Hoje em dia, o forte é um museu ao ar livre que pode ser visitado, seguido de um passeio pelos canais e arquitetura medieval do local.

povoados-pelo-mundo-11

Foto: Reprodução Casa Abril

13 – Gordes

As montanhas de Vaucluse, na França, abrigam a popular Gordes. A vila tem a reputação de ser destino de estrelas do cinema e outros artistas durante as férias. Suas ruas estreitas, de paralelepípedos, são dignas de serem exploradas. A Abadia Notre-Dame de Sénanque permite que o turista veja os processos de produção de mel, essência de lavanda e licores.

povoados-pelo-mundo-12

Foto: Reprodução Casa Abril

14 – Xijang Miao

A paisagem é de um vale exuberante, cercado por montanhas e terraços sobrepostos. A arquitetura tradicional chinesa colabora para um cenário bucólico que agrada os olhos. Xijang Miao é a maior das cidades da região de Miao, portanto serve como sede de seus festivais e celebrações. Entre eles, está o Lusheng, festival no qual músicas e danças mostram a tradição local.

povoados-pelo-mundo-13

Foto: Reprodução Casa Abril

15 – Monsanto

No pico de uma montanha portuguesa, Monsanto é conhecida pela arquitetura que divide espaço com pedregulhos gigantescos. Andando por suas pequenas ruas você encontrará casas com pedras saindo de seus telhados ou até mesmo no lugar das portas.

povoados-pelo-mundo-14

Foto: Reprodução Casa Abril

16 – Bibury

Chalés cor de mel formam a paisagem cênica de Bibury, em Gloucestershire, na Inglaterra. Ela é considerada um dos destinos mais pitorescos de Cotswolds, a região em que se encontra, por estar bem ao lado do rio Coln.

povoados-pelo-mundo-15

Foto: Reprodução Casa Abril

17 – Hongcun

Se você quer conhecer mais dos clássicos da China, vá para Hongcun. A cidade tem mais de 150 residências que datam das dinastias Ming e Qing. Uma das maiores construções, o Chenzhi Hall, possui um pequeno museu em que você pode aprender a história da região. Hongcun faz parte da lista de patrimônios mundiais da UNESCO.

povoados-pelo-mundo-16

Foto: Reprodução Casa Abril

18 – Gásadalur

Até 2004 era muito difícil chegar a esse povoado. Destino único, foi preciso a criação de um túnel para que turistas aventureiros pudessem acessar a pequena Gásadalur e sua paisagem inesquecível. Ela fica na ponta de um grande penhasco perto do oceano, nas Ilhas Feroe, Dinamarca.

povoados-pelo-mundo-17

Foto: Reprodução Casa Abril

19 – Xidi

Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, a vila mantém habitações de madeira das dinastias Ming e Qing, assim como Hongcun. Muitas delas são abertas para visitação do público. A cidade tem um ar rural cheio de charme, um escape certeiro para quem vive em grandes cidades.

povoados-pelo-mundo-18

Foto: Reprodução Casa Abril

Leia Mais:
Porto, agora uma cidade certificada
Lisboa eleita melhor cidade para se trabalhar e para se viver pela BBC
Existe um país que é o “Brasil que deu certo”. Quer conhecer?
Eles largaram tudo no Brasil para viver e trabalhar no Canadá
5 Motivos pra cair de amores por Istambul
O maior erro que se comete com o cartão de embarque
Saiba como fazer intercâmbio na Europa
Visto para os EUA pode ser pago parcialmente, entenda a mudança

 

Fonte: Matéria Originalmente – Casa Abril – Por Débora Fernandes

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.