comprar carro dublin irlanda

Vale a pena comprar carro em Dublin? Entenda os valores, taxas e habilitação Irlandesa

Depois do quarto mês morando na Irlanda com meu marido e com o nosso filho de 5 anos, cheguei a conclusão de que ter um carro realmente é muito importante. Posso citar alguns fatores que influenciaram e muito na minha decisão. Agora, que estamos com 2 anos vivendo aqui em Dublin posso dizer que eu tenho certeza absoluta disso.

A Irlanda é conhecida pela constante mudança do seu clima, seja qual for a estação. Quando chega o inverno, a chuva se torna constante, o vento começa a incomodar bastante quando você está andando na rua e a sensação térmica despenca ainda mais por causa dele. Agora imagine esse cenário: frio, chuva e vento ao mesmo tempo.

Enfrentar uma vez ou outra essa condição pode parecer tranquilo, mas quando a sua rotina de levar e pegar o seu filho na escola começar, idas constantes ao supermercado, administrar as aulas extras, compras no shopping e até uma possível ida ao hospital [Criança+Inverno = tosse, gripe], pode ficar bem cansativo contar com o transporte público nessas horas, mesmo considerando que seu funcionamento seja excelente [e realmente é], sabemos que o Dublin Bus só está disponível até a meia noite.

comprar carro irlanda

Outro fator que considero crucial é a espera pelo transporte público, mesmo que seja apenas por alguns minutinhos, mas pode se tornar uma eternidade, quando estamos em dias com a sensação térmica negativa, fora a preocupação que temos com o pequeno, do tipo: tá com frio? Muito vento no rostinho, filho? A chuva tá te molhando? Ahhhh… [mãe é mãe e isso nunca muda], por isso acho que nessas horas, o conforto e a comodidade de entrar no seu carro tendo o aquecedor lindo e maravilhoso funcionando tem preço e é bem necessário.

compra carro Irlanda

Mão inglesa

Sim, a mão é inglesa, mas não se preocupe, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. No início bem que tomamos um susto quando olhamos rapidamente para os carros passando nas ruas, a sensação vai desde acharmos que não tem ninguém dirigindo e até mesmo que uma criança está na direção, pois estamos acostumados com o motorista do lado esquerdo [bem comum as crianças irem na frente por aqui].
Quando eu dirigi pela primeira vez, senti uma dificuldade em me manter alerta com a informação de que “estar na contra-mão” é o certo por aqui e tomar bastante cuidado para não “tentar” levar o carro para o lado direito da pista.

O senso de distância em relação meio fio [acostamento] também é afetado, então o seu cérebro precisa se acostumar com essa mudança.

Não foi simples, mas também não foi difícil ganhar a confiança que tenho hoje. Com um pouco de paciência e prática, em poucos dias você estará pronto para rodar pela cidade com calma.

compra carro irlanda

Valores e estado de conservação

Devido ao estado de conservação das ruas e estradas serem muito boas, os carros usados mesmo com alta kilometragem geralmente possuem um custo x benefício que considero beemmm atraentes.

Se você prefere reduzir as despesas, é possível encontrar carros dos anos 90 em bom estado de conservação pela pequena bagatela de €300.

Para quem deseja comprar um carro novo, vai encontrar preços realmente baixos e totalmente justos. Se você tem um sonho de comprar um carro sem entrar no parcelado a perder de vista, por aqui ele pode se realizar facilmente.

Faça você mesmo uma pesquisa no site Donedeal.ie.

comprar_carro_dublin

Comprando o seu carro usado em 3, 2, 1

Só possuímos a experiência de compra para carros usados, como disse antes, os usados que existem por aqui são tão novinhos, bem cuidados e com preços incríveis que não vimos a necessidade de comprar um carro novo.

Depois que escolhemos o nosso no Donedeal, fomos vê-lo pessoalmente com um amigo que entende do assunto. Andei nele, senti que estava realmente do jeito que eu desejava e entrei no escritório da revendedora com o dinheiro no bolso. Em dez minutos, assinamos o documento de transferência [que ficou com a revendedora], entregamos o dinheiro, pegamos a chave do carro e um “recibo feito a mão”, bem simples que dizia: Esse carro foi vendido hoje para a senhora Roberta Duarte.

Just Like That!

E o documento do carro Roberta? Esse nós recebemos quatro dias depois pelo correio.

CNH

Quanto a nossa habilitação Brasileira, vale dizer que na Irlanda, a validade é de 1 ano depois da sua chegada na ilha de esmeralda. Se caso tiver alguma carteira de habilitação da União Europeia, será literalmente uma mão na roda e você não precisa se preocupar, pois é aceita por aqui.

Carteira de habilitação Irlandesa

Se você está pensando em comprar um carro e sua carteira brasileira já está próxima de 1 ano e não possui a carteira da União Europeia, uma dica é fazer logo a prova teórica para tirar a carteira Irish pois o seguro de carro é obrigatório, e após esse prazo, quase nenhuma seguradora irá aceitar a sua carteira brasileira e isso pode gerar “aquela dor de cabeça”, as que aceitam, cobram uma fortuna e informam que, após o término do prazo de validade, o seu carro irá perder a cobertura.

Como funciona?

Você agenda o local e a data de sua preferência pelo site e o resultado do teste sai na hora. Mas não deixe de estudar antes, pois muitas perguntas são diferentes das que estudamos no Brasil. São 40 perguntas, você deve acertar 35.

Entre nesse link e comece a treinar. 😉

Documentos que precisam ser apresentados 

  • Certificado médico (pode ser feito nas óticas, o valor gira em torno de 15 euros) e NDLS Relatório de Visão D502 preenchido;
  • Comprovante de residência (no mínimo de 6 meses);
  • Formulário de inscrição para permissão learner preenchido (assine durante o atendimento);
  • PPS (como se fosse o nosso CPF no Brasil), ainda não tem? Faça sua marcação pelo site;

Ao final, pague uma taxa de 35 euros.

Passando na prova teórica, você terá a habilitação learner, contudo, não pode dirigir sozinho (necessário ter uma pessoa com a habilitação Normal no carro quando você for dirigir) e não esqueça de providenciar o adesivo L para obter no carro e sinalizar a sua categoria (são vendidos nas lojinhas de 1,50 euros).

comprar carro dublin

Dica

Caso você possua a habilitação definitiva brasileira, na validade e sem grandes infrações no Brasil, uma dica é solicitar a isenção dos 6 meses.

O que isso significa? Na Irlanda existe um tempo da transição da carteira Learner até obter a Normal (habilitação definitiva Irlandesa), mas, no caso de quem já tem a habilitação brasileira esse prazo pode ser extinto, basta você solicitar pelo site (com todas as informações e procedimentos) esse requerimento, posteriormente se inscreva em uma auto escola mediante ao documento que será solicitado ao Detran do seu Estado, faça o agendamento para a prova prática, sendo aprovado, você terá a habilitação Normal.

Seguro obrigatório e taxas

Como falei anteriormente o seguro do seu carro é obrigatório. Qualquer carro, deve possuir um, nem que seja somente para pagamento de possíveis prejuízos a terceiros. Existem várias opções para você fazer o seguro do seu carro por aqui.

Ao contrário do que estamos acostumados, para fazer o seu seguro na Irlanda é bem tranquilo: Você entra no site da seguradora, coloca suas informações pessoais, as informações do seu carro, paga uma taxa que é calculada pelo modelo, ano do veículo e pela sua carteira de motorista, envia os documentos que serão solicitados pela empresa via correio e recebe seu novo documento em casa.

Você deve estar se perguntando sobre a vistoria né? 🙂 Não Precisa!

Além do seguro obrigatório, você vai precisar pagar mais duas taxas:

  • NCT – É como se fosse uma vistoria anual [que temos no Detran do Rio de Janeiro por exemplo]. Você agenda, paga uma taxa e leva seu carro. Caso ele não seja aprovado em algum item, você tem um tempo para resolver a questão e voltar com o carro que será reavaliado. Dica: Leve o carro Limpo.
  • TAX – Esse é o imposto que é cobrado sobre o veículo. O valor irá variar de acordo com o motor e idade do carro que você escolheu. Você pode optar em pagar o valor anual, semestral ou trimestral.

Mais informações sobre valores dessas taxas, você pode encontrar em: Motor Tax Online e National Car Testing Service.

Valor do combustível

O preço do combustível por aqui é bem respeitoso 🙂

Gasolina Litro: 1.29 [esse é o valor mais caro que encontrei, existem preços melhores dependendo da região]

Diesel Litro: 1.19

[valor atualizado em Julho/2017]

Curiosidades

  • As placas dos carros começam com o ano da fabricação, logo você já vê de cara qual o ano daquele carro que está parado no sinal, por exemplo;
  • Encontramos por aqui diversas marcas de carros com a versão Diesel;
  • Os postos de combustível possuem auto-serviço [self service], isto é, você deve abastecer e em seguida ir a loja de conveniência realizar o pagamento. Algumas bombas possuem a opção de pagamento direto, você passa o cartão na própria máquina.

Co-Fundadora e Ceo do Europamos. Mãe do Pedro, Carioca que fala "bixcoito" e portuguesa com muito orgulho. Publicitária, Pós Graduada em Gestão Empresarial e apaixonada em viajar, tem como meta dar a volta ao mundo. Mas por hora, encara o maior desafio da sua vida junto com a sua família na Irlanda.

  • Maragno Anthony

    Parabéns pela postagem… se puder esclarecer uma dúvida… estou vivendo em Dublin com minha esposa e estamos pensando em comprar um carro, porém a preocupação tem sido referente ao seguro visto que minha Habilitação é brasileira… saberia me dizer qual seguradora aceita nossa CNH e se tem uma forma de saber os veículos com seguro mais em conta? desde já agradeço…

    • Olá Anthony,

      Valeu pela visita!

      Você pode aplicar o seu seguro pela primeira vez na (clements.com) com a carteira Brasileira, ja na renovação, eles não irão aceitar mais a brasileira.
      Nós optamos pela clements.com, pois conseguimos online um valor muito bacana, superando todos os outros que orçamos.

      Quando nós fizemos, existia a opção de fazer online para a Irlanda, muito simples e sem dor de cabeça.

      Segue o link: https://www.clements.com/intl-car/individuals/quote

      Existe uma opção para fazer o seguro com cobertura somente para terceiros, isso baixa significamente o valor. – Nós fizemos assim 🙂

      Não existe vistoria, ou qualquer burocracia.
      Você passa suas informações e efetua o pagamento segundo as coordenadas que irá receber.

      Dica importante I: Se for usar cartão, use o cartão da pessoa que está fazendo o seguro, na minha primeira tentativa, coloquei o seguro no meu nome e tentei pagar com o cartão do meu marido, já viu né… Eles não aceitaram.

      Depois de alguns dias, você irá receber um email com a sua apólice e o disco para recortar e colcoar no carro.

      Dica importante II: Confirmado o pagamento, você já pode pedir um email com o disco provisório, então imprime e já pode usar o carro sem preocupação.

      Com relação aos valores, esses são considerados pela idade do seu carro e pela potência do motor.
      Geralmente seguros de carros entre 2007 e 2015 nas condições de cobertura para terceiros podem girar em torno de €300 a €600.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Tudo de bom pra vocês, estamos na torcida para que tudo dê certo.

      See ya!

    • Olá Anthony,

      Valeu pela visita!

      Você pode aplicar o seu seguro pela primeira vez na (clements.com) com a carteira Brasileira, já na renovação, eles não irão aceitar mais a brasileira.
      Nós optamos pela clements.com, pois conseguimos online um valor muito bacana, superando todos os outros que orçamos.

      Quando nós fizemos, escolhemos a opção de fazer online para a Irlanda, muito simples e sem dor de cabeça.

      Segue o link: https://www.clements.com/intl-car/individuals/quote

      Existe uma opção para fazer o seguro com cobertura somente para terceiros, isso baixa significativamente o valor. – Nós fizemos assim 🙂

      Não existe vistoria, ou qualquer burocracia.
      Você passa suas informações e efetua o pagamento segundo as coordenadas que irá receber.

      Dica importante I: Se for usar cartão, use o cartão da pessoa que está fazendo o seguro, na minha primeira tentativa, coloquei o seguro no meu nome e tentei pagar com o cartão do meu marido, já viu né… Eles não aceitaram.

      Depois de alguns dias, você irá receber um email com a sua apólice e o disco para recortar e colcoar no carro.

      Dica importante II: Confirmado o pagamento, você já pode pedir um email com o disco provisório, então imprime e já pode usar o carro sem preocupação.

      Com relação aos valores, esses são considerados pela idade do seu carro e pela potência do motor.
      Geralmente seguros de carros entre 2007 e 2015 nas condições de cobertura para terceiros podem girar em torno de €300 a €600.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Tudo de bom pra vocês, estamos na torcida para que tudo dê certo.

      See ya!

      • Maragno Anthony

        Muito obrigado pela resposta… ainda vamos pesquisar os valores dos carros e não sei exatamente quando comprarei, pois acabo de mudar de emprego e preciso para me locomover porém devo fazer tudo com calma… mas com certeza volto aqui pra te dizer no que deu… muito obrigado novamente pelo seu tempo…

        • Muito bom Anthony, um passo de cada vez, isso é importante.

          Conte conosco!

          See ya! 🙂

  • Henrique Verdan

    Olá Roberta, ótimo post. Eu também estou pretendendo comprar um carro e já conhecia a Clements. O que me preocupa de fato é a necessidade de ter que tirar a carteira irlandesa posteriormente. Vc já pensou nisso uma vez que o processo é meio chato (por exemplo, com a provisória vc não pode ficar sozinha no carro – aqueles com letra L colada)? Abs

    • Obrigada Henrique por acompanhar o Europamos.

      Em relação a carteira Irlandesa, se você já tem a carteira brasileira, uma dica é você solicitar a isenção dos 6 meses até tirar logo a Normal, pelo site do http://www.rsa.ie (lá Tem todas as informações e procedimentos).

      E enquanto tiver com a Learning, sim, precisa estar acompanhado de quem tem a Normal.

      Boa sorte.

      See Ya!

      Roberta

      • Henrique Verdan

        Obrigado pelas dicas!

  • Juan Tolomei

    Muito bom o post! usei todas as dicas e comprei um carrinho pra começar rsrs, paguei 400,00 euros em um Seat Ibiza 1.0 ano 2000

  • Olá Juan,

    Obrigada por acompanhar o Europamos.

    Que bom que deu tudo certo para você, ficamos felizes que as dicas compartilhadas foram úteis. 🙂

    Enjoy!

    See ya.

    Roberta

  • Thiago Abreu

    quanto custa uma ranger rover ?