Imobiliária responde as principais dúvidas de como alugar imóvel em Portugal

Acompanhe a dúvida de muitos brasileiros sobre os aluguéis em Portugal

Alugar Portugal

Portugal foi escolhido para começar uma nova vida e então chegou a hora de resolver as questões primárias para contribuir com o sucesso dessa mudança.

Alugar imóvel ou arrendar como chamam os portugueses, está se tornando uma tarefa nada fácil.

Antes de decidir vir para a Irlanda, a nossa primeira parada foi na cidade do Porto e, claro que esse assunto também me fez passar algumas noites em claro até encontrar uma imobiliária que foi uma “mão na roda” para solucionar esse problema.

Como tenho recebido muitas mensagens de brasileiros com as mesmas dúvidas nesse quesito imobiliário, resolvi procurar a equipe que nos ajudou anteriormente e com certeza possui propriedade para responder essas perguntas.

Acompanhe as dúvidas mais frequentes:

Europamos: Atualmente, para muitos brasileiros que decidem morar em Portugal encontram uma grande dificuldade em alugar o primeiro imóvel, na visão da Predial Parque o que se atribui a essa questão?

Predial Parque: Uma das garantias que os proprietários, com quem trabalhamos, nos pedem é a apresentação de fiadores. Estrangeiros acabados de chegar, sem familía ou amigos têm muita dificuldade em apresentar um. Este costuma ser o primeiro entrave. Para ultrapassar esta dificuldade, os proprietários podem pedir várias rendas adiantadas que, infelizmente, nem todos os inqulinos conseguem suportar.

Europamos: Para a Predial Parque que trabalha há alguns anos com arrendamento de imóveis, quais as áreas que são consideradas mais procuradas em Portugal? E por que?

Predial Parque: Diria, de uma forma geral, os grandes centros urbanos, Lisboa e Porto, principalmente. Onde se encontram as principais universidades e maiores oportunidades de emprego.

Europamos: Geralmente qual o tempo mínimo de contrato exigido?

Predial Parque: Nunca menos de 1 ano. Por vezes, os proprietários exigem 2, 3, ou mesmo 5 anos. O inquilino é obrigado a permanecer 2/3 do contrato e o proprietário é obrigado a cumprir o prazo.

Europamos: Qual o meio de “segurança” financeiro que as imobiliárias exigem? Isto é, depósito antecipado (quantos meses?) Fiador?

Predial Parque: As condições de arrendamento são impostas pelos proprietários e, como respondido na primeira questão, exigem, quase sempre, fiador. Em situações de rendas mais avultadas, os proprietários chegam a pedir Garantia Bancária. Os depósitos antecipados de vários meses são mais para suprimir a inexistência do fiador.

Europamos: Quais os documentos exigidos para o estrangeiro alugar seu primeiro imóvel?

Predial Parque: Identificação, Número de Identificação Fiscal Português, conta bancária em Portugal e prova de rendimentos.

Europamos: Qual a dica para quem está chegando e precisa alugar o seu primeiro imóvel? Quais os pontos para quem está arrendando precisa analisar antes de fechar o contrato? O que avaliar principalmente no imóvel?

Predial Parque: Em primeiro lugar, o imóvel tem de estar adequado em termos de tipologia, localização, transportes, serviços e se se adequa às expectativas dos inquilinos.

Predial Parque: Os contratos de arrendamento são elaborados por advogados dos proprietários ou das imobiliárias, e têm de salvaguardar os direitos dos inquilinos. O imóvel tem de estar em perfeitas condições de utilização e deve ser, convenientemente, inspeccionado pelo inquilino.

Europamos: É possível alugar uma casa via e-mail, isto é, estando ainda em outro país?

Predial Parque: É possível, mas não aconselho.

Europamos: Caso não tenha uma renda ainda, é possível pagar o valor integral do contrato?

Predial Parque: Possível é, desde que o proprietário concorde.

Europamos: Existe algum órgão regulamentador que protege os direitos do inquilino e do proprietário?

Predial Parque: Existem sim, para ambas as parte. De qualquer forma, a Predial Parque está a par da legislação e presta esse serviço.

Boa sorte!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.