Falha de segurança no aeroporto de Lisboa. Entenda

aeroporto Lisboa

Após uma falha na segurança no aeroporto de Lisboa, relacionada a um voo proviniente do Dakar, o controle de bagagens foi reforçado e algumas áreas foram evacuadas.

Muitos passageidos ficaram apreensivos, gerando tensão no aerporto, tendo em vista os atentados registrados na última semana em Barcelona e nas Finlândia.

Centenas de passageiros foram afetados após o alerta às 12h (Horário de Lisboa). O comando de Lisboa até o momento não havia confirmado nada a respeito.

O Ministério de Administração Interna teria alertado que os acontecimentos aconteceram após a chegada de um voo proviniente de Dakar. Todos os passageiros desembarcaram numa área Schengen (Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários), que não estão sujeitas as medias de controle de segurança. Todas essas pessoas se misturaram num mesmo ambiente.

A falha no controle de segurança obrigou que a PSP e SEF intervissem para que fosse possível separar os passageiros não Schengen dos que possuiam o privilégio, sendo identificados, observados os voos de origem e/ou de destino.

Muitos passageiros já estavam nos portões de embarque, do número 41 ao 47, quando foram abordados e obrigados a se retirarem da zona livre, para que a vistoria fosse realizada.

A maioria foi obrigada a voltar, para que desta vez pudessem passar pelo controle de bagagens, medida padrão relacionada à suspeita de tansporte de materiais explosivos. Muitas lojas fecharam suas portas por causa disso.

Pelo menos, seis voos foram afetados pelas medidas de segurança, ficando em terra sem que os passageiros fossem informados sobre as medias que estavam sendo adotadas, criando um clima de tensão entre os passageiros.

 

Fonte: Jn.pt

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.