5 Motivos pra cair de amores por Istambul

Uma cidade encantadora que arranca suspiros dos visitantes

Istambul Foto: Reprodução Google

Se Istambul fosse uma pessoa, com certeza, seria uma daquelas figuras magnéticas que arrebatam o coração de qualquer mortal que ouse se aproximar.
Eu caí com tudo nos encantos dessa cidade e sou capaz de falar por horas (com os olhinhos brilhando e suspiros de saudade) quando alguém me pergunta se vale a pena conhecer o lugar mais famoso da Turquia. Ficou curioso, né? Então aqui vão 5 motivos pelos quais, pra Istambul, a minha resposta é sempre sim:

1 – ela é linda

Imagine um horizonte contornado por domos e minaretes no meio de prédios e torres, entre braços de mar e pontes sobre águas cor de esmeralda. Istambul fica parte da Ásia, parte na Europa e o melhor dos dois mundos está estampado na cara da cidade. Palácios e monumentos grandiosos fazem um contraste sensacional com mercados de rua e cantinhos ultracharmosos. Uma lindeza só.

Istambul-09

Foto: Reprodução Google

2 – ela é toda culta
Com mais de 2500 anos, Istambul te envolve numa enxurrada de fatos históricos, contos sobre imperadores romanos e bizantinos, conflitos religiosos, costumes, tradições e milhões de curiosidades. Sem contar as histórias dos sultões, suas batalhas, suas riquezas e suas mulheres. Quem gosta desse tipo de coisa fica até meio zureta com tanta informação.

Istambul-08

Foto: Reprodução Google

3 – ela é simpática e boa de papo
Em Istambul, as pessoas te recebem sorridentes, fazem questão de te fazer sentir bem-vindo, te oferecem çay (o chá deles) e se esforçam pra falar português ou qualquer que seja a sua língua só pra te agradar (e, óbvio, te vender algum tapete, uma jóia ou badulaque qualquer, negociando o preço até o último centavo). Afinal ela é gente boa, mas de boba não tem nada.

Istambul-04

Foto: Outros Roteiros

4 – ela cozinha como ninguém
Cada vez que você parar pra comer em Istambul, seu estômago vai te agradecer muito e logo depois te perguntar porque é que você nunca foi pra lá antes. Iskender kebab, Adana kebab, pottery kebab, dolma, turkish delight, baklava. Só de escrever dá água na boca.

Istambul-10

Foto: Reprodução Google

5 – com ela não tem tempo ruim
Do verão mais escaldante ao inverno abaixo de zero, Istambul sempre oferece algo legal pra entreter locais e visitantes. Sejam nas milhares de atrações turísticas pra aproveitar durante o dia ou as casas noturnas pra se jogar de madrugada, é diversão garantida.

Istambul-05

Foto: Reprodução Google

 

Deu pra sentir porque todo viajante que se preze deveria incluir Istambul na sua lista de cidades pra visitar. Eu já estive por lá 4 vezes e iria todo ano, se pudesse. E aí? Tá querendo se apaixonar também? Então comece já a planejar sua viagem.




Ps: conheço gente que foi pra Istambul e não gostou. Também conheço gente que acha a Gisele Bundchen feia. Vai entender…

 


https://vimeo.com/38751443

Se quisersaber mais sobre Istambul e a Turquia, aqui vão links de posts sobre Tradições e Costumes Turcos, Onde Ficar em Istambul e sobre um Hotel de Pedra Incrível na Capadócia.

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.