O que saber antes de ir na França

franca

A França é um grande país com distintas regras e costumes sociais em diferentes partes. No entanto, existem algumas coisas que os turistas não deveriam fazer por lá.

Acompanhe essas dicas:

Nunca subestime o quão longe podem chegar algumas palavras francesas

Os franceses sempre dizem que são muito ruins em línguas, mas muitas pessoas falam inglês e vão tentar praticar quando encontram alguém que também sabe falar. Dito isto, você sempre terá um melhor serviço e uma grande quantidade de respeito ao começar uma conversa com o mínimo de francês, mesmo que sejam apenas algumas palavras. Lembre-se, “Bonjour” (“Olá”), “Au Revoir” (“Tchau| Até breve”) e “Merci” (“Obrigado”) podem percorrer um longo caminho e em seguida pratique o inglês. 😉

Nunca toque de forma agressiva em um garçom para obter sua atenção

Há uma etiqueta para pedir coisas em bares e brasseries. Em restaurantes, você geralmente estará sentado, caso contrário, é de bom tom sentar-se à mesa de sua escolha e esperar que o garçom venha até você. Se eles não vierem em alguns minutinhos, tente fazer um contato visual ou levante uma das mãos levemente. Lembre-se que os funcionários na França passam por uma série de treinamentos sobre: comida, vinho e normalmente estão correndo para fazer 30 coisas ao mesmo tempo.

E sobre a conta, a maioria das pessoas geralmente arredonda até o euro mais próximo – ou alguns euros – dependendo do nível de serviço e comida.

restaurante franca
Foto: alamy

Tente não falar mais alto do que todos, particularmente à noite

Os franceses são bastante respeitosos com outras pessoas quando se trata de níveis de ruído. Na maioria dos casos, as pessoas que você ouvirá de noite ou em cafés, falando mais alto serão os turistas. Os franceses costumam se irritar e possivelmente pedirão para você falar baixo.

Nunca deixe o seu telefone celular quando estiver em um café ou restaurante com amigos sob a mesa. É socialmente inaceitável ter seu telefone na mesa como se estivesse esperando uma ligação. E certamente não o use durante a refeição ou bebida. É o auge da grosseria, como se você não quisesse estar lá. Espere até que esteja sozinho.

Não espere um café da manhã muito saboroso

Os franceses realmente não fazem café da manhã de uma forma grandiosa. Talvez croissants, bolos e brioche com café ou chocolate quente sejam o suficiente. É raro encontrar muitos lugares, mesmo em cidades maiores, que oferecem mais. E quando eles fazem, geralmente não é mais do que um ovo e um pedaço de bacon para turistas. Aproveite então o almoço e a janta.

Nunca pense que você pode comer a qualquer momento

Embora existam cada vez mais opções de fast food em toda a França e serviço ao longo do dia, tradicionalmente essas não são as melhores opções de comida. E talvez nem existam em cidades e lugares menores. Se você quiser comer em um restaurante, planeje seu dia. O almoço tradicionalmente começa ao meio-dia ou um pouco depois e vai até às 14h ou 14h30.

Já o jantar começa às 19h (embora você possa ser a única pessoa lá naquele momento). Os franceses normalmente comem no mínimo às 19h30. Geralmente, você pode esperar para pedir até às 22 horas em locais menores.

Nunca confie que os carros vão parar nos cruzamentos de pedestres

Há cruzamentos de pedestres na França, mas os carros não vão parar automaticamente para que os pedestres atravessem. É visto como um lugar onde as pessoas podem atravessar quando tiver “uma oportunidade”, então eles devem diminuir a velocidade. Se você quiser atravessar e ninguém parar, você deve sinalizar sua intenção, começe a se mover, mas garanta que o motorista tenha lhe visto e que está diminuindo a velocidade antes de sair.

Uma pergunta de cada vez

Existe uma etiqueta social em lojas ou bares sobre como pedir coisas. Em outros países, é comum dizer olá e diretamente já introduzir uma pergunta com o que deseja. Na França, todos irão te amar mais se você tomar seu tempo. Diga olá ou melhor, “bonjour”. Aguarde a resposta sobre a pergunta de como eles podem te ajudar, etc. Em seguida, faça seu pedido.

Você terá um melhor serviço e eles acharão que você tem o auge da sofisticação.

Nunca mude o menu

É muito comum em outros países pedir sua refeição sem certos ingredientes ou ter o molho tal ou até mesmo fazer a sua combinação através de dois pratos do menu.

Mas na França você pode encontrar um resistência em relação a isso. Lembre-se, eles não estão sendo grosseiros, para eles que trabalharam muito para criar uma mistura perfeita de ingredientes para cada prato e satisfazer o cliente, essa atitude soa como uma “desfeita”. Eles podem pensar que você não está obtendo a melhor experiência da qual foi proposta.

comida_francesa

Nunca espere que as empresas estejam online

Para solicitar algo, é melhor usar o telefone. Embora as empresas sejam também online, a maioria dos trâmites ainda são feitos por telefone e eles podem levar mais tempo de resposta se você tentar se comunicar eletronicamente. Isso vale para tudo: Reservas, reuniões e informações. Experimente algumas palavras de francês e veja em seguida se elas falam inglês.

Não fique tão bêbado

Os franceses adoram o álcool, mas com moderação. É comum tomar “prendre un verre” (tomar uma bebida) e os franceses adoram o seu “apéro” (bebida antes do jantar), mas bebem para apreciar a bebida e não perder o controle. Os copos muitas vezes são deixados pela metade.

Nunca espere que as coisas sejam abertas aos domingos

O francês é conhecido por manter o “tempo com a família” intacto e os domingos são muitas das vezes o dia em que as pessoas se dedicam a família. Além disso, o governo não permite que todas as lojas em todos os lugares estejam abertos aos domingos (embora isso esteja mudando lentamente). Por esse motivo, você provavelmente não encontrará tantas coisas abertas aos domingos. Então, não se esqueça de se planejar com antecedência.

Nunca vá a casa ou festa de alguém com a mão vazia

Normalmente é o caso de você levar algo para a casa de alguém se você for convidado para jantar ou para uma festa, onde quer que você esteja no mundo. Mas na França, isso também inclui café na casa de alguém ou um dia com as crianças. Pegue alguns biscoitos para tomar café, um bolo da “boulangerie” local (padaria) e você definitivamente será bem lembrado e convidado de volta.

Nunca espere que um evento comece no tempo marcado

No mundo dos negócios e quando se encontrar com amigos para o café, as pessoas estarão na hora. Particularmente no Sul, esse hábito é um pouco diferente. Se alguém diz que uma festa começa às 20h, é provável que você possa ser o único lá naquele momento. Chegue um pouco depois para estar dentro do padrão.

Fonte: Culture Trip

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.