Pedido de residência em Londres dispara 270% entre os portugueses

Portugueses em Londres (Foto: Reproducao Google)

Desde de 23 de junho de 2016, quando 52% dos eleitores votaram a favor do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia com data oficial para o dia 30 de março de 2019, obteve-se um grande número de pedidos de residência e também para o passaporte Britânico entre os portugueses.

Foram contabilizados 31.594 pedidos de certificados e cartões de residência para moradores com menos de 5 anos residindo no país, sendo que 9.076 foram recusados ou considerados inválidos, segundo o Home Office, homólogo do Ministério da Administração Interna.

O aumento desses pedidos aumentaram 270% em relação aos 15 meses anteriores, entre abril de 2015 e junho de 2016.

Cerca de 1.210 portugueses já fazem parte de uma grande fatia que agora possuem a nacionalidade britânica, com um aumento de 120%, em relação aos 15 meses anteriores.

O Home Office adverte em sua página

Um novo sistema será estabelecido para os cidadãos europeus que desejam residir legalmente no país, e adiantou que reduzirá a burocracia para preenchimento do pedido, que antes eram 85 páginas e em breve será um procedimento online simples e com redução de documentos complementares.

E ainda lembrou que cidadãos europeus podem ter livre circulação no Reino Unido e não precisam comprovar a sua residência no país (pelo menos por enquanto).

Atualmente o Consulado Geral de Portugal em Londres, recomenda aos cidadãos portugueses residentes no Reino Unido que mantenham a sua documentação em ordem, aguardando novas indicações.

Pensando na necessidade dos portugueses em Londres em obter o visto de residência, o Consulado Portugues criou um serviço de apoio ao preenchimento do formulário para a obtenção da residência permanente no país. Até o mês de outubro deste ano, foram 2.300 e-mails recebidos e 205 atendimentos.

Fonte: sapo Notícias

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.