Portugal oferece bolsas de estudos. Confira os cursos

Cidades charmosas em Portugal

As universidades de Portugal são bastante procuradas pelos brasileiros pela qualidade de ensino, facilidade com o idioma, pelos preços e também para já servir como uma porta de escape do Brasil, visto que muitos brasileiros estão planejando buscar uma nova vida com melhor qualidade em outros países.

Para melhorar tudo isto, Portugal frequentemente oferece bolsas de estudo para estrangeiros, inclusive para brasileiros, facilitando nosso ingresso com baixos custos ou até gratuitamente. Geralmente as vagas em universidades portuguesas possuem um valor (chamado no país de propina) pago semestralmente ou anualmente pelos alunos.

Este valor costuma girar em média 1 mil euros para estudantes da União Européia e 4 a 5,5 mil para estrangeiros. Com estas bolsas, muitas vezes se iguala este valor, fazendo com que os estrangeiros paguem valor de nativos, ou possivelmente conseguir bolsas integrais.

As bolsas podem ser de graduação, pós, mestrado e doutorado em diversas cidades Portuguesas. Veja quais são algumas das disponíveis com candidatura imediata.

BOLSAS DE MESTRADO PARA LATINO-AMERICANOS NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Data limite para candidatura:

1ª fase – 18 a 29 de abril de 2016 (início em setembro/16).

2ª fase – 1 de junho a 8 de julho de 2016 (início em setembro/16.

3ª fase – 15 de dezembro de 2016 a 16 de janeiro de 2017 (início em fevereiro/17).

Número de bolsas: 50 para alunos brasileiros que tenham tirado nota acima de 650 pontos no ENEM.

Quem pode: Alunos que estudem em universidades associadas à AUIP (Associação de Universidades Ibero-Americanas de Pós Graduação).

Benefícios: Propina anual no valor de aprox. 1.070 euros – Valor pago por estudantes da União Européia (sem a bolsa o valor chega a quase 6 mil euros).

Cursos: 34 mestrados disponíveis.

Informações sobre candidaturas no site da AUIP.




BOLSAS DE GRADUAÇÃO ATRAVÉS DO “SANTANDER UNIVERSIDADES”

Data limite para candidatura: 6 de maio de 2016 (A viagem deve acontecer entre agosto/2016 e dezembro/2017 por até um semestre).

Número de bolsas: 165.

Quem pode: Alunos matriculados em Universidades conveniadas (23 no Brasil).

Benefícios: Bolsa de estudos no valor de 3.300 euros a serem utilizados para cobrir custos de transporte, hospedagem e alimentação. O curso é concedido devido ao acordo feito entre a universidade do estudante e a de destino.

Cursos: Todos cursos de graduação disponíveis nas Universidades de destino cadastradas e conveniadas com as brasileiras.

Informações sobre candidaturas e universidades participantes através do site do Santander.

 

BOLSAS DE DOUTORADO – INSTITUTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA E BIOLÓGICA

Data limite para candidatura: 18 de Abril de 2016 (Início em 1° de Janeiro de 2017 – Bolsa anual prorrogável pro até 4 anos).

Número de bolsas: 11.

Quem pode: Quem cursou mestrado em Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Agronomia, Medicina ou áreas de interface co m a Biologia como a Biofísica, Bioinformática, Química ou outras. Os métodos de seleção serão: avaliação curricular (50%), apresentação oral (25%) e entrevista (25%), segundo orientações fornecidas no site do programa.

Benefícios: Subsídio depende de uma tabela que pode ser verificada no site do FCT.

Cursos: Cursos disponíveis nas Universidades participantes.

Informações sobre candidaturas e universidades participantes: Verificar no site da Era Careers.

 

Fonte: blastingnews

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.