Tá na hora de fazer as malas e conhecer as melhores estradas para dirigir na Europa
Quem realmente gosta de dirigir, muitas vezes curte o hábito de pegar a estrada só pelo prazer de guiar. O destino, às vezes, é um mero detalhe. Se você planeja rodar sem rumo definido na Europa (onde é verão agora), há cinco estradas que valem a viagem.
Elas estão na lista do psicólogo Dr. David Holmes – responsável por elaborar uma fórmula para reunir as estradas com melhores experiências de condução e, principalmente, com os melhores visuais da Europa.
O britânico considerou elementos como a experiência de condução, a quantidade de curvas e morros no trajeto, volume de tráfego da estrada, tipos de cenário que o motorista irá ver e até mesmo o clima do local.
Junto a isso, combinou suas conclusões com o estudo da empresa TomTom, que incluiu mais de 10.000 pessoas em toda a Europa.
Dessa forma, ele fez uma fórmula chamada de USD (The Ultimate Summer Drive) para ajudar quem quer pegar o carro e dirigir pelas melhores estradas no verão europeu.
Entre os aspectos considerados, foram apontados na fórmula a inclinação da pista, quantidade de tráfego, pontos de parada no trajeto, afastamento da estrada, paisagem ao redor e tempo.
Sendo desenvolvida com base em variáveis identificadas na pesquisa, a fórmula USD dará suporte para uma viagem mais agradável. Abaixo, confira algumas curiosidades da pesquisa:
Vistas incríveis – De acordo com o estudo, 70% dos motoristas identificados apontaram que o cenário é chave para dirigir por uma estrada. Além disso, esses trajetos têm que ser amigáveis na questão de acesso a mídias sociais, pois 15% admitem que o cenário visto tem que ser apreciado por outras pessoas através de seus perfis do Instagram, sendo um fator decisivo para o sucesso da viagem pela estrada. Mas a melhor dica é se desligar do mundo e curtir apenas a paisagem, deixando os smartphones de lado.
Uma boa estrada – Para um a cada quatro condutores, a qualidade da via em si é fator chave para o sucesso da viagem. Entre as preferências, estão as rodovias com duas pistas, com curvas e inclinações suaves, que propiciam uma boa visão pela frente. Junte tudo isso e tenha uma estrada perfeita para se dirigir.
Estradas vazias (próximas) – Uma a cada cinco pessoas citou uma estrada remota que lhe permitem desviar um pouco do caminho principal para se descobrir um lugar novo. Se a estrada não for tão distante assim de cidades com maior infraestrutura, melhor ainda.
Pontos de parada regulares – Isso é essencial para se dirigir tranquilo numa estrada. Pontos de parada com espaços amplos, com instalações básicas, bem como distância de ao menos 50 quilômetros entre si e vistas bonitas, automaticamente deixam os motoristas mais relaxados e prontos para seguir em frente.
Boas condições de tempo – Logicamente, para se dirigir sem sustos em grande parte da Europa, você deve escolher para ir no verão, quando está mais calor e com uma leve brisa. Não experimente dirigir no inverno rigoroso da Europa, pois são comuns os acidentes na estrada por conta da neve.
As cinco melhores estradas, segundo o estudo:
1. Atlantic Ocean Road, Noruega
A estrada na Noruega agregou boa parte dos aspectos considerados na pesquisa e é a primeira colocada no ranking. Quem dirigir por lá encontrará pista com ótimas condições de rodagem e ainda será contemplado com paisagens espetaculares ao longo de seu caminho, além de ter condições de luz perfeitas em todo o verão.
Com isso, a Atlantic Ocean Road se torna a melhor experiência de direção na Europa, segundo a pesquisa. Vale lembar que essa estrada também já foi considerada como uma das mais desafiadoras (e perigosas) da Europa.
2. Estoril Ocean Drive, Portugal
Essa estrada serpenteia toda a costa oeste de Portugal, tendo o oceano Atlântico como a principal vista. Também com boas condições de pista, a Estoril Ocean Drive liga a capital Lisboa à Cascais.
3. Lake Como, Itália
Ao contrário das duas estradas anteriores, ambas costeiras, essa estrada passa ao lado do imenso lago Como, na Itália, atravessando também florestas.
O visual aqui também é garantido pelas formosas vilas, com casarões e imponentes palácios.
4. The Peloponnesus, Grécia
A extensa península no sul da Grécia traz estradas que atravessam locais históricos como Esparta, Olímpia, Arcádia e Corinto. O visual é composto por vasta cadeia de montanhas e ruínas das cidades que deixam um rastro de história.
5. The North Coast 500, Escócia
A rota circular foi terminada em 2014 e é considerada a resposta da Escócia para a Rota 66, nos Estados Unidos. A The North Coast 500 tem paisagens-clichês da Escócia, mas não menos encantadoras, como praias, ruínas e castelos.
Fonte: Quatro rodas