O mundo vem observando um declínio nos níveis de paz na última década e essa tendência se confirmou no ano passado por conta do aumento das atividades terroristas e instabilidades políticas em diferentes regiões.
É o que constata a décima edição do Global Peace Index 2016, estudo anual produzido pelo Instituto para a Economia e a Paz (IEP, na sigla em inglês), entidade independente dedicada ao estudo e ao monitoramento da paz e do bem-estar em todo o mundo.
A análise foi feita em 169 países e territórios e leva em conta mais de 23 indicadores como os gastos com defesa e missões de Paz da ONU, bem como o estado da segurança pública, atividades terroristas e os custos que a violência traz aos cofres públicos.
Embora o cenário de paz no mundo tenha sofrido impactos negativos nos últimos anos, o estudo revelou que ao menos 81 países se tornaram mais pacíficos, enquanto 79 estão mais violentos. E é a Europa a região que novamente reina soberana como a mais estável.
Em relação ao ranking de países mais pacíficos divulgado pela entidade no ano passado, são poucas as mudanças. A Suíça, antes na 5ª posição, caiu para a 7ª e a Finlândia, 6º lugar em 2015, agora está em 11ª.
Entre os latinos, nenhum está entre os vinte mais pacíficos. O Chile é o representante melhor colocado, na 27ª posição, e é seguido da Costa Rica, 33ª, e do Uruguai, 35ª. O Brasil, que vem vivendo uma série de instabilidades políticas e casos de corrupção, caiu da 103ª para 105ª e foi incluído ao final da matéria para fins de comparação.
EXAME.com compilou nesta matéria os vinte primeiros colocados no ranking dos mais pacíficos em 2016 e incluiu o desempenho de cada um desses países com o ano anterior. Acompanhe :
1º – Islândia
2º – Dinamarca
3º – Áustria
4º – Nova Zelândia
5º – Portugal
6º – República Tcheca
7º – Suíça
8º – Canadá
9º – Japão
10º – Eslovênia
11º – Finlândia
12º – Irlanda
13º – Butão
14º – Suécia
15º – Austrália
16º – Alemanha
17º – Noruega
18º – Bélgica
19º – Hungria
20º – Singapura
e …
105º – Brasil [ País não está nas vinte primeiras posições do ranking, mas foi incluído para fins de comparação.]
Leia Mais:
Concursos públicos em Portugal. Brasileiro pode se inscrever
As carreiras em alta nos 15 melhores países para trabalhar
Turismo no centro de Portugal bateu recorde em 2015
Portugal escolhido por muitos brasileiros para morar. Veja os motivos
Conheça a Islândia. Um sonho na terra
Contos de fadas? Não. A Irlanda
Conheça a futura “Disneyland” em Londres
União Europeia aprova diretiva que permite que estudantes internacionais possam trabalhar
Fonte: Exame