Se você pensou que em pleno século 21 a famosa dormidinha conhecida como siesta já não fazia mais parte do cotidiano do munto atual, você está completamente enganado. A siesta da Espanha é uma engraçada realidade para muitos espanhóis, que literamente tocam o “agora não – você me entende” para o nosso mundo capitalista, com almoços longos, com boas garrafas de vinhos e depois se libertam totalmente com aquela maravilhosa dormidinha, entre as 14h e as 17h.
Se você estiver visitando alguma cidade pequena da espanha e não pretende dar uma pausa na sua programação, sempre há o que você fazer nesses horários.
Não podemos considerar que se trata de uma regra, nem tudo estará fechado, você ainda poderá encontrar lojas, escritórios e agências de turismo abertas. Entretando, mesmo com algumas exceções, provavelmente as lojinhas de bairro, bancas de jornal certamente estarão fechadas. Já os shoppings, departamentos e galerias, essas certamente continuam abertas.
Nas cidades maiores, como Madri e Barcelona, você não irá encontrar muitos estabelecimentos fechados, mesmo os pequenos, que tendem a ficar abertos muitas vezes a contragosto dos funcionarios, principalmente os mais antigos.
Segundo relatos, a região de Eixample, que é distrito de Barcelona, que fica mais ou menos a 5 minutinhos de Passeig de Gràcia, fica totalmente deserta na hora do almoço.
Uma coisa engraçada, é que nem sempre os estabelecimentos fecham no mesmo horário, vai depender que horas o dono do estabelecimento irá almoçar. Existem lojas que fecham entre 14h e 17h, outras das 15h às 17h, outras das 14h30 às 16h30, ou seja, não existe uma regra.
O ponto positivo é que, a manoria dos funcionários que tiraram uma soneca durante o dia, acabam trabalhando mais um pouco. Agumas logas costumam a fechar por volta das 22h, algo bem incomum na Europa, mas bem legal para quem está visitanto, pois você pode ter mais tempo para visitar lugares e fazer suas cimprinhas.
Se você foi visitar uma cidade com o intuito de conhecer alguma atração turística famosa, como museus, mesmo nos pequenos centros, provavelmente esses funcionários não irão tirar uma noneca nesses horários, mas sabemos que algumas igrejas bem conhecidas e visitadas fecham suas portas por algumas horinhas, por isso, fique atento.
No verão, a Espanha recebe muito calor vindo da África, entre 13h e 14h fica quase que insuportável em muitos lugares trabalhar com tanto calor, por isso muitos trabalhadores resolvem tirar um tempinho para relaxar, no que eles chamam de horário partido, o que quer dizer que ele irá compensar até cumprir as suas 8 horas.
Os bancos continuam com o horário rotineiro. Muitas vezes eles estão abertos entre 8h e 14h, entretanto, uma vez por semana, eles abrem suas portas pela tarde entre 16h às 19h, depois de uma boa e maravilhosa siesta, quem não gostaria de trabalhar assim?