Reino Unido decide deixar a União Europeia

Uniao europeia

Em referendo realizado na quinta-feira (23), a população decidiu pela saída do Reino Unido na União Europeia. Com 377 das 382 áreas contabilizadas, o “Brexit” tinha 51,8% dos votos, contra 48,2% da “permanência”, podendo assim ser declarado o lado vitorioso.

Os últimos dias foram de grande indecisão conforme diversas pesquisas de opinião mostravam resultados diferentes sobre o “Brexit”. Apesar disso, durante toda a quinta, os mercados globais mostraram maior otimismo com o fato de que o Reino Unido realmente iria permanecer no grupo europeu. As principais bolsas da Europa, além dos índices norte-americanos fecharam com ganhos expressivos, enquanto o dólar e o ouro caíram, em um sinal de otimismo do mercado.

Porém, com o início das apurações o cenário mudou conforme o “Brexit” passou a liderar os votos. Com isso, a libra esterlina passou a desabar, assim como os futuros dos principais índices da Europa e Estados Unidos. A incerteza dominou toda a apuração, mas conforme o lado pela saída da União Europeia ganhava força, o pânico no mercado também se acentuava.




O processo de negociação da ruptura, estimam analistas, deve levar dois anos. As consequências econômicas de uma saída devem se estender para o comércio —com prejuízo maior para Londres do que para Bruxelas, já que os britânicos dirigem metade de suas exportações à UE.
O premiê conservador, David Cameron, principal fiador do voto pró-UE, não havia se manifestado até o fim da apuração. Com a vitória da saída, sua liderança no Partido Conservador e o cargo de premiê deverão ser contestados e a expectativa é que ele deixe o cargo ainda nas próximas horas.

 

Leia Mais:

Transferindo dinheiro para outro país sem usar um banco
Maior estrada do mundo pode ligar Londres a Nova York
A importância de sentir saudade
Dicas para proteger a pele e os lábios do frio
Brasileiros trocam Miami por Lisboa
Brasil x Europa. Custo com Supermercado
Aposentado? Sabia que pode morar legalmente em Portugal
Troca da carteira de motorista Brasileira pela Portuguesa
Concursos públicos em Portugal. Brasileiro pode se inscrever

 

Fonte: InfoMoney

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.