Você já ouviu falar da famosa siesta na Espanha?

Quem nunca desejou tirar um cochilo rapidinho depois do almoço?

Paintings by Vincent van Gogh in the Musée d'Orsay

Se você pensou que em pleno século 21 a famosa dormidinha conhecida como siesta já não fazia mais parte do cotidiano do munto atual, você está completamente enganado. A siesta da Espanha é uma engraçada realidade para muitos espanhóis, que literamente tocam o “agora não – você me entende”  para o nosso mundo capitalista, com almoços longos, com boas garrafas de vinhos e depois se libertam totalmente com aquela maravilhosa dormidinha, entre as 14h e as 17h.

Se você estiver visitando alguma cidade pequena da espanha e não pretende dar uma pausa na sua programação, sempre há o que você fazer nesses horários.

Não podemos considerar que se trata de uma regra, nem tudo estará fechado, você ainda poderá encontrar lojas, escritórios e agências de turismo abertas. Entretando, mesmo com algumas exceções, provavelmente as lojinhas de bairro, bancas de jornal certamente estarão fechadas. Já os shoppings, departamentos e galerias, essas certamente continuam abertas.

Nas cidades maiores, como Madri e Barcelona, você não irá encontrar muitos estabelecimentos fechados, mesmo os pequenos, que tendem a ficar abertos muitas vezes a contragosto dos funcionarios, principalmente os mais antigos.

Segundo relatos, a região de Eixample, que é distrito de Barcelona, que fica mais ou menos a 5 minutinhos de Passeig de Gràcia, fica totalmente deserta na hora do almoço.

Uma coisa engraçada, é que nem sempre os estabelecimentos fecham no mesmo horário, vai depender que horas o dono do estabelecimento irá almoçar. Existem lojas que fecham entre 14h e 17h, outras das 15h às 17h, outras das 14h30 às 16h30, ou seja, não existe uma regra.

O ponto positivo é que, a manoria dos funcionários que tiraram uma soneca durante o dia, acabam trabalhando mais um pouco. Agumas logas costumam a fechar por volta das 22h, algo bem incomum na Europa, mas bem legal para quem está visitanto, pois você pode ter mais tempo para visitar lugares e fazer suas cimprinhas.

Se você foi visitar uma cidade com o intuito de conhecer alguma atração turística famosa, como museus, mesmo nos pequenos centros, provavelmente esses funcionários não irão tirar uma noneca nesses horários, mas sabemos que algumas igrejas bem conhecidas e visitadas fecham suas portas por algumas horinhas, por isso, fique atento.

No verão, a Espanha recebe muito calor vindo da África, entre 13h e 14h fica quase que insuportável em muitos lugares trabalhar com tanto calor, por isso muitos trabalhadores resolvem tirar um tempinho para relaxar, no que eles chamam de horário partido, o que quer dizer que ele irá compensar até cumprir as suas 8 horas.

Os bancos continuam com o horário rotineiro. Muitas vezes eles estão abertos entre 8h e 14h, entretanto, uma vez por semana, eles abrem suas portas pela tarde entre 16h às 19h, depois de uma boa e maravilhosa siesta, quem não gostaria de trabalhar assim?

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.