Como alugar casa para as férias sem preços absurdos

Seja para passar férias nacionais ou internacionais, são muitas as ofertas de casas disponibilizadas que prometem o conforto do lar em troca de preços mais ou menos acessíveis.

Ganham os proprietários dos espaços, que os alugam e conseguem amealhar uma verba extra, e pode sair também a ganhar quem está disposto a fazer férias na casa de uma outra família. Pode, mas para isso deve seguir alguns conselhos, capazes de evitar que as férias de sonho se transformem em autênticos pesadelos.

1. Se já está à procura do local ideal para pousar as malas, saiba que a oferta é variada. Airbnb, HouseTrip, HomeAway, Iha e Rentalia são as plataformas mais populares. Mas, aconselha a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), em qualquer uma delas cautela deve ser a palavra de ordem no que diz respeito à informação pessoal que disponibiliza. Se o nome, o e-mail ou o número de telefone são dados facilmente compartilhados, o mesmo não se pode dizer da cópia de documentos, como o de identificação, que tornam o consumidor mais vulnerável.

2. Conhecer as condições. Antes de se comprometer e, claro, pagar, certifique-se de quais são as políticas de cancelamento. Há taxas que, em caso de um imprevisto que obrigue a cancelar a estadia, não são reembolsáveis em algumas plataformas.

3. Pesquisar sempre. Até já pode ter encontrado a casa perfeita para as férias, mas isso não o deve impedir de continuar à procura em outro local. É que, por vezes, o mesmo imóvel pode estar disponível em plataformas diferentes e a preços diferentes.

4. Ajuda em forma de comentários. Esteja atento aos comentários deixados por outros utilizadores. Experiências anteriores, sejam elas boas e sobretudo más, podem ajudar na hora de fazer a escolha.

5. Confirmação do registo. Antes do pagamento, ou da autorização do mesmo através de um cartão de crédito, é melhor mesmo ter a certeza de ter um registo feito. Sem a validação do perfil do utilizador, a Deco não aconselha que se avance para a realização da reserva, sob o risco de ficar sem casa e sem dinheiro.

 

Leia Mais:

Conheça as cidades com maior qualidade de vida do mundo segundo a Mercer
Descubra a Itália
Louvre: dez curiosidades sobre o museu mais visitado do mundo
As Melhores cidades para trabalhar em 2016
Cambridge disponibiliza conteúdo on-line grátis para você aprender inglês
Uma cidade sem ruas na Holanda
Cidades mais baratas para morar na Europa

 

Fonte: Volta ao Mundo

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.