Saiba porque não podemos usar o banheiro do avião antes da decolagem

Pode até parecer bobagem, mas você certamente irá entender no final

Banheiro do Avião

Você deve se previnir e ir ao banheiro antes de embarcar em um avião, sempre. Não encare isso como uma espécie de conselho de mãe, a questão aqui é sobre segurança e também sobre as leis internacionais de aviação.

Ano passado, um home foi removido de um voo da Delta Air Lines quando ele tentava usar o banheiro antes do avião decolar, o detalhe é o avião ainda estava estacionado, completamente parado. No momento muitas pessoas que estavam no avião acompanharam o passageiro quando ele foi removido. O caso é que muitos deles não entendem que isso é uma questão crucial para a segurança: O piloto não tem autorização para decolar com um passageiro no banheiro.

Isso não é uma exclusividade de uma empresa, essa regra cabe para todas as empresas, como a maioria dos procesimentos padrões para decolagem e pouso, que são os dois momentos mais perigosos de um voo. Por isso, todos os passageiros devem permanecer em seus assentos, deixando uma rota de fuga limpa em caso de algum problema.

Acredite, ninguém gostaria de estar dentro do banheiro de um avião quando um piloto precisa realizar um pouso forçado. Não há equipamentos de segurança que possam garantir a integridade do passageiro, pelo contrário, existem muitas superfícies que podem fazer um estrago num momento como esses, além disso, o passageiro pode ficar preso no banheiro e por consequência não conseguir sair em caso de evacuação da aeronave.

De acordo com a indiamodo, uma das principais razões (que pode parecer bem bizarro) para a proibição do uso do banheiro antes da decolagem é que, no caso de uma queda fatal, as equipes de resgate podem identificar os corpos com base na posição dos assentos.

Existe uma determinação do departamento internacional de transportes que foi implementada em 2010, que assegura o direito de utilizar o banheiro em caso de atrasos para a decolagem, sendo assim, as equipes são treinadas para entender o momento em que os banheiros podem ser liberados e também se certificarem que todos estão sentados em seus lugares e com os sintos afivelados antes do avião começar o procedimento de decolagem.

Os comissários de voo afirmam que o melhor momento para usar o banheiro do avião é imediatamente após o piloto desligar o sinal do cinto de segurança, antes do serviço de bebidas começar.

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.