Grécia: Entre história e Ilhas gregas

Foi como conheci a Europa no meu primeiro mochilão, comecei com o pé direito. Grécia

E ai você logo pensa naquelas casinhas [azuis e brancas], das ilhas paradisíacas e dos gregos quebrando pratos no chão. Sim, você verá tudo isso, mas o país surpreende também quando nos faz sentir no livro de história, revivendo os tempos de uma das mais antigas civilizações europeias.

Pois bem, fiz o passeio completo: revivi a história e curti as ilhas!

Minha primeira parte da viagem foi cultural em Atenas e depois foi curtição nas ilhas de Mykonos e Santorini.

Como uma boa geógrafa, sempre tenho o mapa local em mãos e sim, sempre pego outros mapas que vejo pela frente também. Além do amor pelos mapas em si, eles têm dicas que podem ser úteis, tipo lojas, transporte público ou atrações.

Atenas

A cidade é um museu a céu aberto, por onde anda você tem a visão de Acrópole, como o nome diz, significa Cidade Alta. E Usei bastante como referência dos lugares. É lá que você vai passar parte do dia andando entre ruínas, passando por portais e templos. Como é o ponto mais turístico, vale a pena visitar pela manhã.

Saindo de Acrópole, logo em frente você encontra em contraste a construção a.c, o moderno Acrópole Museum. O museu é grande e possui diversos utensílios da época, bustos, esculturas e muita Mitologia Grega.

atenas grecia
atenas grecia

Aproveite bem o bairro Acrópoles a pé, assim você não perde nenhum encontro como o arco de Hadrian e o Templo de Zeus ou então encontra um mini sítio arqueológico cheio de informação no canteiro. Aliás, as estações de metro estão recheadas de achados arqueológicos. Espetacular! 🙂

Já no bairro Monastiraki você encontra os sítios arqueológicos: ANCIENT AGORA, ROMAM AGORA e TRIADA AGORA e o comércio para restaurantes e lembrancinhas.

Monastiraki, Grécia
Monastiraki, Grécia

Na região Central, Plaka, está o PANATHINAIKO STADIUM, o primeiro estádio construído na Grécia, o primeiro estádio para provas de atletismo. Tem ligação com as primeiras olimpíadas gregas, foi reformado para isso. Havia exibição para os reis, sentados em assentos especiais na arquibancada. Tem áudio guia explicando tudo e depois pode ver a galeria da história das olimpíadas. Aproveite para tirar muitas fotos divertidas, deixe sua criatividade solta!

PANATHINAIKO STADIUM
PANATHINAIKO STADIUM

Não se pode deixar de visitar a sede do Parlamento grego, na estação de metrô Syntagma. De tempos em tempos há a troca da guarda, com um ritual bem legal, que dura em torno de 15 minutos.

Já esgotada todas as visitas, você não pode sair de Atenas sem antes conhecer o local onde os gregos quebram pratos, afinal sempre vimos isso em filmes!! Achei um restaurante e logo começou a apresentação com muita dança e música. Quando começou a interação com o público, achei que era a hora de quebrar os pratos, até me prontifiquei a participar, mas era só para dançar com um dos dançarinos e ganhar um beijo de um grego. Ok, esquece os pratos, beijo do grego foi bem mais legal!

Depois disso, estava pronta para relaxar e curtir as ilhas!

Visitar Atenas é ir a campo relembrando cada aula de história que você não levou muito a sério. A cidade se atribui a invenção da democracia – ou seja, o sistema político mais difundido no mundo – e a parte cultural pois a ela se credita a criação da filosofia, da história, do teatro, da literatura, da arte e da arquitetura.

Dicas valiosas para a cidade de Atenas

Taxi do aeroporto para a cidade o preço é fechado – foram 35 euros em 2013.

O bilhete que você compra para visitar Acrópoles te dá direito a entrar sem pagar de novo em outros lugares históricos, vale a pena checar os museus que participam desse convênio.

As estações de metro te deixam bem próximo as principais atrações turísticas, inclusive leva até o Porto onde fica o embarque dos ferrys para as ilhas, que contarei no próximo post.

Santorini, Grécia
Santorini, Grécia

Foto de Capa: Reprodução Google

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.