Casa comigo? E ele disse sim. #leap Year

Segundo uma crença histórica na Irlanda, no dia 29 de Fevereiro as mulheres podem pedir aos homens em casamento. Mas onde é que esta tradição vem? Reza a lenda que começou há muitos séculos atrás na Irlanda, quando Santa Brígida de Kildare se queixaram amargamente para St. Patrick que as mulheres tinham que esperar muito tempo para que os homens propusessem a elas. Então St. Patrick decretou que as mulheres poderiam propor sobre este um dia em fevereiro, durante o ano bissexto. Acredita-se que tenha sido confrotado com o caráter de  equilibrar os papéis tradicionais de homens e mulheres de uma visão semelhante à forma como o dia bissexto equilibra o calendário.

Um homem deverá pagar uma penalidade, como um vestido ou dinheiro, caso ele recuse a proposta de matrimônio de uma mulher no Dia Leap. Imagina se essa crença pega?

Em muitos países europeus, especialmente nas classes mais altas da sociedade, a tradição dita que qualquer homem que recuse a proposta de uma mulher em 29 de Fevereiro tem que comprar seus 12 pares de luvas. A intenção era para a mulher vestir as luvas e esconder o embaraço de não ter um anel de noivado. Já durante a Idade Média havia leis que regem esta tradição.

De volta a 1288, os escoceses aprovaram uma lei que permitia uma mulher a propor casamento ao homem de seus sonhos em um ano bissexto com a lei também afirmando que qualquer homem que se negasse a proposta neste dia teria que pagar uma multa.

O filme Leap Year, com o nome de Casa Comigo no Brasil, aborda esse evento, com a narrativa da história de uma mulher que ultrapassa todas as barreiras para não perder o dia 29 de Fevereiro e pedir seu noivo em casamento, mas claro que não vou contar todo o filme, né? Para quem gosta de uma boa comédia romântica, vale a pena assistir, sem contar os cenários lindíssimos em uma grande parte pela Irlanda. 😉

 

 

Foto de Capa: Getty Image

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.