Aprenda 4 hábitos que favorecem a concentração no estudo de inglês

Saiba como melhorar o seu nível de aprendizado no Inglês

Melhores hábitos para estudar Inglês

O famoso psicólogo norte-americano Daniel Goleman diz que “a atenção funciona como um músculo: pouco utilizada, ela definha; bem utilizada, ela melhora e se expande”.

A atenção é a habilidade de selecionar e focalizar uma coisa, ideia ou tarefa – como o estudo do inglês, por exemplo – enquanto filtramos o que se passa ao nosso redor.

Mas como ganhar mais poder de concentração e, assim, otimizar o seu rendimento nos estudos? Antes, é preciso entender os vários tipos de atenção:

1. Atenção concentrada: a habilidade de se concentrar em um estímulo, enquanto excluímos outras coisas à nossa volta.

2. Atenção sustentada: representa a habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva, ou seja, permite manter o foco em uma tarefa por um período de tempo contínuo e sem se distrair.

3. Atenção seletiva: quando conseguimos “selecionar” no que prestar atenção. Ela se refere ao ato consciente de se concentrar e evitar distrações de estímulos tanto externos (barulhos) quanto internos (pensamentos desnecessários).

4. Atenção alternada: quando mudamos o foco da atenção ou alternamos entre diferentes tarefas que tenham diferentes níveis de exigência de compreensão.

A questão é que a vida corrida, cheia de distrações internas e externas, estímulos, informações e estresse, faz com que tenhamos fadiga cerebral e, consequentemente, dificuldades para manter a atenção.

A falta de reflexão restringe nossa visão e torna nossas mentes cada vez mais estreitas.

Você já pensou sobre quantas vezes você checa seus e-mails durante as aulas de inglês? Ou quantas vezes você checa sua timeline no Facebook ou outra rede social? Quantas vezes verifica se há mensagens no Whatsapp? Precisaria de tudo isso mesmo?

Como diria o Mestre Yoda, de Guerra nas Estrelas, “ O seu foco é sua realidade”.

Veja a seguir 4 hábitos simples que ajudam – e muito – a melhorar a sua atenção:

1. Meditar
Não é nem pensar nem não pensar, e também não é controlar a mente. É conhecê-la para usá-la melhor. É perceber com mais clareza o que nos cerca. Quando mudamos um pouco o olhar sobre as coisas, fazemos uma revolução.

Melhores hábitos para estudar Inglês
Melhores hábitos para estudar Inglês

2. Caminhar ou apreciar a natureza
Esse passeio pode ser em um parque arborizado, campo, floresta ou praia. O ambiente urbano, com muitos prédios, asfalto, trânsito e barulho não favorecem o bom funcionamento dos tipos de atenção de que precisamos.

Melhores hábitos para estudar Inglês
Melhores hábitos para estudar Inglês

3. Descansar
O repouso torna o cérebro mais saudável. Dormir tem um papel crucial no processo de retenção de informações, na formação de novas memórias. Para funcionar bem, nosso cérebro precisa de várias horas de descanso e sono.

Melhores hábitos para estudar Inglês
Melhores hábitos para estudar Inglês

4. Treinar a sua atenção
Como qualquer outra habilidade cognitiva, a atenção melhora com a prática. Existem vários aplicativos que podem ajudar com isso, como o Elevate Brain Trainer. Nele, você responde a um questionário para definir quais competências deseja incrementar: writing, listening, speaking, reading ou math. Depois de aplicar um teste inicial e verificar o desempenho do usuário, o aplicativo cria um programa de treino customizado. Com a versão gratuita, recebemos três desafios diários.

Fonte : Exame.com

Foto Capa: Reprodução Google

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.