Vai ficar mais fácil tirar a Dupla Nacionalidade a partir de Agosto

Nova regulamentação elimina a burocracia para a obtenção de documentos no exterior e beneficia brasileiros que sonham em ter outra nacionalidade. Entra em vigor, a partir de 14 de Agosto

A recente regulamentação da “Convenção da Apostila de Haia”, tratado internacional que agiliza a legalização de documentos, vai facilitar a vida dos brasileiros que precisam tirar uma certidão no exterior. Entre os benefícios, está a maior facilidade para a obtenção de cidadania estrangeira. “Para trazer uma certidão de nascimento de um país europeu e dar entrada na representação da mesma nação no Brasil, era preciso superar seis etapas diferentes”, diz o advogado Rafael Villac, sócio do escritório Peixoto & Cury. “Agora, bastará um carimbo da autoridade estrangeira.”.

Por que a nova regulamentação é mais positiva?

Será mais fácil para as empresas estrangeiras investirem no Brasil. Muitas desistiam de negócios pela demora em validar documentos, como procurações.

Estudantes Brasileiros no exterior poderão eliminar um longo processo de validação de certificados educacionais.

Processos judiciais e certificados públicos transitarão internacionalmente com mais facilidade.

Estrangeiros que moram no Brasil e Brasileiros que moram fora não vão passar por um périplo burocrático internacional para atestar os documentos.





Como era antes

O Brasileiro precisava passar por seis etapas para trazer uma certidão e dar entrada na cidadania

1- Autenticar o documento do país de origem.

2- Autenticar a validadde da certificação com as autoridades estrangeiras

3- Levar à representação Brasileira

4- Enviar o documento ao Itamaraty

5- Fazer a tradução juramentada

6- Reconhecer em um cartório Brasileiro

Como ficou

Agora, basta um carimbo fornecido pela autoridade do país de origem do documento.

 

Fonte:  Istoé

Foto Capa: Reprodução Google

Co-Fundadora e Ceo do Europamos. Mãe do Pedro, Carioca que fala "bixcoito" e portuguesa com muito orgulho. Publicitária, Pós Graduada em Gestão Empresarial e apaixonada em viajar, tem como meta dar a volta ao mundo. Mas por hora, encara o maior desafio da sua vida junto com a sua família na Irlanda.