Hoje é dia de panqueca ou Carnaval?

É carnaval minha gente, alegria meu povo!!

Oficialmente hoje é o ultimo dia desta festa maravilhosa, por isso deixe o cansaço de lado e aproveite para cair na folia. Isso mesmo, você que mora no Brasil e gosta do carnaval, deve aproveitar e muito cada minuto, pois nem todo país comemora o carnaval do jeito que o Brasileiro gosta.

Para quem ainda não sabe, esse é o primeiro ano [segundo] da minha família aqui na Irlanda, quando decidimos morar aqui em Dublin pesquisamos muitas coisas, mas e o carnaval? Pois é, so agora descobrimos.

Ontem recebi um bilhetinho da escola do meu filho, a direção avisava que as crianças aprenderiam a fazer panquecas no dia de hoje, então nos perguntaram se o Pedro poderia come-las. Pensei o quanto seria legal para o nosso pequeno interagir com outras crianças numa aula de culinária, eles adoram essas atividades e por isso eu disse sim! Claro.

Quando fui buscá-lo no final da aula, pude perceber que o assunto dominante entre os pais era sobre a tal panqueca. Fui para casa pensando: gente, como uma atividade de culinária faz sucesso por aqui.

Meu marido me ligou do trabalho para ver como nós estávamos e comentou que na empresa todos os seus colegas estavam comendo panquecas na hora do almoço. Olha que coincidência? O Pedro teve aula de culinária hoje e fez panqueca também.

Algumas horas depois, eu estava trabalhando quando a minha vizinha tocou a campainha, ela então nos convidou para comer panquecas no final da tarde – Opa! Eu tenho certeza que hoje dá panqueca em todas as casas de apostas!


Depois que ela me viu com aquela cara que não estava entendendo nada, [e não estava mesmo], me explicou que hoje era o dia dela, da famosa panqueca, massa que pode ser adicionada ao café da manhã, com mel, frutas e outros tantos recheios para todos os gostos e aproveitou para me contar todos os detalhes dessa interessante tradição.

Pancake Day

A Pancake Day ou terça-feira “fat” sempre cai quarenta e sete dias antes do domingo de Páscoa, por isso a data varia de ano para ano, podendo cair entre três de Fevereiro e nove de março. Antigamente a  Terça-feira “fat” era a última oportunidade de utilizar-se de ovos e gorduras antes de embarcar no jejum quaresmal e as panquecas eram uma maneira perfeita de usar esses ingredientes.

Uma panqueca é um bolo fino e liso, feito de massa e frita em uma frigideira. Uma panqueca tradicional Inglesa é muito fina e geralmente é servida imediatamente. A panqueca tem uma história muito longa e destaque em livros de culinária, já em 1439, assim como a tradição de jogá-las e virá-las.

Corrida de panquecas

No Reino Unido, a corrida da panqueca forma uma parte importante das celebrações “Shriven” [confessar os pecados]  que acontece na terça-feira, uma oportunidade para um grande número de pessoas, muitas vezes com fantasias, correndo pelas ruas jogando panquecas. O objetivo da corrida é cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, carregando uma frigideira com uma panqueca depois de preparada e virá-la durante o percurso.

Segundo a tradição, em 1445, uma mulher de Buckinghamshire, Olney na Inglaterra, ouviu o sino shriving enquanto estava fazendo panquecas e correu para a igreja ainda com seu avental amarrado e segurando a frigideira. O que originou a corrida da panqueca. E os concorrentes precisam ser: Donas de casa locais e elas devem usar um avental, um chapéu ou um lenço.

 

hoje-dia-de-panqueca-02

Reprodução Google

Origem e surpertições

Os primeiros registros de como eram feitas as panquecas e também de participar do “pancake” surgiu no século XV, quando as panquecas eram um pouco mais grossas do que as mais modernas, também eram adicionados especiarias pela decadência de alguns ingredientes da época. Já no século XVIII com a influência da culinária francesa e seus crepes com texturas mais finas, as panquecas foram tomando uma outra forma até se tornarem como as que conhecemos hoje.

Acreditava -se na crença de que as três primeiras panquecas cozidas eram sagradas. Cada uma seria marcada com uma cruz, e depois polvilhada com sal para afastar os maus espíritos e em seguida retiradas.

Na Irlanda, as meninas recebiam uma tarde de folga para fazer a sua massa e a moça mais velha e solteira, iria atirar a primeira panqueca. Reza a lenda que ela iria se casar dentro de um ano. Olha que sorte gente?

Na Escócia, oatcakes, chamados  de Bannocks, foram feitos usando farinha de aveia, ovos e sal e cozidos em uma frigideira. Um encanto seria adicionado à massa e se uma pessoa solteira encontrasse esse “ingrediente”, iria se casar dentro de um ano.

Em outras partes do mundo, essa época do ano é comemorada de formas diferentes, como por exemplo, em New Orleans que a celebração é chamada de Carnaval Mardi Gras, já no Brasil nem preciso explicar né? Conhecemos muito bem o jeito brasileiro e alegre de cair na folia. 🙂 🙂 🙂

 

hoje-dia-de-panqueca-03

Reprodução Google

Foto capa: Reprodução Google

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.