Um blog com dicas e experiências sobre viagens pela Europa. Aqui contamos a nossa historia :-)

As cinco melhores estradas para se dirigir na Europa

847

Tá na hora de fazer as malas e conhecer as melhores estradas para dirigir na Europa

Quem realmente gosta de dirigir, muitas vezes curte o hábito de pegar a estrada só pelo prazer de guiar. O destino, às vezes, é um mero detalhe. Se você planeja rodar sem rumo definido na Europa (onde é verão agora), há cinco estradas que valem a viagem.

Elas estão na lista do psicólogo Dr. David Holmes – responsável por elaborar uma fórmula para reunir as estradas com melhores experiências de condução e, principalmente, com os melhores visuais da Europa.

 

O britânico considerou elementos como a experiência de condução, a quantidade de curvas e morros no trajeto, volume de tráfego da estrada, tipos de cenário que o motorista irá ver e até mesmo o clima do local.

Junto a isso, combinou suas conclusões com o estudo da empresa TomTom, que incluiu mais de 10.000 pessoas em toda a Europa.

Dessa forma, ele fez uma fórmula chamada de USD (The Ultimate Summer Drive) para ajudar quem quer pegar o carro e dirigir pelas melhores estradas no verão europeu.

Entre os aspectos considerados, foram apontados na fórmula a inclinação da pista, quantidade de tráfego, pontos de parada no trajeto, afastamento da estrada, paisagem ao redor e tempo.

Sendo desenvolvida com base em variáveis identificadas na pesquisa, a fórmula USD dará suporte para uma viagem mais agradável. Abaixo, confira algumas curiosidades da pesquisa:

Vistas incríveis – De acordo com o estudo, 70% dos motoristas identificados apontaram que o cenário é chave para dirigir por uma estrada. Além disso, esses trajetos têm que ser amigáveis na questão de acesso a mídias sociais, pois 15% admitem que o cenário visto tem que ser apreciado por outras pessoas através de seus perfis do Instagram, sendo um fator decisivo para o sucesso da viagem pela estrada. Mas a melhor dica é se desligar do mundo e curtir apenas a paisagem, deixando os smartphones de lado.




Uma boa estrada – Para um a cada quatro condutores, a qualidade da via em si é fator chave para o sucesso da viagem. Entre as preferências, estão as rodovias com duas pistas, com curvas e inclinações suaves, que propiciam uma boa visão pela frente. Junte tudo isso e tenha uma estrada perfeita para se dirigir.

Estradas vazias (próximas) – Uma a cada cinco pessoas citou uma estrada remota que lhe permitem desviar um pouco do caminho principal para se descobrir um lugar novo. Se a estrada não for tão distante assim de cidades com maior infraestrutura, melhor ainda.

Pontos de parada regulares – Isso é essencial para se dirigir tranquilo numa estrada. Pontos de parada com espaços amplos, com instalações básicas, bem como distância de ao menos 50 quilômetros entre si e vistas bonitas, automaticamente deixam os motoristas mais relaxados e prontos para seguir em frente.

Boas condições de tempo – Logicamente, para se dirigir sem sustos em grande parte da Europa, você deve escolher para ir no verão, quando está mais calor e com uma leve brisa. Não experimente dirigir no inverno rigoroso da Europa, pois são comuns os acidentes na estrada por conta da neve.

 

As cinco melhores estradas, segundo o estudo:

 

1. Atlantic Ocean Road, Noruega

A estrada na Noruega agregou boa parte dos aspectos considerados na pesquisa e é a primeira colocada no ranking. Quem dirigir por lá encontrará pista com ótimas condições de rodagem e ainda será contemplado com paisagens espetaculares ao longo de seu caminho, além de ter condições de luz perfeitas em todo o verão.

Com isso, a Atlantic Ocean Road se torna a melhor experiência de direção na Europa, segundo a pesquisa. Vale lembar que essa estrada também já foi considerada como uma das mais desafiadoras (e perigosas) da Europa.

melhores-estradas-da-europa

2. Estoril Ocean Drive, Portugal

Essa estrada serpenteia toda a costa oeste de Portugal, tendo o oceano Atlântico como a principal vista. Também com boas condições de pista, a Estoril Ocean Drive liga a capital Lisboa à Cascais.

melhores-estradas-da-europa-02

3. Lake Como, Itália

Ao contrário das duas estradas anteriores, ambas costeiras, essa estrada passa ao lado do imenso lago Como, na Itália, atravessando também florestas.

O visual aqui também é garantido pelas formosas vilas, com casarões e imponentes palácios.

melhores-estradas-da-europa-03

4. The Peloponnesus, Grécia

A extensa península no sul da Grécia traz estradas que atravessam locais históricos como Esparta, Olímpia, Arcádia e Corinto. O visual é composto por vasta cadeia de montanhas e ruínas das cidades que deixam um rastro de história.

melhores-estradas-da-europa-04

5. The North Coast 500, Escócia

A rota circular foi terminada em 2014 e é considerada a resposta da Escócia para a Rota 66, nos Estados Unidos. A The North Coast 500 tem paisagens-clichês da Escócia, mas não menos encantadoras, como praias, ruínas e castelos.

melhores-estradas-da-europa-05

 

Fonte: Quatro rodas

Comentários