Não deixe de visitar em Dublin #2 Trinity College

Conhecer a Trinity College tem sido algo obrigatório para quem visita Dublin, além de impressionar pela grandiosidade, história e sua arquitetura atrai milhares de pessoas todos os anos, fazendo da universidade uma das fotografias mais conhecidas de Dublin.

É a faculdade mais antiga da Irlanda, fundada pela Rainha Isabel I, rainha da Inglaterra e da Irlanda (conhecida como a Rainha Virgem) em 1592, ela é considerada a instituição educacional de maior prestígio do país.

Passear pela universidade pode ser muito prazeroso e divertido, o campus é espetacular impressiona pela sua beleza, possui belos parques que podem ser visitados gratuitamente, você certamente irá encontrar pelo caminho muitos universitários e turistas passeando por lá.

Conheça as galerias e também faça um tour guiado [uma excelente ideia para quem não quer perder nenhum detalhe] para ver as relíquias da Antiga Biblioteca, que conta com antigos evangelhos e exposições de arte medieval.

A Antiga Biblioteca

A Antiga Biblioteca merece uma visita obrigatória,  lá está exposto o Livro de Kells do século IX, também conhecido como o Grande Evangeliário de São Columba, este é um dos mais suntuosos manuscritos do mundo que restaram da Idade Média, foi escrito por volta do ano de 800 na Ilha de Iona na Escócia, peça principal do cristianismo irlandês.

 

conheca-dublin-trinty-02

Reprodução Google

Devido a sua beleza e seu acabamento, o Livro de Kells é considerado por muitos especialistas como um dos mais importantes vestígios da arte religiosa medieval. Escrito em latim, o Livro de Kells contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento, além de notas preliminares e explicativas, numerosas ilustrações e iluminuras coloridas. Além disso, a biblioteca possui um dos mais vastos acervos do mundo, com um total aproximado de 4,5 milhões de livros e uma quantidade significativa de manuscritos originais.

 

conheca-dublin-trinty-04

Reprodução Google

Estudantes famosos

Esta faculdade teve vários estudantes famosos como o satirista Jonathan Swift, que escreveu As Viagens de Gulliver em 1726, estudou na Trinity quando tinha apenas quatorze anos. O insuperável Oscar Wilde, especialista em literatura grega que concluiu seus estudos em 1874. Wilde ficou famoso pelo romance O Retrato de Doriam Gray. Também estudou na Trinity um dos últimos modernistas Samuel Beck. Beckett foi um dramaturgo e escritor irlandês, considerado um dos escritores mais influentes do século XX.

Mudanças ao longo do tempo

A Trinity College resistiu a muitas mudanças importantes ocorridas no país, entre as quais conflitos religiosos. A universidade destinava-se a protestantes, mas a partir de 1793 católicos romanos passaram a ser admitidos também. Somente em 1904 passou a admitir mulheres e atualmente são mais de 15000 alunos que procuram a universidade para pesquisa e pós-graduação por ser uma das melhores do mundo.

 

conheca-dublin-trinty-01

Reprodução Google

Visitação gratuita e tour guiado

Passando pelo portão principal, você verá os paralelepípedos da praça principal, você irá se encantar com o Campanário e a torre independente que abriga o sino e os edifícios de pedra dos séculos XVII e XVIII. Aproveite para ver as esculturas dos cantos, representando diferentes ciências.

Você poderá se inscrever para um tour guiado de aproximadamente 30 minutos, que será conduzido por estudantes da universidade.

 

conheca-dublin-trinty-05

Reprodução Google

A Trinity College está localizada no centro de Dublin, no parque College Green. Existem muitas opções de transporte público, inclusive o ônibus turístico de Dublin, aproveite para conhecer.

A entrada para a Praça Principal é franca, entretanto, para visitar a biblioteca você terá que comprar um ingresso.

Horário de funcionamento

  • Segunda – Sábado (Outubro – Maio) 9:30am – 5pm
  • Segunda – Sábado (Junho – Setembro) 9am – 6pm
  • Domingos (Outubro – Maio) 12pm – 4:30pm *
  • Domingos (Junho – Setembro) 9:30am – 6pm *

Último tour começa 30 minutos antes do horário de encerramento.

Fechado de 24 dezembro a 3 de janeiro.

Valor dos tickets

Os preços variam entre €2 e €20 para Família. Confira os valores atualizados e suas condições no site da Trinity College Dublin.

 

Referências: tcd.ie e expedia.com.br

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.