O que acontece quando o raio atinge um avião

De acordo com dados coletados pela Quartz, todos os aviões em operação no mundo são atingidos por um raio, pelo menos uma vez por ano. Mas antes de decidir a nunca mais entrar em um avião, você deve saber exatamente o que acontece quando um raio atinge um avião: praticamente nada, isso mesmo.

Durante o processo de concepção de um avião moderno, há sempre um engenheiro que é responsável por garantir que todos os equipamentos, sistemas elétricos e de combustível sejam protegidos contra os 30.000 amperes de um raio.

Quando a descarga atinge um avião, a eletricidade simplesmente viaja através da camada externa da fuselagem de alumínio, e não causa qualquer dano real.

Na verdade, a proteção das aeronaves contra raios é tão boa que muitas vezes os passageiros nem sequer percebem que isso aconteceu e o único dano que pode ser deixado são marcas de ligeiras queimaduras nos pontos de entrada e saída.

aviao_partes

De acordo com registros históricos, a última vez que um avião caiu porque foi atingido por um raio foi nos Estados Unidos em 1967 – há quase 50 anos.

Agora que você já sabe, você pode manter a calma durante os voos. Apesar de uma grande estrutura de metal estar voando entre nuvens de partículas elétricas carregadas é um alvo fácil para raios – e às vezes até faz com que ele o atraia -, porém, você ainda vai estar muito mais seguro lá do que se estivesse em um mergulho durante uma tempestade.

No vídeo acima, o A-380, o maior avião comercial do mundo se preparava para pousar no aeroporto de Heathrow, em Londres, quando foi atingido por dois raios. A bordo do super-jumbo estavam 500 pessoas , mas ninguém se feriu. 🙂

De acordo com The Huffington Post

 

Fonte: Engenhariae.com

Foto de Capa: Fatosdesconhecidos.com

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.