É apertado, é inconveniente, e muitas vezes são os únicos lugares nos voos disponíveis – especialmente se você reservar no último minuto.
O banco do meio é um dos cenários mais temidos e comuns no voo.
Antigamente, a maneira mais fácil de garantir que você obtivesse um assento no corredor ou janela era reservar o voo com antecedência.
No entanto, as companhias aéreas descobriram que seus clientes têm um ódio quase universal com o banco do meio.
Não só isso, as companhias aéreas perceberam que muitos estão realmente dispostos a pagar para evitar isso.
Muitas companhias low cost costumam permitir que os passageiros que viajam sob a tarifa mais acessível selecionem seus assentos após o check-in, e dependendo de quando for feito, os lugares “preferidos” (janela e corredor) provavelmente já terão donos.
Embora seja impossível excluir completamente a possibilidade de acabar no banco do meio, existem várias maneiras de evitá-lo sem ter que colocar uma taxa extra, segundo o site da Business Insider.
Em primeiro lugar, apesar das taxas cobradas que geram receita para as companhias, elas aconselham reservar antecipadamente, sendo a melhor maneira de garantir que você não acabe em um lugar do meio.
Além de uma maior probabilidade de obter um corredor ou assentos na janela, a reserva antecipada também irá compensar preços de passagens mais baratas.
De acordo com um estudo da Expedia, o preço médio dos ingressos é menor se for comprado pelo menos há 57 dias antes do voo.
Além disso, o estudo também mostrou que aqueles que compram bilhetes com mais de três semanas de antecedência em voos na América do Norte podem ter economias de cerca de 43-56%.
Em segundo lugar, o avião usado para operar o voo também faz uma grande diferença. Atualmente, o Boeing 737 e o Airbus A320, juntamente com seus muitos derivados, dominam o mercado de curto a médio alcance.
Ambas as aeronaves geralmente são configuradas com seis assentos ou seis lugares por linha com duas seções de três assentos divididas por um único corredor. Isso resulta em dois assentos médios por linha. No entanto, existem maneiras de reduzir a probabilidade de terminar no banco do meio, fazendo voos usando aviões com menos ou nenhum assento do meio a bordo.