A realidade da depressão do inverno na Irlanda que afeta uma em cada 15 pessoas

Entenda um pouco mais sobre o Transtorno Afetivo Sazonal

A realidade da depressão do inverno da Irlanda

A depressão de inverno, ou Transtorno Afetivo Sazonal (SAD) como é conhecida por aqui, é uma forma de depressão que é muito comum no inverno na Irlanda e está diretamente relacionada à mudança nas estações. Estima-se que afete uma em cada 15 pessoas, acontecendo na maioria das vezes na mesma época a cada ano. Os sintomas geralmente ocorrem no início do outono. À medida que o outono continua e a luz solar diminui, os sintomas tendem a piorar.

Está provado que o local que você mora está diretamente relacionado com o seu bem estar emocional. Entenda.

O que dizem os médicos

Para obter uma melhor visão desta doença agora reconhecida, a editora da Trinity News Mary Hartnett, conversou com o Dr. Freja Petersen, um profissional médico que trabalha na área. Petersen é psicólogo e trabalha no Trinity Student Counselling Service (SCS), onde frequentemente se depara com pessoas afetadas pela depressão do inverno.

Quanto mais distante um lugar está do Equador, mais provável é que seus habitantes sofram a diminuição da luz nos meses de inverno. A Irlanda fica a 53 graus norte e tem apenas de sete a oito horas de luz solar em média durante os meses de inverno. Isto combinado com o clima escuro, nublado e chuvoso que é bem peculiar na Irlanda, faz com que SAD seja particularmente frequente neste país.

Petersen explicou que ter mais contato com ambientes externos e com luz natural são fundamentais para evitar a SAD.

O percentual de pessoas que trabalham dentro de escritórios ou em locais que não recebem muita luz natural aumentou de 10% para incríveis 75% nos últimos 200 anos. Isso tem um grande impacto durante os meses de inverno, pois muitas vezes vamos trabalhar no início da manhã, está escuro e quando voltamos também.

A SAD é a versão sazonal dos episódios recorrentes de depressão … A diminuição da luz afeta os processos neurológicos no cérebro, de modo que algumas das substâncias que regulam o humor e a atividade normalmente são perturbadas.

Os Irlandeses muitas vezes se sentem mal-humorados no inverno, alguns possuem dificuldade em dormir, reclamando bastante dos meses gelados, frios e cinzas.

Segundo Peterson, a depressão comum e a SAD são realmente distintas, possuindo diagnósticos separados, apesar de se sobreporem as vezes o que torna mais difícil de distinguir. Em geral, a SAD é bem mais severa do que a depressão comum.

Tratamento

Existem inúmeros apoios e tratamento disponíveis para ajudar a tratar o SAD. Embora a terapia e os antidepressivos também ajudem frequentemente pessoas que sofrem de depressão, há vários apoios que são exclusivos do SAD.

No caso do SAD, uma parte importante da terapia seria obter acesso ao tratamento de luz

A Trinity Student Counselling Service (SCS) não fornece esse tratamento, no entanto Petersen afirma que a melhor maneira de obter acesso ao tratamento de luz é através do HSE ou canais médicos privados. Ele também acrescentou que este tratamento específico não tem efeitos colaterais.

Você pode não sentir os efeitos da depressão no inverno, mas muitas pessoas conhecem amigos ou familiares que são afetados por essa desordem. A melhor forma de ajudar e apoiar é sendo paciente, gentil e também solidário.

Fonte: Trinitynews.ie

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.