Boxing Day – É preço, é promoção!

Se você pretende visitar Dublin e de quebra fazer umas comprinhas, reserve sua passagem para Dezembro e acorde cedo no dia 26, pois a cidade se prepara para saldos do pós Natal extremamente sedutores, promoções bem diferentes das que estamos acostumados no Brasil, imaginem promoçoes entre 50% e até 80% de desconto. Pois é.

 

boxing-day-02

Arquivo Pessoal

Esse foi meu primeiro ano, então tratei de dormir cedo no dia 25 para acordar disposta a “bater perna” com as amigas em busca desse tal Boxing Day.

Chegamos em baixo de chuva [não podia ser diferente, claro, estamos em Dublin] mas não era suficiente para espantar aquelas pessoas dispostas a encontar o melhor preço. Aliás, me senti em casa, porque nunca vi tanto Brasileiro por metro quadrado, por um minuto achei que estivesse em algum outlet de Miami [quem já foi sabe do que estou falando], confesso que gostei e na dúvida sobre um determinado produto, perguntamos para um conterrâneo.

É possível encontrar nas vitrines adesivos informando o tamanho do desconto, isso motiva para entrar na loja e conferir se vale a pena.

 

boxing-day-03

Arquivo Pessoal

Dica

Como já sabemos, Dublin é uma cidade chuvosa, principalmente nesta época do ano, por isso, leve mochila e/ou bolsas impermeavéis, pois as que são dadas pelas lojas, geralmente rasgam com facilidade quando molhadas.

Se a temperatura estiver muito baixa, vista-se com um bom casaco e pouca roupa por baixo, assim você não perderá tanto tempo em tirar e colocar novamente tantas peças toda vez que for experimentar uma roupa que gostar.

Experimentar as roupas ou não, vai de cada um. Eu por exemplo não recomendo, porém, se souber as suas medidas e confiar inteiramente, vá em frente amiga.

 

Como surgiu?

O que é o Boxing Day? Por que é chamado Boxing Day? Não é uma tarefa tão fácil encontrar uma resposta precisa para essa questão, mas depois de algumas pesquisas por aqui, pude entender o seguinte:

Nada tem a ver com o esporte box. A resposta mais simples seria um motivo para “estender” o feriado Natalino. E claro, o comércio encontrou a oportunidade de reacender suas vendas após as compras de Natal, então foi criado um outro evento chamado Boxing Day. E por que não unir o útil ao agradável? Mas a resposta ainda não é tão simples.

O boxing Day é um feriado bancário Nacional, um dia de passar com a família e os amigos para aproveitar para comer todas as sobras do dia anterior do Natal.  As origens do dia, no entanto, está repleto de história e tradição. Argumentos não faltam para explicar.

Todas as respostas abaixo podem ser consideradas como válidas, segundo a maioria dos Irlandeses:

  • A “caixa de Natal’ na Grã Bretanha é um nome para o presente de Natal.
  • Boxing Day era tradicionalmente um dia de folga para os funcionários e no dia que recebiam uma “caixa de Natal” do empregador, os funcionários também iam para casa para dar “boxes” Natalinos para suas famílias.
  • Era usada uma caixa para recolher dinheiro para os pobres e tradicionalmente colocados na Igreja no dia de Natal, no dia 26/12 eram abertas.
  • Grandes navios à vela, teriam uma caixa selada contendo dinheiro a bordo para dar boa sorte. E isso caracterizava uma viagem de sucesso, a caixa era entregue a um sacerdote, onde eram abertas no natal e o conteúdo ministrado pelos sacerdotes

 

E Saint Stephen?
Ao mesmo tempo, não é por acaso que Boxing Day cai sobre a Festa de Saint Stephen. Embora existam vários diferentes santos chamados Stephen, 26 de dezembro é o dia da festa de Stephen, primeiro mártir Cristão. Stephen aparece nos Atos dos Apóstolos como um dos sete homens chamados para ajudar a garantir que a distribuição de esmolas às viúvas na igreja cristã primitiva seria  feita de forma justa.

 

luis-de-morales

Reprodução Google

 

Horário

A maioria dos shoppings abrem às 9h, você poderá encontrar muitas ofertas entre as ruas: O’Connell Street, Grafton Street ou Henry Street. Além das barraquinhas nas ruas com itens muito interessantes.

Fique bem atenta, poir muitas lojas já possuem filas antes mesmo de estarem abertas.

 

O que está incluso nas promoções?

Itens mobiliário, bem como acessórios de cozinha e decoração de interiores.
Crianças e bebés Vestuário, calçado, acessórios e brinquedos.
Vestuário de moda feminina, acessórios e calçado, cosméticos e muito mais.
Eletrônico, computadores, celulares, câmeras fotográficas e mais.

 

boxing-day-01

Arquivo Pessoal

Conclusão – Boxing Day 2015

Reza a lenda que os anos anteriores estavam beeeem melhores, que era possível encontrar produtos na casa dos centavos, sendo impossível não comprar. Sinceramente, percebi as lojas que já possuem preços baixos, [como a Penny’s, por exemplo], não estavam atraentes para o Boxing Day.

Encontramos na Diesel, peças com 50% de desconto, foi também o caso da Zara e Forever 21. Na Pandora, encontramos peças com 70% o que deixou a loja bem lotada.

Em resumo, diferente de promoções que eu estava acostumada na minha terrinha [tipo o dobro pela metade do preço], vale muito a pena, porque sempre tem alguma coisa que nos surpreende. 🙂

Foto Capa: Getty Image




Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.