Você sabe qual é o local habitado mais frio do planeta? Tinha que ser na Europa

Oymyakon, em Lacútia é um município da Sibéria, na Rússia

Local Habitado mais frio do planeta: Oymyako, Siberia

No final de novembro, uma forte onda de frio avançou para a Europa e uma das regiões mais afetadas foi a Rússia, que enfrentou temperaturas realmente extremas, na Sibéria, que fica ao leste do país. Conheça o local habitado mais frio do planeta.

O volume de neve que tinha aumentado significativamente associado com as correntes geladas, fez com que a temperatura ficasse abaixo dos -60ºC, no município de Oymyakon, em Lacútia, conforme registrado pelo serviço meteorológico. As estradas que ligam o município ficaram totalmente tomadas pela neve, bloqueando o acesso.

Local Habitado mais frio do planeta: Oymyako, Siberia
Local Habitado mais frio do planeta: Oymyako, Siberia

 

Muitos serviços foram interrompidos, até as escolas que normalmente operam quando a temperatura atinge mínimos de -51ºC, tiveram suas aulas suspensas.

Banho Congelante

Existe uma tradição na Sibéria que sem dúvida alguma irá parecer loucura para muita gente. Quando a temperatura está extremamente baixa, os locais abrem um buraco na neve, removem a camada de gelo e acredite: tomam o que chamam de “banho congelante”. Eles acreditam que a água extremamente gelada possui propriedades medicinais.

Local Habitado mais frio do planeta: Oymyako, Siberia
Local Habitado mais frio do planeta: Oymyako, Siberia

Registro Meteorológico

Quem vive em alguns lugares da Europa sabe o quão doloroso pode ser o inverno, por isso fica difícil de imaginar viver em um lugar com temperatura negativa ao extremo como os -60ºC registrados pela estação meteorológica. Em 1933, esta mesma estação fez um registro oficial onde registrou a menor temperatura em uma área habitável, sendo considerado o menor de todo o hemisfério norte, -67,7ºC.

Registros não Oficiais

Existe um recorde com temperaturas mais baixas, mas esse não é reconhecido pela OMN (Organização Meteorológica Mundial). Em 1926, uma outra estação anunciou extraoficialmente incríveis níveis negativos: -71,2ºC.

Região habitada mais fria do planeta

Oymyakon atrai todos os anos muitos turistas, que tem como objetivo conhecer e enfrentar temperaturas extremas. Este é um lado positivo, considerando que é o local habitado mais frio do planeta Terra.

No dia 29 de Novembro deste ano, o METAR (Meteorological Aerodrome Report) do Aeroporto de Yakutsk, que é a capital de Lacutia, estação oficial que fica mais próxima de Oymyakon, reportou temperaturas que estavam variando entre -41ºC e -36ºC, com muita neve.

E ai? Você teria a coragem de encarar uma aventura congelante como essa?

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.