Como abrir uma conta bancária em Dublin

O processo para abertura de conta bancária em Dublin é relativamente simples, entretanto, existem situações que podem complicar a vida de quem necessita abrir uma conta corrente.

Quando chegamos na Irlanda, tratamos de nos informar sobre o assunto, afinal, precisávamos nos estabelecer financeiramente o quanto antes para conseguirmos alugar um apartamento e também pagar contas com desconto [contas pagas com débito em conta] como internet e energia elétrica.

Vou abordar nesse post o processo para abertura de conta em duas situações: Casais com cidadania européia e brasileira [sem visto de estudante] bem como para estudantes que estão fazendo intercâmbio.

 

abertura-conta-03

Reprodução Google

Qual o banco escolher?

Como só possuímos conta em um banco, não temos propriedade para falar de todos. Vale dar uma navegada no site e até visitar as agências para ver de perto quais as características de cada um que melhor se encaixa com a sua necessidade. Aqui neste post podemos indicar três bancos que são bastante populares por aqui:

Bank of Ireland – Visite o site

abertura-conta-02

Reprodução Google

AIB Bank – Visite o site

abertura-conta-01

Reprodução Google

Ulster Bank – Visite o site

abertura-conta-05

Reprodução Google

Se você possui visto de estudante, provavelmente não fará a escolha diretamente, pois quem define o banco que será feita a abertura da sua conta é a própria escola que você se matriculou. Quando você realiza a matricula, a escola te envia uma carta que indicará o banco que ela possui “parceria” para que você faça a abertura da sua conta. Já para os europeus e brasileiros que desejam residir legalmente aqui em Dublin, podem escolher a instituição que lhe convém.

Conversando com alguns amigos Brasileiros por aqui, percebo que a procura maior são pelos: Bank of Ireland  e AIB Bank. A nossa experiência é com o AIB. Depois que começamos a utilizar o serviço, ficamos satisfeitos com a central de atendimento e o mais importante para nós, o funcionamento e praticidade do internet banking, que atendeu a todas as nossas expectativas.

Quais os documentos solicitados para a abertura da conta?

Nacionais Europeus e Brasileiros – Você precisa possuir documentos que comprovem a sua identificação e sua residência.

Eis as opções mais solicitadas:

  • Identificação pessoal com foto [passaporte]
  • Utility bill [conta de energia, tv a cabo, internet, gás]
  • Correspondências de instituições financeiras [bancárias, cartão de crédito, seguro saúde, seguro de automóvel]
  • Correspondências emitidas pelo departamento do governo [PRTB] (*)
  • Os documentos não são aceitos após seis meses de sua emissão

Você apenas irá precisar de um documento para comprovar a sua identidade e outro que comprove a sua residência.

Para a abertura das nossas contas, utilizamos os nossos passaportes e o nosso PRTB individual. Sofremos um pouco para conseguirmos a abertura da nossa conta, pois o PRTB demorou para chegar pois o nosso landlord cometeu um erro quando foi fazer o registro e isso atrasou a chegada do documento na nossa casa. Sem o PRTB, teríamos que aguardar a chegada de uma utility bill, entretanto, aqui na Irlanda você também consegue descontos nas suas contas se elas forem pagas com débito automático. Então não tínhamos nenhuma bill por não possuir conta bancária e não conseguíamos abrir uma conta porque não tínhamos uma bill 🙂

Mas o sofrimento acabou logo, pois o PRTB chegou e conseguimos abrir as nossas contas sem maiores problemas.

(*) PRTB – Private Residential Tenancies Board, documento obrigatório para inquilinos após a locação do imóvel – se o casal pretende abrir contas individuais utilizando o PRTB como comprovante de residência, solicite ao Landlord que faça o registro para ambos. Em aproximadamente dois dias, as correspondências chegarão na residência.



Todos os bancos exigem e/ou os mesmos documentos?

Não. Infelizmente existem bancos que não aceitam algumas Utility bills, como internet por exemplo no caso do AIB.  O melhor é visitar a agência para se informar ou acessar o site para confirmar quais os documentos são aceitos.

Mudança de regras para o PPS

Se você já ouviu falar sobre o famoso PPS [Uma espécie de CPF Irlandês], saiba que muitos órgãos deixaram de exigir este documento para os seus serviços. O que importa para este post é que para abertura de conta corrente não é mais necessário.

Documentos para intercâmbio

É necessário levar ao banco a carta que recebeu da escola e o passaporte, em seguida, procure o setor de abertura de conta para estudante [Student Account], você receberá um formulário para ser preenchido em casa [geralmente eles irão marcar um horário em outra oportunidade para o atendimento], ou na própria agência caso você tenha sorte e seja atendido na mesma hora, o que é bem difícil de acontecer por aqui.

Abertura de conta

De posse dos documentos, procure pelo setor de serviços ao cliente [costumer Service], o funcionário irá conferir a documentação e em seguida fará o agendamento para a abertura.

Pulo do gato – Pode ser que essa marcação seja para o dia seguinte bem como para o mês seguinte, então, dependendo da sua urgência, já faça uma lista das agências próximas do banco que irá abrir a sua conta e visite cada uma delas para tentar uma data mais próxima, se der sorte, você pode até conseguir fazer a abertura no mesmo dia [isso aconteceu comigo quando procurei uma agência pequena] 😉

 

abertura-conta-06

Reprodução Google

Então você não teve a mesma sorte que eu e conseguiu a sua marcação [não fique triste por não ter conseguido no mesmo dia], procure não se atrasar, eles atendem pouquíssimas pessoas num mesmo dia, são pontuais e não perdem tempo, logo, chegue um pouco mais cedo para se informar em qual mesa estará o funcionário que irá lhe atender. Não esqueça os seus documentos comprobatórios 🙂

Ah! E se você for estudante e tiver mais de 25 anos, se prepare, pois existem pequenas taxas que serão descontadas na sua conta. 🙁

Ainda no banco, após a abertura da sua conta, certifique se que você receberá o seu número da agência e da sua conta, isto porque caso aconteça qualquer problema posterior, pelo menos você já tem esses dados em mãos. Entre 5 e 7 dias úteis [pode ser menos], você receberá no endereço cadastrado no banco a sua senha pessoal e nós dias posteriores, o seu cartão de débito. Você poderá mudar a senha depois se preferir.

Já tenho minha senha e o meu cartão. Já posso começar a utilizar?

Não. Após receber o cartão de débito, você deverá realizar o desbloqueio do cartão e ativação da conta. Existem duas opções: uma é ir até uma agência do seu banco e utilizar o telefone destinados a clientes para entrar em contato com a “central de atendimento”, se você precisar, peça a ajuda para um funcionário do banco, eles são muito amigáveis. Se estiver com seu listening 100% para compreender o Irish accent, ligue do seu próprio telefone para o número de atendimento que virá no documento com o cartão de débito. Nesse contato será solicitado os seus dados pessoais para confirmação além de uma possível senha para internet.

 

abertura-conta-04

Reprodução Google

Nacionais Europeus e Brasileiros – Agora você já pode realizar suas transações bancárias.

Intercâmbista – o primeiro passo é fazer o depósito do seu dinheiro e não perca tempo, solicite o extrato da sua conta [Bank Statement, pode demorar alguns dias, confirme o prazo com a sua agência] para os próximos passos. Como tirar o seu GNIB.

 

Leia Mais:

Ranking dos países para se viver em segurança
Concursos públicos em Portugal. Brasileiro pode se inscrever
As carreiras em alta nos 15 melhores países para trabalhar
Portugal escolhido por muitos brasileiros para morar. Veja os motivos
Contos de fadas? Não. A Irlanda
Conheça a futura “Disneyland” em Londres
União Europeia aprova diretiva que permite que estudantes internacionais possam trabalhar

Foto de Capa: Reprodução Google

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.