Um blog com dicas e experiências sobre viagens pela Europa. Aqui contamos a nossa historia :-)

Escolas em Dublin para crianças. O que você precisa saber para matricular o seu filho

escola irlanda Dublin crianca
2.743

Particularmente acho essencial fazer uma lista de pendências para serem resolvidas quando se está pretendendo sair do país. Uma lista viva, que a todo o momento deverá ser modificada, afinal, nem sempre teremos todas as dúvidas que realmente precisamos esclarecer em mente de uma hora pra outra.

Quando alcançamos este item da nossa lista de pendências, muitas perguntas fervilhavam na minha cabeça e por isso fui em busca de todas as respostas que nós precisávamos, a dúvida sobre escola do meu filho me deixava bastante preocupada e isso precisava ser resolvido de imediato, pois tratava-se de um item de alta prioridade que tinha que ser esclarecido antes da nossa mudança.

Chegou a hora de falar sobre escolas para os nossos filhos em Dublin e para a alegria de todas as mães, comparada com a maioria dos itens da nossa lista, essa questão nem foi tão complicada de resolver, compartilho agora com você essa experiência.

Qual escola?

O primeiro ponto a ser esclarecido é que as escolas sempre priorizam os moradores que vivem perto dela e no ato da matrícula pedem o comprovante de residência, então a dica é: encontrar um triângulo perfeito entre casa para alugar x a escola ideal x local de trabalho.

A idade mínima para estudar na Irlanda é de 4 anos, independente da nacionalidade, as crianças são muito bem vindas. 🙂

O ano letivo pode começar no final de Agosto ou início de Setembro – depende da escola – comparado ao Brasil, é como se a criança estivesse um período adiantado.

Aqui na Irlanda é comum encontrar escolas só para meninos e só para meninas, mas isso não é exatamente uma regra, varia de uma escola para outra pois possuem metodologias e visões diferentes [viva a diversidade] por isso também encontramos escolas que permitem meninos e meninas estudarem no mesmo espaço.

Não menos importante, deve-se verificar qual é a língua primária, a maioria das escolas possuem o Inglês como língua principal com o Gaélico incluso, porém, encontramos algumas que tem o Gaélico como primeira opção e com um pouco de Inglês na grade.

escola criança dublin

Não tão “moderna”, a língua Gaélica é utilizada com maior frequência por educadores, e profissionais com cargos públicos. É possível encontrar muitas inscrições pela cidade em Gaélico, mas o que prevalece mesmo por aqui é a língua Inglesa.

Algumas escolas oferecem lanche no período das aulas, os pais recebem um formulário com as opções de alimentação que foram pré-selecionadas por nutricionistas da escola, por exemplo: opção de 3 tipos de frutas, se prefere pão branco ou integral, qual o recheio se alguma pasta ou geléia.

Existem escolas que o lanche é de responsabilidade dos pais, mesmo assim possuem certas restrições, como chocolate, balas e outras guloseimas. Eles são bem rigorosos em alguns casos, para se ter uma ideia, se houver alguma criança que possua algum tipo de alergia ou intolerância a um determinado alimento, nenhum outro aluno poderá levar esse alimento para a sala de aula, para não oferecer nenhum tipo de risco.

escola criança dublin
Foto: europamos

Matrícula e documentação

Sendo Irlandês ou de qualquer outra nacionalidade, aqui o governo oferece ensino de alta qualidade nas escolas públicas – veja o ranking para ter um comparativo, por isso pode apagar da sua planilha de despesas os altos custos com a educação durante a infância e adolescência do seu filho.

Quase 90% das escolas são católicas e muitas no ato da matrícula pedem o certificado de batismo que não é obrigatório, mas é muito bem-vindo se é que me entende :).

A boa notícia é que não precisamos traduzir esse documento para o Inglês. Falando nisso, você sabe quais os documentos que você precisa traduzir / juramentar? Falaremos em outro tópico.

Além do comprovante de residência e a certidão de nascimento, eles irão pedir para preencher uma ficha com os demais dados do(a) picorrucho(a) e dos pais. Pronto! Agora é só esperar pelo primeiro dia de aula.

Despesas durante o ano

Material

O material solicitado pela escola pode variar de acordo com cada uma, mas vou incluir aqui as informações com base na instituição do meu filho. Uma taxa de 60 euros é solicitada pela secretária e é equivalente aos materiais utilizados ao longo do ano pelos alunos que a escola oferece, como: Cópias, pasta, lápis, borracha, alguns livros e caderno. Você também recebe uma lista com alguns livros para comprar e entregar no primeiro dia de aula na escola, eles podem ser encontrados na eason, book haven, os 4 livros ficaram por 43 euros.

material escolar dublin

material escolar dublin
Foto: europamos

Seguro escolar

A escola oferece uma opção de seguro para as crianças enquanto estiverem no horário escolar ou fora. O valor que paguei foi 9 euros por todo ano letivo. Mas não é obrigatório.

Uniformes

Sabe o filme do Harry Potter? Exatamente! Tirando a capa, parece que as crianças estão voltando do castelo de Howard. Em Dublin, onde quer que ande você poderá encontrar alguma criança vestida com esses típicos uniformes durante o período de entrada e saída escolar, bem parecidos com os que vimos no filme do Harry Potter.
As escolas possuem dois modelos de uniformes, para os meninos uma camisa e calça social, um suéter por cima e sem esquecer do charme da gravata, já para as meninas é um vestidinho – o modelo varia de acordo com cada escola – com camisa social e uma gravata – parece estranho, mas fica lindo – , usa-se também uma meia 3/4 e para os dias de atividades, ambos possuem o mesmo uniforme o que eles chamam de tracksuit – como o nosso conjunto de moletom muito bem forrado.

Podemos encontrar os uniformes em lojas como a Mr Price, Dunnes, Lynch’s Marino. Em alguns casos, a escola vende o tracksuit e o valor varia de acordo com o tamanho numa média entre 30 e 55 euros.

 

uniforme escola dublin

uniforme infantil irlanda

Horários

O horário para a entrada das crianças pode ter uma pequena variação dependendo da escola, pode ser 8h45, 8h50 ou 9h. Em muitos casos, a saída das turmas entre a Junior Infants e Senior Infants gira em torno de 13h30. Nos próximos períodos até às 14h30. Quando estão mais crescidinhos, acima dos 10 anos, a escola pode oferecer horário integral, onde os alunos participam de grupos de estudos, esportes ou outras atividades.

After School

Os pais tem a opção de integrar os seus filhos com atividades fora da escola após o término das aulas, aqui chamado de After School. Essas atividades são particulares e devem ser pagas pelos pais. O preço fica um pouco salgado dependendo da região, mas nada comparado aos preços de atividades particulares nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

É uma excelente alternativa para quem trabalha e não tem com quem deixar os pequenos. Fizemos uma pesquisa com referência em uma região de classe média/alta e a média no mês por quatro horas de atividades após a escola fica em torno de €600. [Importante não converter esse valor para Real Brasileiro. Pense que aqui você está ganhando em Euro] 😉

Como funciona?

A criança sai da escola no horário normal e ao término da aula um responsável do After School irá recolher o seu filho na instituição e levá-lo para o local das atividades, geralmente uma grande casa com infraestrutura e equipamentos para essa finalidade. No horário contratado, os pais deverão ir buscar os seus filhos.

A própria escola também oferece uma lista com atividades, que geralmente cobra-se por cada atividade entre €50 e 60 e a duração de 2 meses [1 x na semana – 1h por dia].

“Guardinhas do Tráfego” [Lollipop Man]

Outra coisa bem legal, são os “Guardinhas do Tráfego“. Eles ficam tanto na porta das escolas quanto em suas proximidades, geralmente em dois pontos onde existe a maior concentração do fluxo de alunos, ficam posicionadas [geralmente são mulheres] devidamente sinalizadas com uma placa de STOP para que pais e crianças possam passar / atravessar oferecendo total segurança aos menores. Elas são muito gentis e muito queridas pelos alunos.

criancas escola dublin

Foto Reprodução Google

Holidays

As férias por aqui são um pouco diferentes das que estamos acostumadas no Brasil, assim que matriculamos recebemos um calendário onde já se visualiza esses “breaks“.

Você sabia que qualquer feriado em Dublin cai numa segunda feira? [não custa nada ser organizado não é mesmo?] 🙂

Vou colocar aqui o calendário que recebi da escola do meu filho para o período de 2016/2017 [Atualizado]:

Outubro 2016
Halloween
Fechada entre 31 e 4 de Novembro. Volta no dia 07/11

Dezembro 2016
Natal
Fechada entre 22 e 06/01/17. Volta dia 09/01/17

Fevereiro 2017
Fechada entre 20 e 24. Volta 27/02/2017.

Março 2017
St. Patricks Day – Fechada: 17/03/2017

Abril

Páscoa

Fechada entre 7/04/2017 e 21/04/2017

Maio 2016

Fechada 1/05/2017

Junho 2016
Fechada nos dias: 5 e 6

As férias de verão tem início em30/06 e término em Set/2017 para o próximo período.

Dica Importante

Tente visitar a escola antes, é muito importante e você pode analisar se a infra estrutura está boa, se existe algum cheiro de mofo, verificar a limpeza, o estado das mesas e cadeiras na sala de aula para ter a certeza que seu filho estará no local certo. [sim, existem escolas que não estão bem cuidadas – casos raros, mas existem]

Na escola que o nosso filho estuda, por ser uma escola Católica, todos os dias ao final da aula, todos os alunos rezam com suas professoras.

Comentários