Decreto de Trump complica vistos para brasileiros. Entenda as mudanças

Mais brasileiros terão de fazer entrevista. Ordem presidencial visa ‘garantir segurança’ das fronteiras americanas, diz embaixada.

Ordem de Donald Trump, assinada na sexta-feira (27), impondo restrições à entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana nos EUA, dificultou o processo de solicitação de visto também para parte dos brasileiros.

Como informa a embaixada, antes da nova determinação do presidente americano, os solicitantes que renovassem seus vistos na mesma categoria que já tinham até 48 meses após o vencimento, eram isentos de entrevista pessoal. Agora, o prazo máximo é de 12 meses após o vencimento — depois disso, é preciso fazer nova entrevista.
Também os jovens entre 14 e 15 anos, e idosos entre 66 e 79 anos, que solicitavam vistos pela primeira vez, eram isentos de entrevista, mas agora passam a ter de fazê-la.

Com isso, o Departamento passa a exigir entrevistas de visto para todos, EXCETO:

  • Solicitantes de vistos diplomáticos e funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais (categorias de visto A-1, A-2, G-1, G-2, G-3, G-4, OTAN-1 a -6, C-2 e C-3)
  • Solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos
  • Solicitantes que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido



    “O governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar viagens legítimas de visitantes internacionais e ao mesmo tempo garantir a segurança de suas fronteiras”, afirma a Embaixada dos EUA no Brasil, em comunicado. A representação recomenda que os viajantes se informem sobre se sua categoria de visto foi afetada.

Maiores informações acesse o site da embaixada

 

Fonte: G1.globo.com

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.