Vai viajar? Cuidado. Os 22 alimentos mais perigosos do mundo

1 – Baiacu (Fugu)

Os órgãos do peixe contêm a toxina tetrodoxina, uma neurotoxina muito potente que causa paralisia muscular dos órgãos respiratórios, levando à morte.

Pode ser consumido? Cru (como sashimi), frito, na forma de bebida (saquê de fugu) ou com o misoshiro (sopa japonesa de peixe).

Local mais comum dos incidentes: Japão, mas também já ocorreram casos no Brasil.

alimentos-perigosos-do-mundo

 

2 – Akee

As sementes dessa fruta típica da África Ocidental são tóxicas por conterem uma substância chamada hipoglicina. Ela causa vômitos, náuseas e, em casos mais graves, desidratação, coma e até mesmo a morte.

Pode ser consumido? Quando a fruta estiver totalmente madura (aberta) somente a parte branca da base da semente pode ser consumida, preferencialmente cozida.

Local mais comum dos incidentes: Jamaica e países da América Central.

alimentos-perigosos-do-mundo-01

 

3 – Sannakji (polvo cru vivo)

Como o molusco é cortado ainda vivo e servido cru, suas ventosas ainda ficam ativas por um período após a morte. Por isso há riscos de sufocamento, já que elas podem se prender na garganta do indivíduo.

Pode ser consumido? Basta mastigar bastante para garantir que nenhuma ventosa fique intacta para se prender no fundo da sua boca.

Local mais comum dos incidentes: Coreia do Sul. Outros países orientais como Japão e China também apreciam a “iguaria”.

alimentos-perigosos-do-mundo-02

 

4 – Amêijoas de sangue

Como são fervidas por meros 20 segundos e servidas em seguida, podem conter diversas bactérias causadoras de doenças como hepatite A, febre tifóide e disenteria.

Pode ser consumido? Como não dá para saber se a amêijoa escolhida estará infectada e o cozimento precisa ser breve, é melhor não arriscar.

Local mais comum dos incidentes: China.

alimentos-perigosos-do-mundo-03

 

5 – Hákarl

Tradicional da Islândia, o prato é feito com um peixe originário da Groêlandia que fica curando pendurado durante quase seis meses. Até aí nada demais, certo? O problema é que a espécie desse tubarão não tem trato urinário, então, todos os excrementos são filtrados pela carne e pela pele. Inclusive toxinas.

Pode ser consumido? Cru com certeza não.

Local mais comum dos incidentes: Groelândia e Islândia.

alimentos-perigosos-do-mundo-04





6 – Casu Marzu

Muito apreciado no sul da Itália, o formaggio marcio é um queijo pecorino que durante o processo de fermentação fica descoberto. Isso permite que moscas botem ovos e larvas se instalem no queijo – e ele é consumido exatamente assim. As larvas podem perfurar o intestino humano e causar dores abdominais intensas.

Pode ser consumido? Poder pode, mas você corre o risco de sofrer essas perfurações.

Local mais comum dos incidentes: Itália (Sicilia).

alimentos-perigosos-do-mundo-05

 

7 – Água-viva de Nomura (Echizen Kurage)

Ela possui toxinas que são usadas como forma de proteção. Além disso, elas costumam ser encontradas no atum no Japão – por isso a água-viva virou uma iguaria.

Pode ser consumido? Sim. Basta remover as partes tóxicas e cozinhar muito bem.

Local mais comum dos incidentes: Japão.

alimentos-perigosos-do-mundo-06

 

8 – Pangium edule

A tradução literal do nome é “a fruta que nauseia”. O responsável por essa sensação nada agradável é o cianureto de hidrogênio: um poderoso veneno com teor explosivo.

Pode ser consumido? Existem duas maneiras de comer a fruta: fervendo sem a casca e depois colocando na água gelada ou depois de fervida e enterrada em folhas de banana e cinzas por um mês.

Local mais comum dos incidentes: Sudeste asiático.

alimentos-perigosos-do-mundo-07

 

9 – Fesikh

O prato que celebra o festival Shem el-Nessim é um peixe fermentado que só pode ser consumido depois de ficar secando durante um ano. Isso porque foram encontrados vestígios da bactéria Clostridium botulinium, que bloqueia a liberação de uma substância chamada acetilcolina e leva à uma paralisia flácida.

Pode ser consumido? No Egito esse tipo de peixe requer um prepato especial e tradicional, passado de geração para geração (eles inclusive têm um nome para a profissão: fasakhani). As intoxicações normalmente ocorrem porque o alimento não tem seu período de cura respeitado e não é preparado corretamente.

Local mais comum dos incidentes: Egito.

alimentos-perigosos-do-mundo-08

 

10 – Mandioca

Acredite se quiser: a nossa tão adorada mandioca tem uma toxina bem poderosa nas suas folhas e raízes, o cianureto de hidrogênio. A intoxicação pode causar desde náuseas e vômito até a morte em duas ou três horas.

Pode ser consumido? Sim, desde que a eliminação dessa toxina seja feita corretamente.

Local mais comum dos incidentes: América do Sul.

alimentos-perigosos-do-mundo-09

 

11 – Cérebro de macaco

O consumo desse órgão tem relações com o desenvolvimento da doença de Creutzfeld-Jakob. Ela é degenerativa, ou seja, destrói o seu próprio cérebro.

Pode ser consumido? Ele costuma ser consumido cru, cozido ou assado, mas não vale o risco.

Local mais comum dos incidentes: Ásia.

alimentos-perigosos-do-mundo-10

 

12 – Absinto

A famosa bebida da “fada verde” não tem esse nome à toa. A toxina tujona é encontrada no caruncho, uma das substâncias que compõem o líquido. Ela pode causar desde alucinações até suícidio, tuberculose e epilepsia.

Pode ser consumido? Em quantidades mínimas não deve causar nada além de tontura.

Local mais comum dos incidentes: Europa.

alimentos-perigosos-do-mundo-11

 

13 – Sambucus (elderberry)

Sabe o trauma que você ficou de ver Lagoa Azul e os personagens comendo uma frutinha mortífera? Pois bem a sambucus é exatamente isso: contém cianetos em suas folhas, galhos e sementes. E essa substância pode te levar a ter enjôos até convulsões.

Pode ser consumido? Sim. Desde que seja cozida adequadamente e esteja totalmente madura, além de eliminar as partes tóxicas.

Local mais comum dos incidentes: No mundo todo.

alimentos-perigosos-do-mundo-12

 

14 – Castanha-de-caju

Só se for a versão crua! É que ela contém uma substância chamada urushiol, que também é encontrada na hera venenosa. Por isso mesmo em grandes quantidades pode ser fatal.

Pode ser consumido? Sim. Elas passam por um processo de cozimento no vapor para eliminar quaisquer vestígios da urushiol.

Local mais comum dos incidentes: No mundo todo.

alimentos-perigosos-do-mundo-13

 

15 – Folhas de ruibarbo

As folhas desse ingrediente incomum por aqui contêm ácido oxálico, que causa dificuldade de respirar, náuseas, diarréia, dor nos olhos, queimação na garganta e boca e até deixa o xixi vermelho. E ainda formam pequenos cristais no fígado.

Pode ser consumido? Definitivamente não.

Local mais comum dos incidentes: No mundo todo

alimentos-perigosos-do-mundo-14

 

16 – Carambola

A fruta tem neurotoxinas que podem afetar o sistema nervoso e o cérebro, além da caramboxina ser péssima para quem tem doenças renais.

Pode ser consumido? Por quem não tem histórico de problemas nos rins sim, mas sempre com moderação.

Local mais comum dos incidentes: No mundo todo.

alimentos-perigosos-do-mundo-15



17 – Sopa de sangue de pato (Tiet canh)

Os bichinhos podem conter o vírus H5N1, que é o responsável pela gripe aviária. O consumo cru é o grande facilitador da doença, pois, se cozido, a carne não apresenta riscos.

Pode ser consumido? Cozido sim!

Local mais comum dos incidentes: Vietnã

alimentos-perigosos-do-mundo-16

 

18 – Feijão-vermelho

Apesar de delicioso, o feijão-vermelho tem a fitohemaglutinina, uma substância que tem capacidade “aglutinante” nas células do sangue.

Pode ser consumido? Precisa ser fervido por, no mínimo, 10 minutos. Antes disso a toxicidade do ingrediente fica ainda maior.

Local mais comum dos incidentes: No mundo todo.

alimentos-perigosos-do-mundo-17

 

19 – Semente de damasco

Talvez você nunca tenha visto um damasco in natura, mas sua semente é tóxica em baixas doses e letal em altas concentrações. Ela apresenta os chamados glicosídeos cianogênicos que podem causar sintomas de envenenamento, paralisia muscular e respiratória.

Pode ser consumido? As sementes, nunca.

Local mais comum dos incidentes: Turquia.

alimentos-perigosos-do-mundo-18

 

20 – Durio (Durian)

A frutinha cheirosa não tem nada de bonita na sua composição. O problema está nos ácidos graxos de ciclopropano que ela tem: sem cozinhar causa sintomas como náusea, vômitos e diarreia, mas, se combinada com álcool, pode ser fatal.

Pode ser consumido? Sim, mas precisa ser cozida.

Local mais comum dos incidentes: Ásia.

alimentos-perigosos-do-mundo-19

 

21 – Cicuta verde

Cogumelos são deliciosos, mas não esse. Em doses pequenas causa vômitos e dores abdominais, porém, em maior concentração pode causar danos no fígado, coração e nos rins, levando à morte.

Pode ser consumido? Não.

Local mais comum dos incidentes: No mundo todo.

alimentos-perigosos-do-mundo-20

22 – Broto de feijão

A plantação dos brotos simula a temperatura e ambiente do corpo humano para a reprodução da bactéria E.coli, salmonella e listeria. E elas podem ser mortais.

Pode ser consumido? Sim, desde que se conheça a origem da planta.

Local mais comum dos incidentes: Europa (Alemanha).

alimentos-perigosos-do-mundo-21

 

Bom apetite!

 

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Fotos: Reprodução Google

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.