Visto-EUA

Recusa de visto americano para brasileiros deve triplicar em 2016

Mesmo antes da chegada de Donald Trump ao poder, já está mais difícil para os brasileiros entrarem nos Estados Unidos.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o índice de rejeição de vistos americanos para turistas brasileiros deve fechar o ano em 15% – três vezes mais do que no ano anterior, quando foi de 5,36%.

A embaixada americana não quis comentar a reportagem, mas, de acordo com o jornal, entre os motivos para o aumento da recusa está a crise econômica que o Brasil atravessa e também uma “percepção de que um número maior de brasileiros pretende emigrar ilegalmente”.

A maior rejeição ao turista brasileiro, no entanto, não se limita aos Estados Unidos. Na União Europeia, houve aumento de 41% no número de brasileiros barrados no segundo trimestre deste ano, 945. No mesmo período de 2015 foram 669 barrados, de acordo com dados da Frontex — agência responsável pelas fronteiras do bloco.



A Folha de S.Paulo obteve também acesso a um relatório do Itamaraty onde são feitas críticas à decisão de isentar turistas americanos da necessidade de visto de turismo. A medida será votada nesta terça-feira (22), na Câmara.

De acordo com o Itamaraty, além do motivo financeiro – os vistos geram uma receita considerável à pasta – há também a quebra do princípio de reciprocidade, levando em conta que os turistas brasileiros continuariam obrigados a solicitar o documento.

 

Fonte: Exame.com

Co-Fundadora e Ceo do Europamos. Mãe do Pedro, Carioca que fala "bixcoito" e portuguesa com muito orgulho. Publicitária, Pós Graduada em Gestão Empresarial e apaixonada em viajar, tem como meta dar a volta ao mundo. Mas por hora, encara o maior desafio da sua vida junto com a sua família na Irlanda.