Portugal está sendo o destino de muitos artistas Brasileiros que buscam oportunidades, qualidade de vida e, é claro, rendimentos em Euro. Muitos atores brasileiros decidiram largar tudo para trás e se mudaram de vez para viver em terras Portuguesas. Alguns deles formaram famílias com Portugueses, outros estão fazendo muito mais sucesso do que faziam no Brasil, enfim, existem muitos atrativos para a classe artística, mais quais seriam eles?
Zezé Motta está trabalhando em uma novela em Portugal
A atriz que tem 72 anos e possui 49 de carreira, brinca dizendo: “Se não fosse a convite, na minha idade eu não me arriscaria”. Zezé Motta acumula mais de 30 trabalhos na televisão, ela foi chamada para reforçar o elenco de “Ouro verde” (uma novela que está atualmente no ar em Portugal). Com todas as despesas pagas pela emissora TVI, a atriz ficou hospedada por um período de seis meses em um apart hotel de Lisboa e ainda teve tempo de voltar ao Brasil quatro vezes neste período para cuidar da mãe que tem 93 anos de idade. Sempre com bom humor, Zezé completou: “O bom é que se ganha em euro (risos)”.
Graziela Schmitt foi protagonista
A atriz que foi Paquita, protagonista em novela no Brasil e está atualmente atualdo em “O rico e o Lázaro”, da rede Record, já atuou em Portugal, tendo o seu trabalho reconhecido como o de maior projeção da sua carreira. A trama portuguesa “Belmonte”, teve indicação ao Emmy em 2014. Graziela passou um ano morando lá, enquanto o marido, o ator Paulo Leal, ficou no Brasil. A distância do marido, no entanto, não impede a atriz de aceitar uma nova proposta de voltar à Portugal.
Portugal é e sempre será uma possibilidade para se fazer bons trabalhos. Adoraria receber um novo convite
Miguel Thiré foi de vez para Lisboa
O ator tem planos de passar uma temporada em Portugal com a esposa Carol Fanjul. Miguel Thiré solicitou que seu empresário acertasse com um agente português os tramites para a sua partida. Ele foi convidado em seguida para um papel em “A Impostora”, que ainda está no ar. Juntos, o casal retornou para Lisboa onde pretendem continuar vivendo e trabalhando.
Portugal é, sim, uma opção de qualidade de vida, agora de oportunidade de trabalho, não é! Está havendo este engano por parte de nós brasileiros de transferir aquele sonho que um dia foi América ou Londres para Portugal. É um país muito pequeno, menor que o estado do Rio de Janeiro em população, saindo de uma crise e com mercado interno consumidor muito pequeno. Quatro novelas ao todo sendo feitas ao mesmo tempo, uma média de um papel para brasileiros em cada novela. Faça as contas e verá que eu participo de uma onda de loucos à procura de trabalho como ator por aqui. Dei muita sorte uma vez – diz Thiré.
Silvia Pfeifer atualmente trabalha e possui casa em Portugal
A atriz que tem 59 anos, participou do elenco principal de “Ouro verde”. Ela gosta tanto de Portugal que comprou uma casa. Silvia acaba de voltar de uma temporada de seis meses.
Fazer novela em outro país é ótimo, aprendemos coisas diferentes e contracenamos com atores que estão habituados a trabalhar de outra forma, então, sempre se aprende muito. Mas quero muito voltar a fazer novelas no Brasil – avisa.
Após a transmissão de “Verdades Secretas” em Portugal, Adriano Toloza recebeu um convite da TVI para participar de “Ouro Verde”. Ele mencionou que teve a sua maior oportunidade de trabalho em terras Portuguesas.
Nessa novela, excepcionalmente, tinha um núcleo de sete personagens brasileiros, mas não é algo que costuma acontecer com frequência. E para os atores brasileiros interpretarem um personagem português com total originalidade é algo quase impossível – disse.
A questão financeira é igual, a diferença está no custo de vida, que em Portugal é menor e a qualidade de vida é maior.
Joana Balaguer não pensa em voltar a viver no Brasil
Vilã da temporada 2005 de “Malhação” (no ar no canal Viva), Joana Balaguer está em sua segunda novela em Portugal. A atriz se mudou para lá em 2010, casou-se com um português, teve um filho e não tem planos de voltar ao Brasil. Assim como a maioria dos atores, o contrato de Joana lá é por obras.
Os valores, de fato, são bem diferentes. Mas também somos maiores no Brasil do que em Portugal, tanto na indústria das novelas quanto na população
Daniela Faria formou sua família em Portugal
Daniela Faria tinha apenas 25 anos quando topou se aventurar no ‘Big brother” de famosos de Portugal, após fazer cinco novelas das oito na Globo. Não ganhou o prêmio, mas formou uma família com o atual marido, que ela conheceu no reality show e com quem tem um filho.
No início, fiquei um pouco insegura, sem saber se estava fazendo a escolha certa de vir para Portugal. Em setembro faz 15 anos que estou aqui
Ainda trabalhando como atriz, Daniele é dona de uma produtora de vídeo com o marido.
Não vim fazer carreira, nem em busca de ficar rica. Portanto, acho que Deus foi muito generoso comigo
Úrsula Corona: fama e sucesso no exterior
Com papéis menores no Brasil, Úrsula Corona é tão famosa em Portugal que chegou a apanhar nas ruas por conta de uma vilã que interpretou em “Sol de inverno”, sua primeira novela lá. Atualmente no ar em “Ouro verde”, ela foi convidada para apresentar um programa em Londres e diz que a maior dificuldade de estar longe é a saudade.
Fora do Brasil é muito mais difícil tudo: outra cultura, não há apoio de nada nem ninguém. Minha mãe teve uma operação de 12 horas, e por conta do trabalho não pude estar perto. Só de lembrar meus olhos se enchem porque o tempo não volta.
Fonte: Adaptado do Extra