Paisagens que já foram cenários de filme

Aqui, uma listinha de lugares literalmente cinematográfcos, para inspirar as suas viagens com filmes que marcaram época. 🙂
Thelma & Louise (1991) – Tão espetacular quanto a abordagem feminista e a performance daquele Brad Pitt juvenil no filme do diretor Ridley Scott é a paisagem majestosa que desponta pela viagem das protagonistas. Cansadas da vidinha besta, Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) vão de Arkansas até Arizona, passando pelo Monument Valley e pelo Grand Canyon. Na vida real, as imagens de deserto foram feitas no estado de Utah, nos parques nacionais Arches e Canyonlands. A foto aí mostra o Dead Horse Point State Park, local da cena final, na qual o carro da dupla voa rumo ao infinito. Toda a região pode facilmente ser percorrida de carro.

Cenários de Filmes

 

O Senhor dos Anéis (2001–2003) – A trilogia baseada nos livros de J.R.R. Tolkien virou propaganda turística da Nova Zelândia, terra natal do diretor Peter Jackson: os filmes desdobram as paisagens das ilhas de norte a sul. O cenário verde-bucólico de Matamata, na ilha Norte, por exemplo, virou Hobbiton, e hoje recebe gente do mundo todo para conhecer a cidade de Bilbo e Frodo Baggins (nos Hobbiton Movie Set Tours). Na foto está a região de Paradise, próxima à vila de Glenorchy. Por ali fica a “floresta de Lothlórien” do filme, onde houve uma batalha contra os Orcs.

Cenarios de Filmes

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) – O filme, segundo da saga de Steven Spielberg, basicamente colocou Petra, na Jordânia, no cenário do turismo mundial. Nele, Indiana Jones (Harrison Ford) e seu pai, vivido por Sean Connery, passam por um desfiladeiro compridíssimo até chegar a um portal absurdo, este aqui da foto: seu nome é Al-Khazneh, ou O Tesouro, uma das maravilhas erguidas por um povo que viveu ali há mais de 2 mil anos, os nabateus. A sofisticada fachada de 43 metros de altura foi construída para enfeitar o mausoléu de um rei nabateu – o nome surgiu da lenda de um faraó egípcio que teria escondido ali um tesouro.

Cenarios de Filmes

 

Sob o Sol da Toscana (2003) – Muitos críticos caem em cima do filme da diretora Audrey Wells alegando que ele reduz a Itália a um monte de clichês. De qualquer forma, a atuação de Diane Lane é adorável e deixa a gente morrendo de vontade de se mudar para a Toscana junto com ela. A história é baseada no livro da americana Frances Mayes, que deu notoriedade a Cortona, uma cidade cheia de palácios e igrejas medievais – se for de carro, são 80 quilômetros desde Florença; se não, dá para tomar um trem até Arezzo e de lá um ônibus até Cortona. A Piazza Signorelli (na foto) é o coração do lugar – no longa ela aparece com uma fonte falsa, o que causou controvérsias na época das gravações.

Cenarios de Filmes

A Praia (2000) – A praia que dá nome ao filme é Hat Maya, a principal de Koh Phi Phi, a duas horas de ferry de Phuket, na privilegiada costa tailandesa. No longa do diretor Danny Boyle, o personagem de Leonardo DiCaprio vai a Bangcoc à procura de algo “excitante” e acaba chegando até “a praia”, o suposto paraíso, onde ele encontra uma comunidade secreta. Com ou sem as palmeiras extras que foram plantadas ali para o filme na tentativa de deixar o paraíso ainda mais paradisíaco, Phi Phi é espetacular. É formada por duas baías com água verde-esmeralda e areia branca como talco. Seu centro tem bares e baladas fervidíssimos e hotéis com bangalôs de bambu na areia que custam menos de US$ 15.

Cenarios de Filmes

 

Meia-noite em Paris (2011) – O ótimo filme de Woody Allen, em que o nostálgico escritor Gil (Owen Wilson) é transportado todas as noites para a Paris dos anos 1920, nos faz viajar pelos cantos da capital francesa. Aparecem a Champs-Élysées, o Museu l’Orangerie, o rio Sena, o museu de Rodin, a fantástica ponte Alexandre III… A foto mostra a Rue de la Montagne Sainte Genevieve, no 5º arrondissement, pertinho do Panteão: é nessa escadaria que Gil se senta antes de partir para seus encontros com Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Picasso. Os sinos que ele ouve são da igreja Saint-Etiénne-du-Mont.

Cenários de Filmes

 

Leia Mais:

Amsterdã desconhecida para os turistas
EUA oferecem bolsas completas para brasileiros. Entenda
Portugal escolhido por muitos brasileiros para morar. Veja os motivos
Conheça a Islândia. Um sonho na terra
Contos de fadas? Não. A Irlanda
Escandinávia e países nórdicos: um mundo de gelo e cores
Conheça a futura “Disneyland” em Londres
União Europeia aprova diretiva que permite que estudantes internacionais possam trabalhar

Fonte: Viagem

Fotos:  Wikipedia

Co-Fundadora e Ceo do Europamos. Mãe do Pedro, Carioca que fala "bixcoito" e portuguesa com muito orgulho. Publicitária, Pós Graduada em Gestão Empresarial e apaixonada em viajar, tem como meta dar a volta ao mundo. Mas por hora, encara o maior desafio da sua vida junto com a sua família na Irlanda.