Happy Birthday Irlandês

Há dois meses que eu e minha família estávamos em Dublin e foi então que recebemos nosso primeiro convite de aniversário Irish

Era do recém amiguinho do Pedro que faria oito anos. E claro que aceitamos e ficamos muito felizes por participar desse momento. Mas será que era igual ao Brasil?

Tentando entender o processo

Como tudo ainda era extremamente novo para nós, tratei logo de anotar todas as minhas dúvidas para perguntar a minha vizinha (mãe do aniversariante) como tudo funcionava. A primeira pergunta era se o convite se estendia aos pais e se era necessário levar alguma coisa, qual o tipo de presente entre outras perguntas, junto a um pedido de desculpas por tantas perguntas. Bem, como era uma nova cultura entrando para as nossas vidas, achei melhor perguntar, né?

Chegando na festa

Os locais, assim como os caminhos ainda eram bem estranhos para nós em Dublin, ainda estávamos na fase de adaptação na mão inglesa, então imagina só? Pedi aos pais do aniversariante se podíamos segui-los e gentilmente eles concordaram. Chegamos em um shopping que internamente havia um espaço para o evento, como se fosse no Brasil uma casa de festas, mas com alguns detalhes diferentes.

A festa

Assim que chegamos a recepcionista pediu o nome do Pedro e sua idade, em seguida ofereceu lhe algumas opções de lanchinhos e deu o check na lista.
Ao lado da recepção, possuiam três recipientes grandes com o nome do menino na frente para as crianças colocarem seus calçados. Enquanto isso, eu e meu marido só no exercício do olhinho para lá, olhinho para cá, tentando entender como tudo aquilo funcionava e seguindo os passos dos outros pais.
E logo uma enorme porta se abre e lá estava um grande ambiente com umas vinte mesas e alguns lounges compostos por sofás e mesinhas para acomodar os pais. E sabe aqueles brinquedos enormes de uns três andares que tem tudo dentro? A maioria é de ferro com aquelas espumas encapando a estrutura para as crianças não se machucarem, neles existem escorregas, piscina de bolinhas, alguns obstáculos de espuma propositais para a brincadeira ficar mais animada, pois bem, era o que iria entreter as crianças durante as duas horas de diversão.

aniversario infantil dublin

Foto: Fun Galaxy

 

festa crianca irlanda_2

Foto: Funky Monkeys

Enquanto meu filho estava lá com as outras crianças, tentei entender como tudo aquilo funcionava e acontece mais ou menos assim:

  •  Naquele dia estava acontecendo cinco aniversários de criança ao mesmo tempo. Isso mesmo, aqui as festas nesses locais podem ser compartilhadas num mesmo ambiente.
  • Os pais do aniversariante podem levar bolinhos ou algum petisco para os pais que ficam na mesa conversando enquanto seus filhos brincam.
  • A “casa de festa” oferece de cortesia chá, chá com leite, café ou café com leite para os convidados. Caso eles prefiram comer ou beber outra coisa, existe uma pequena lanchonete onde cada um paga o seu.
  • A duração para a comemoração é de geralmente duas horas.
  • Os pais do aniversariante pagam por cada criança convidada ou optam por um pacote, confira no site para entender melhor.
  • Na hora do parabéns, somente os kids vão para uma salinha, onde por uns vinte minutos eles brincam mais um pouco (de estátua, pique, batatinha frita, aqui claro, os nomes são outros) e após as brincadeiras, os pequenos sentam para lanchar (sabe aquela opção que foi oferecida na recepção? Pois é, servem nessa hora). O meu filho escolheu: suco de laranja, batata frita e cachorro quente.
  • Não tem uma mesa decorada exclusiva como estamos acostumados e sim uma grande mesa com as cadeiras em volta e o lanchinho para cada um e uma toalha temática. Só não espere pelos famosos brigadeiros, beijinhos, porque não faz parte da cultura. Isso para nós brasileiros faz uma falta danada.
  • Após o lanchinho eles cantam o parabéns, mas de uma outra forma, não do jeito que conhecemos. Sem palmas e uma melodia em ritmo do “brilha, brilha estrelinha“, como uma musiquinha de ninar. O Pedro foi o único que arriscou umas palmas, mas quando percebeu que a entonação não cabia os estalos das mãos, foram imediatamente recolhidas para baixo da mesa. Agora, aquele momento tão esperado, o bolo será cortado e as crianças ficam ansiosas para receber seu pedaço, em seguida alguns brindes são distribuidos (são levados pela mãe do aniversariante) para os pequenos e também vem aquela expectativa para ver o que tem dentro do saquinho.
festa crianca irlanda
Hora do parabéns
  • O presente pode ser dado nesse momento ou no início, entregamos no começo da festa junto com um cartão (uma tradição para qualquer comemoração).
  • As crianças saem da salinha e encontram seus pais, chegam “acabadas” em casa de tanto brincar. E não posso esquecer a receptividade que tiveram conosco, até mesmo os outros pais tentavam conversar, entender melhor a nossa cultura e fez com que ficássemos bem a vontade. 🙂

Meu ponto de vista – Irish Party

Aqui não vi muitas opções de locais (digo, diferentes), além desses espaços em shoppings, também costumam fazer em clubes ou até mesmo em casa. Dependendo da época, as festas também podem ser comemoradas em parques ao ar livre, quando o tempo ajuda. E não fazem grandes investimentos para esse tipo de evento, como no Brasil. Mas pude constatar que as crianças se divertem muito. Com o tempo e depois de muitas festinhas infantis, você se acostuma com a cultura Irlandesa. 😉

Foto de capa: Reprodução Google

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.