escola irlanda Dublin crianca

Escolas em Dublin para crianças. O que você precisa saber para matricular o seu filho

Particularmente acho essencial fazer uma lista de pendências para serem resolvidas quando se está pretendendo sair do país. Uma lista viva, que a todo o momento deverá ser modificada, afinal, nem sempre teremos todas as dúvidas que realmente precisamos esclarecer em mente de uma hora pra outra.

Quando alcançamos este item da nossa lista de pendências, muitas perguntas fervilhavam na minha cabeça e por isso fui em busca de todas as respostas que nós precisávamos, a dúvida sobre escola do meu filho me deixava bastante preocupada e isso precisava ser resolvido de imediato, pois tratava-se de um item de alta prioridade que tinha que ser esclarecido antes da nossa mudança.

Chegou a hora de falar sobre escolas para os nossos filhos em Dublin e para a alegria de todas as mães, comparada com a maioria dos itens da nossa lista, essa questão nem foi tão complicada de resolver, compartilho agora com você essa experiência.

Qual escola?

O primeiro ponto a ser esclarecido é que as escolas sempre priorizam os moradores que vivem perto dela e no ato da matrícula pedem o comprovante de residência, então a dica é: encontrar um triângulo perfeito entre casa para alugar x a escola ideal x local de trabalho.

A idade mínima para estudar na Irlanda é de 4 anos, independente da nacionalidade, as crianças são muito bem vindas. 🙂

O ano letivo pode começar no final de Agosto ou início de Setembro – depende da escola – comparado ao Brasil, é como se a criança estivesse um período adiantado.

Aqui na Irlanda é comum encontrar escolas só para meninos e só para meninas, mas isso não é exatamente uma regra, varia de uma escola para outra pois possuem metodologias e visões diferentes [viva a diversidade] por isso também encontramos escolas que permitem meninos e meninas estudarem no mesmo espaço.

Não menos importante, deve-se verificar qual é a língua primária, a maioria das escolas possuem o Inglês como língua principal com o Gaélico incluso, porém, encontramos algumas que tem o Gaélico como primeira opção e com um pouco de Inglês na grade.

escola criança dublin

Não tão “moderna”, a língua Gaélica é utilizada com maior frequência por educadores, e profissionais com cargos públicos. É possível encontrar muitas inscrições pela cidade em Gaélico, mas o que prevalece mesmo por aqui é a língua Inglesa.

Algumas escolas oferecem lanche no período das aulas, os pais recebem um formulário com as opções de alimentação que foram pré-selecionadas por nutricionistas da escola, por exemplo: opção de 3 tipos de frutas, se prefere pão branco ou integral, qual o recheio se alguma pasta ou geléia.

Existem escolas que o lanche é de responsabilidade dos pais, mesmo assim possuem certas restrições, como chocolate, balas e outras guloseimas. Eles são bem rigorosos em alguns casos, para se ter uma ideia, se houver alguma criança que possua algum tipo de alergia ou intolerância a um determinado alimento, nenhum outro aluno poderá levar esse alimento para a sala de aula, para não oferecer nenhum tipo de risco.

escola criança dublin
Foto: europamos

Matrícula e documentação

Sendo Irlandês ou de qualquer outra nacionalidade, aqui o governo oferece ensino de alta qualidade nas escolas públicas – veja o ranking para ter um comparativo, por isso pode apagar da sua planilha de despesas os altos custos com a educação durante a infância e adolescência do seu filho.

Quase 90% das escolas são católicas e muitas no ato da matrícula pedem o certificado de batismo que não é obrigatório, mas é muito bem-vindo se é que me entende :).

A boa notícia é que não precisamos traduzir esse documento para o Inglês. Falando nisso, você sabe quais os documentos que você precisa traduzir / juramentar? Falaremos em outro tópico.

Além do comprovante de residência e a certidão de nascimento, eles irão pedir para preencher uma ficha com os demais dados do(a) picorrucho(a) e dos pais. Pronto! Agora é só esperar pelo primeiro dia de aula.

Despesas durante o ano

Material

O material solicitado pela escola pode variar de acordo com cada uma, mas vou incluir aqui as informações com base na instituição do meu filho. Uma taxa de 60 euros é solicitada pela secretária e é equivalente aos materiais utilizados ao longo do ano pelos alunos que a escola oferece, como: Cópias, pasta, lápis, borracha, alguns livros e caderno. Você também recebe uma lista com alguns livros para comprar e entregar no primeiro dia de aula na escola, eles podem ser encontrados na eason, book haven, os 4 livros ficaram por 43 euros.

material escolar dublin
material escolar dublin
Foto: europamos

Seguro escolar

A escola oferece uma opção de seguro para as crianças enquanto estiverem no horário escolar ou fora. O valor que paguei foi 9 euros por todo ano letivo. Mas não é obrigatório.

Uniformes

Sabe o filme do Harry Potter? Exatamente! Tirando a capa, parece que as crianças estão voltando do castelo de Howard. Em Dublin, onde quer que ande você poderá encontrar alguma criança vestida com esses típicos uniformes durante o período de entrada e saída escolar, bem parecidos com os que vimos no filme do Harry Potter.
As escolas possuem dois modelos de uniformes, para os meninos uma camisa e calça social, um suéter por cima e sem esquecer do charme da gravata, já para as meninas é um vestidinho – o modelo varia de acordo com cada escola – com camisa social e uma gravata – parece estranho, mas fica lindo – , usa-se também uma meia 3/4 e para os dias de atividades, ambos possuem o mesmo uniforme o que eles chamam de tracksuit – como o nosso conjunto de moletom muito bem forrado.

Podemos encontrar os uniformes em lojas como a Mr Price, Dunnes, Lynch’s Marino. Em alguns casos, a escola vende o tracksuit e o valor varia de acordo com o tamanho numa média entre 30 e 55 euros.

 

uniforme escola dublin
uniforme infantil irlanda

Horários

O horário para a entrada das crianças pode ter uma pequena variação dependendo da escola, pode ser 8h45, 8h50 ou 9h. Em muitos casos, a saída das turmas entre a Junior Infants e Senior Infants gira em torno de 13h30. Nos próximos períodos até às 14h30. Quando estão mais crescidinhos, acima dos 10 anos, a escola pode oferecer horário integral, onde os alunos participam de grupos de estudos, esportes ou outras atividades.

After School

Os pais tem a opção de integrar os seus filhos com atividades fora da escola após o término das aulas, aqui chamado de After School. Essas atividades são particulares e devem ser pagas pelos pais. O preço fica um pouco salgado dependendo da região, mas nada comparado aos preços de atividades particulares nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

É uma excelente alternativa para quem trabalha e não tem com quem deixar os pequenos. Fizemos uma pesquisa com referência em uma região de classe média/alta e a média no mês por quatro horas de atividades após a escola fica em torno de €600. [Importante não converter esse valor para Real Brasileiro. Pense que aqui você está ganhando em Euro] 😉

Como funciona?

A criança sai da escola no horário normal e ao término da aula um responsável do After School irá recolher o seu filho na instituição e levá-lo para o local das atividades, geralmente uma grande casa com infraestrutura e equipamentos para essa finalidade. No horário contratado, os pais deverão ir buscar os seus filhos.

A própria escola também oferece uma lista com atividades, que geralmente cobra-se por cada atividade entre €50 e 60 e a duração de 2 meses [1 x na semana – 1h por dia].

“Guardinhas do Tráfego” [Lollipop Man]

Outra coisa bem legal, são os “Guardinhas do Tráfego“. Eles ficam tanto na porta das escolas quanto em suas proximidades, geralmente em dois pontos onde existe a maior concentração do fluxo de alunos, ficam posicionadas [geralmente são mulheres] devidamente sinalizadas com uma placa de STOP para que pais e crianças possam passar / atravessar oferecendo total segurança aos menores. Elas são muito gentis e muito queridas pelos alunos.

criancas escola dublin

Foto Reprodução Google

Holidays

As férias por aqui são um pouco diferentes das que estamos acostumadas no Brasil, assim que matriculamos recebemos um calendário onde já se visualiza esses “breaks“.

Você sabia que qualquer feriado em Dublin cai numa segunda feira? [não custa nada ser organizado não é mesmo?] 🙂

Vou colocar aqui o calendário que recebi da escola do meu filho para o período de 2016/2017 [Atualizado]:

Outubro 2016
Halloween
Fechada entre 31 e 4 de Novembro. Volta no dia 07/11

Dezembro 2016
Natal
Fechada entre 22 e 06/01/17. Volta dia 09/01/17

Fevereiro 2017
Fechada entre 20 e 24. Volta 27/02/2017.

Março 2017
St. Patricks Day – Fechada: 17/03/2017

Abril

Páscoa

Fechada entre 7/04/2017 e 21/04/2017

Maio 2016

Fechada 1/05/2017

Junho 2016
Fechada nos dias: 5 e 6

As férias de verão tem início em30/06 e término em Set/2017 para o próximo período.

Dica Importante

Tente visitar a escola antes, é muito importante e você pode analisar se a infra estrutura está boa, se existe algum cheiro de mofo, verificar a limpeza, o estado das mesas e cadeiras na sala de aula para ter a certeza que seu filho estará no local certo. [sim, existem escolas que não estão bem cuidadas – casos raros, mas existem]

Na escola que o nosso filho estuda, por ser uma escola Católica, todos os dias ao final da aula, todos os alunos rezam com suas professoras.

Co-Fundadora e Ceo do Europamos. Mãe do Pedro, Carioca que fala "bixcoito" e portuguesa com muito orgulho. Publicitária, Pós Graduada em Gestão Empresarial e apaixonada em viajar, tem como meta dar a volta ao mundo. Mas por hora, encara o maior desafio da sua vida junto com a sua família na Irlanda.

  • julia fonseca

    Muito obrigada pelas informações. Mas fiquei na dúvida com relação a idade mínima para entrar na escola pública. Pensei que fosse 05 anos. Posso colocar na escola pública com 04 anos? Grata

    • Oi Júlia.
      Espero que esteja tudo bem com todos.

      A criança pode entrar a partir dos 3 anos no “Early Start” (escola pública), o que eles chamam de “pré – escola”, mas o horário é reduzido, geralmente 2h30.

      Para iniciar no Junior Infants, a opção é dos pais se a criança começa com 4 ou 5 anos. 😉

      See ya!
      Roberta

  • Sylvia

    Olá Roberta, gostaria de saber qual milagre você fez para matricular seu filho na escola. Estou aqui há quase 1 ano e só recebi a resposta: não temos vaga. Quando recebo resposta. Nenhuma escola tem vaga para a minha filha. Ela já tem 6 anos e até fui questionada do porque dela estar fora da escola. Por acaso foi a certidão de batismo? Obrigada!

  • Olá Sylvia.

    Primeiro agradeço por entrar em contato conosco.

    Sylvia, estou perplexa com o que escreveu.

    Felizmente nós não encontramos nenhum problema com a matrícula do nosso Filho.

    Antes mesmo de chegarmos aqui, já tínhamos entrado em contato com uma escola perto de D1 (inicialmente estávamos inclinados a morar perto do centro) e recebemos uma resposta positiva para a matrícula do nosso pequeno por email.

    Assim que chegamos, ficamos um tempo em D9. Visitamos uma escola perto da nossa casa e fomos muito bem recebidos pelo Principal que nos ajudou com a matrícula, sendo tudo muito rápido, pois havia disponibilidade para a Senior Infants.

    Antes de virmos para cá, realizamos algumas pesquisas de como funcionava o ensino público e ficamos totalmente despreocupados, pois descobrimos que existe uma responsabilidade muito grande com a escolaridade das crianças aqui em Dublin, mesmo sendo de outras nacionalidades. Descobrimos também que as escolas são quase que “obrigadas” a indicar outra que esteja em um raio de aproximadamente 2km em caso de não existir vaga para a criança (não sabemos se isso é fato, pois não precisamos questionar).

    Nos mudamos recentemente para D5 e fomos a uma escola aqui perto de casa para solicitar a transferência. Novamente fomos muito bem recebidos e confirmamos a vaga, a única diferença foi que nos disseram: “ainda bem que é para a Senior Infants, pois as outras turmas estão completas”.

    Com relação ao certificado de batismo, na primeira escola eles nos pediram sim, entretanto, na segunda não fizeram muita questão, mesmo assim entregamos. Não tenho como te dizer se isso pode ser um fator preponderante para a negativa das escolas, principalmente nos dias de hoje. Ficamos sabendo (não temos como afirmar) que eles sempre dão prioridade para nacionais EU e crianças que residam perto da escola (se existir uma fila de espera) somente depois para outros casos.

    Conhecemos três casais de brasileiros com filhos, dois desses com pelo menos um membro da família com nacionalidade européia, que também não tiveram nenhum problema para matricular seus filhotes.

    Um casal, não possuia nenhum membro com nacionalidade européia e matricularam de primeira também, não são católicos e não possuem certidão de batismo, porém moram perto da escola.

    Não desista Sylvia, procure as escolas, explique a sua situação, envie e-mail solicitando uma resposta em caso de negativa e solicite também uma indicação de outra escola. Reafirme que a sua filha não pode ficar sem estudos por tanto tempo, questione também se existe alguma lei que possa garantir o direito a escola das crianças que residem legalmente na Irlanda.

    Bem, essas são as informações que temos.

    Sinto muito pela sua dificuldade em encontrar escola para a sua filha.
    Torço para que você consiga resolver essa questão e encontre logo uma vaga para a sua pequena.

    See ya!

    • Sylvia

      Muito obrigada pelas informações. Já fui em todas as escolas aqui de perto, e todas estão cheias. Vou novamente tentar. Eu sou européia e minha filha também, então com certeza não é por isso. Até mandamos e-mail, para ficar registrado que tentamos caso alguém nos questionasse, e explicamos que ela já estava há 6 meses fora da escola e tal. Mas só falam que pra idade dela está muito cheio e eles não tem vaga e não podem fazer nada. E olha que a última escola que nos respondeu negativamente fica a 25min de ônibus de onde eu moro. As mais próximas pegaram um formulário que eu preenchi e nunca ligaram e nem respondem email. Mas vou tentar novamente, obrigada pela resposta tão esplicadinha e esclarecedora. Já estou acompanhando o blog ! Um abraço e muito obrigada!
      I

      • É um prazer Sylvia.

        Espero que você consiga logo, pois o que está acontecendo com você é surreal. A sua filha tem DIREITO a educação neste país.

        Tente em escolas que sejam realmente perto da sua casa, 25min não me parece tão perto. Priorize a sua busca num raio de 1 a 5km de distância.

        Tenho a certeza de que você vai conseguir resolver essa questão, seja positiva e não desista.

        Estamos na torcida por vocês.

        See ya!

  • Luis Lima

    Olá, estou indo morar na Irlanda no próximo mês, sou profissional de TI, pretendo ficar um ano, me estabilizar e depois vir buscar minha família, tenho uma filha de 9 anos e um filho de 7. Vc sabe me dizer como devo proceder com as escolas, tendo meus filhos essas idades?
    Parabéns pelo blog, muito útil.
    No aguardo.
    Obrigado!

  • Luis Lima

    Olá, estou indo morar na Irlanda no próximo mês, sou profissional de TI, pretendo ficar um ano, me estabilizar e vir buscar minha família, tenho uma filha de 9 anos e um filho de 7. Vc sabe me falar como devo proceder com as escolas tendo meus filhos essas idades?
    Obrigado pelas informações.!!
    No aguardo.

  • Olá Luis,

    Obrigada por acompanhar o blog.

    Primeiramente as escolas para essas idades são gratuitas, o primeiro passo é saber o local onde vai morar e fazer a busca da escola mais próxima. Lembrando que existem escolas somente para meninos, somente para meninas e para ambos. O bom é conhecer antes, verificar a estrutura da escola, perguntar sobre a disponibilidade de vagas para as séries deles e ter em mãos: um comprovante de residência, certidão de nascimento e se tiver, a de batismo (não é obrigado, mas é “bom” ter).

    O ano letino por aqui começa no final de Agosto ou início de Setembro (depende da escola) e termina em Junho. Portanto, sugiro quando tiver faltando pelo menos 1 mês para a chegada deles, já reserve logo as vagas (mesmo que seja no meio do ano letivo, se caso chegarem próximo ao término, a escola pode pedir para começar no próximo ano letivo).

    Dá uma olhada nessa post sobre escola: http://www.europamos.com.br/escolas-em-dublin-para-os-pequenos

    Seja bem – vindo

    See ya!

    Roberta

  • Giulianna Carvalho

    Olá roberta, tenho 14 anos e irei para Dublin em julho deste ano morar com minha irmã. Tenho a nacionalidade portuguesa e inglês intermediário, porém gostaria de saber se você consegue me informar sobre como as escolas públicas são em relação a estrangeiros e se eles têm algum método que ajuda os estudantes que não são fluentes em inglês?
    Obrigada desde já

    • Olá Giulianna,

      Obrigado por acompanhar o Europamos.

      Espero que a sua vinda para cá possa lhe proporcionar grandes experiências ao lado da sua irmã.

      Com relação as escolas, não se preocupe, pois os profissionais de educação são extremamente preparados, receptivos e acolhedores. Passamos por uma experiência parecida com o nosso filho, que não falava inglês e teve uma rápida e confortável adaptação, tudo isso graças ao cuidado e empenho dos professores. Acreditamos que com você não será diferente. Acredite, com a ajuda da sua irmã, força de vontade e perseverança você irá se adaptar rapidamente.

      See ya!