Como são as festas infantis na Irlanda? São iguais as do Brasil?

festa aniversario infantil

O mês era Agosto, o Outono já havia chegado quando me mudei para a Irlanda e junto com ele, mais um aniversário do meu filho se aproximava. A minha dúvida era quem convidar e o que fazer, pois eu não tinha a menor ideia de como organizar uma festa de aniversário na Irlanda. Sabe aquela história de se ter um excelente planejamento quando se decide viver em outro país? Pois bem, o meu maravilhoso planejamento parece que perdeu um pouco da sua excelência imediatamente quando eu descobri que não tinha pensado neste assunto.

Todo o ano no Brasil eu tinha um desafio pessoal: comemorar o aniversário do meu pequeno de um jeito diferente, para que ele guardasse em sua memória grandes momentos. Como o mês de Outubro no Rio de Janeiro era relativamente agradável, tínhamos muitas opções ao ar livre, o que poderia proporcionar um clima de liberdade para as crianças.

O Pedro já experimentou cantar parabéns em uma fazenda junto ao Peter Pan aos 4 anos, Darth Vader e o Luke Skywalker fizeram a alegria dos “pequenos padawans” (é claro que a maioria deles estavam torcendo pelo lado sombrio da força), os vingadores também estiveram presentes quando ele fez o seu terceiro aninho. Toda produção e brincadeiras nunca foram baratas no Brasil. Mas eu estava na Irlanda, e agora? Recém chegada em Dublin, eu me vi completamente perdida com relação ao que fazer, e junto com esse problema, um conflito materno terrível, pois sabemos a importância para uma criança de seis anos comemorar seu aniversário com os amigos.

A verdade é que me deparei com uma realidade diferente do que estava acostumada. Mas isso é bom?

Bem, a questão é que no início nos sentimos um tanto quanto desconfortáveis e sempre encontramos um “jeitinho” de fazer tudo da mesma forma, entretanto, é importante nos permitirmos a entender essa nova cultura e absorver o que tem de melhor.

No Brasil, algumas famílias possuem o costume de fazer grandes festas, com um considerável investimento para proporcionar apenas algumas horas de diversão. Já na opinião das mães irlandesas, elas acreditam que não há necessidade de se gastar muito para um evento tão curto, esse dinheiro pode ser investido em outras coisas, como em uma viagem ou até mesmo nos estudos das crianças. Aproveitei e mostrei as fotos das últimas festinhas do meu filho, elas simplesmente arregalaram os olhos e disseram: Oh my god! Why? Entendo que esse é um assunto delicado, mas essa é a opinião delas. 🙂

As festas infantis por aqui são comemoradas de uma forma mais simples, sem muito luxo, mas com muita alegria e muita diversão. Separei aqui algumas opções e vou explicar como funciona.

Festejar em casa

Nas lojas de 1 ou 1,50 euros você encontra todos os itens que precisa para realização da festinha, como bandeirinhas, pratos e talheres descatáveis, velas para o bolo, entre outros itens. O custo total para levar esses produtos pode ser em torno de 25 euros.

Já para as comidas oferecidas, as irlandesas são muito práticas, compram tudo pré assado no mercado. Elas costumam servir comidinhas como: pizza, nugget, refrigerante ou sucos, bolo (comprado no mercado e muitos com algumas sugestões de tema), cachorro quente, etc. Não existem grandes investimentos nos brindes finais da festa (as vezes nem tem). Dependendo da quantidade de crianças, o custo total da festa fica em torno de 200 euros (as vezes nem chega a isso) para fazer um dia inesquecível com aproximadamente 20 crianças.

festa aniversario Irlanda
Bolo Minion – Tesco

“Casa de Festa”

A casa de festa por aqui é um pouco diferente das que conhecemos no Brasil. Para falar a verdade, nem sei se posso chamar de “Casa de Festa”, são locais preparados para receber muitas crianças, com muitas atividades. Os pais possuem a opção de deixar os pequenos e buscar ao término da festa ou esperar em algum café por ali mesmo. Abaixo vou descrever as principais que eu conheço:

Jump Zone

É um grande “galpão” fechado que dispõe de atividades com trampolins. Como funciona? O valor é pago por criança, a mãe escolhe o tempo da festa, que pode ser por 1h, 1h30 ou 2h. Coloquei aqui até 2h, pois com 2 anos de Irlanda participando de pelo menos um aniversário por mês, nenhuma delas foi além dessa média.

Para cada festa existe, um instrutor do local fica responsável por guiar, cuidar e divertir as crianças. Nesse lugar, eles oferecem lanchinhos como: Pizza, nuggets, fritas, salsicha, suco e refrigerante. O bolo fica por nossa conta. 😉

Futebol indoor

Essa é a opção preferida pelos meninos entre 6 e 9 anos. Em sua maioria são grandes galpões com alguns campos de grama sintética, os pais quem escolhem a quantidade de horas para alugar o espaço (é bem comum, 1h jogando futebol e 30 minutos para cantar o parabéns). O valor pago é por pacote e ao final da festa, uma medalha é dada pela participação. Muita diversão, exercício físico para os pequenos e é claro, fair play!

Multi atividades

Local fechado que dispõe algumas atividades e a mãe escolhe entre 3 ou 4 delas para incluir em 1 ou 2 horas de festa. As comidinhas são sempre as mesmas, o valor também é por criança. Acho válido, levar os pequenos antes para ver em qual local eles mais se identificam.

Festa na piscina

Uma forma bem diferente para comemorar, mas pode ser inesquecível. As opções das piscinas são encontradas em clubes, as crianças levam seus trajes e o próprio clube disponibiliza atividades na água. O ritual do parabéns é após o banho e também é cobrado por criança. Ah! Não se preocupem com o frio, pois as piscinas são aquecidas. 😉

festa infantil irlanda

Dia de princesa

Nem preciso dizer que será o dia do clube da Luluzinha, as meninas se sentirão como se tivessem no spa. Geralmente é um “mini” salão de beleza onde elas podem se transformar na personagem que quiserem. O valor cobrado gira em torno de €200 para 10 princesas.

festa infantil irlanda

Boliche

O leisureplex possue algumas opções para divertir as crianças. O boliche é uma delas, você pode alugar a pista pela quantidade de horas que desejar, mas se preferir divir o tempo com o Quasar, (um jogo com armas de laser de alta tecnologia com muita fumaça e música, jogado dentro de uma mini cidade, seu objetivo é acertar o adversário.), além de outros brinquedos eletrônicos, vale muito a pena. Confira os valores dependendo de quantas atividades forem contratadas.

Festa no ônibus

Oi? Sim, é uma opção bastante popular entre o público infantil. Os responsáveis vendem a ideia para quem precisa de comodidade, pois o “local da festa” irá até você. Simples e prático, o ônibus pode ficar estacionado em um local pré-determinado, ou até mesmo passear em torno do bairro. Para os que dispensam a bagunça em casa, é sem dúvida uma opção interessante, sem falar que é bastante diferente e divertido. Essa experiência pode ficar para sempre na memória dos pequenos. 😉

O que vale a pena saber

É muito comum a escolha dos locais serem pela proximidade da escola e pela fase da criança;

As festas podem ser separadas entre meninos e meninas;

Uma dica é visitar o local antes com a sua criança e entender em qual atividade ela mais se identifica;

Observe a limpeza do ambiente;

Pergunte sobre algum desconto, dependendo da quantidade de crianças. Por exemplo, a cada 10 crianças, 1 entra free;

Não comemora-se o parabéns com palmas;

A maioria desses locais pede um depósito adiantado para reservar o dia da festa, em torno de 50 euros.

 

Ahhhh! Quase ia me esquecendo de dizer com foi a festa do meu príncipe…. Um sucesso!  Absorvi um pouco da cultura irish, mas com um toque brasileiro. 😉

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.