Por que a grande maioria dos aviões é pintado de branco

Conheça as 5 principais razões

Segurança Avião

Alguns fatores podem interferir na cor do avião, além do custo, segundo um porta-voz da Boeing à Telegraph Travel afirmou que:

 A tinta acrescenta entre 273 e 544 kg de peso a uma aeronave. Peso extra significa que mais combustível é utilizado – e 544 kg equivalem a cerca de oito passageiros a mais.

1 – Redução de custos, um assunto levado muito a sério pelas companhias aéreas

Pintar um avião não é muito barato, muita tinta é utilizada. O porta-voz da Boeing disse:

Aproximadamente 454 litros de tinta são usados num típico Boeing 747; 341 litros num 767; e 416 litros num 777. E reparar a pintura de um avião custa entre 41 mil e 163 mil euros.

Segundo o ex- diretor executivo da companhia American Airlines, afirmou que na década de 1980 a companhia poupou em torno de 40 mil dólares com a redução de menos uma azeitona, isso mesmo – A-Z-E-I-T-O-N-A de cada salada que fora servida em seus voos.
Muitas vezes, as companhias comercializam a venda de suas aeronaves para outras empresas e outra cor que não fosse branco seria um fator para dificultar a venda.

2 – Mantêm o avião frio

A principal razão pela qual as aeronaves são pintadas de cores brancas ou claras é para refletir a luz solar, e minimizar o aquecimento e qualquer potencial dano causado pela radiação solar, disse R. John Hansman, professor de Aeronáutica e Astronáutica, ao Business Insider.

Devidos as peças da aeronaves serem feitas de materiais plásticos e compositos ( fibra de vidro e carbono), necessitam de grande proteção contra o sol. Contudo, certas partes do avião, como por exemplo, onde está localizado o radar da aeronave, assim como as superfícies de controlo, precisam ser pintadas de cores claras, como o branco e ou cinza, segundo R. John Hansman.

3 – Controle de danos

A cor branca possui maior facilidade para um rápido reparo, arranhões, danos provocados por óleo e também facilita na identificação.

4- Resgate

Caso aconteça algum acidente e dependendo do local, uma aeronave de cor branca possui fácil identificação para quem está no ar em busca do avião perdido.

5 – Diminuição contra choques com aves

Segundo um artigo publicado em uma revista científica em 2011, Human-Wildlife Interactions, onde diz que:

A visibilidade dos aviões pode ser reforçada por exteriores brancos ou de cores claras para que, dessa forma, possam ser mais facilmente evitados por pássaros.

Os esquemas de cores escuras poderiam reduzir o contraste entre as aeronaves e o fundo visível, e potencialmente reduzir a capacidade de as aves detetarem os aviões a tempo de evitar um choque.

Entretanto, segundo a Autoridade Civil reforça que não é menos seguro voar em aviões de cores escuras ou cores fortes.

Não há requisitos do ponto de vista de segurança em relação aos esquemas de pintura de aeronaves, disse um porta-voz à Telegraph
Travel.

Fonte: Voltaaomundo

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.