Você sabe como funciona o sistema de saúde na Irlanda?

saude irlanda

Quando o assundo é viajar para outro país, o item saúde é uma questão que normalmente está no topo ou próximo a ele no planejamento. Principalmente, se a intenção é mudar de mala e cuia com criança. 😉

Vamos falar sobre como funciona esse sistema de saúde na Irlanda.

As principais perguntas que habitualmente vem à tona são:

  • Mas é igual ao Brasil?
  • Como são as consultas?
  • É tudo pago?
  • É tudo público?
  • Tem plano de saúde?
  • E para estrangeiro?

Bem, já digo logo de cara que o conceito de ser público = free e privado = pago, não faz parte do cenário do lado de cá. 😉

Então, vamos começar a falar sobre quais os tipos:

Saúde Pública

O fato do hospital ser público, não isenta de pagar algumas taxas, exceto se você possuir o Medical Card. Confira os valores de exames, internação e regras no site Citizens Information.

Se o seu caso não for emergêncial, o atendimento pode demorar para ser agendado, mas claro, isso depende da especialidade, exame e local.

Mas se você for atendido no ambulatório ou no Departamento de Emergência em um hopital público da Irlanda, sem ter um pedido do GP, a taxa cobrada é de 100 euros. Exceto se fizer parte de um desses grupos:

  • Gestantes;
  • Pacientes em processo de tratamento de doenças infetocontagiosas;
  • Pessoas que possuem o Medical Card;
  • Crianças menores de 6 anos;

Mais informações, consulte o site.

O que é o Medical Card?

É um benefício exclusivo aos cidadãos europeus, entretanto é necessário comprovar que está desempregado e ou impossibilitado de pagar suas despesas hospitalares. Se sua renda estiver abaixo de um determinado nível, você pode obter esse cartão. (algumas pessoas podem adquirir esse cartão sem um teste de renda, por exemplo, crianças com câncer).

Aposentados europeus também podem possuir.

E crianças até os 6 anos (com 6 anos e 1 dia já pagam).

Com um Medical Card, os serviços de saúde pública são gratuitos, incluindo visitas ao médico e serviços hospitalares públicos além de cobrir os custos dos medicamentos prescritos, contuto, é cobrado uma taxa fixa quando recebem- nos, esta taxa de receita é a mesma para cada item.

medical card_ irlanda

Saúde Privada?

Antes de contratar um plano de saúde, certifique sobre todas as coberturas, parcerias com hospitais e clínicas.

É comum que no ato do cadastramento (pode ser on-line) seja solicitado o endereço e o PPS. O contrato é de 1 ano, após esse período, fique esperto, pois caso não queira renovar, avise com antecedência para a seguradora.

Essas são as principais seguradores de saúde por aqui:  HSF Heatlh Plan,  Laya Healthcare, VHI Aviva. Normalmente, você paga as consultas e exames, e posteriormente é reembolsado (parcial ou total) pelo plano. Mas, “existem algumas pegadinhas”, portanto, não deixe de se informar e tirar todas as dúvidas. 😉

Algumas empresas oferecem aos seus funcionários esse benefício. Uma mão na roda! 

Mas e os médicos, como funcionam?

A configuração para consultas por aqui também é um pouco diferente do que estamos acostumados. Mas como assim?

Sabe aquela história de pergarmos um livrinho do plano (muito comum no Brasil) e “buscar” um profissional específico (como por exemplo, o dermatologista, cardiologista, …) para irmos, seja por indicação de amigos ou por ser perto de casa? Pois bem, aqui na Irlanda funciona de uma forma diferenciada, existe o GP, General Practitioner (o Clínico Geral), ele é o médico da família, e muitas vezes o primeiro profissional a detectar um problema de saúde, isto é, o primeiro passo é marcar uma consulta com esse profissional.

Os GPs geralmente fazem parte do sistema de saúde privado e, portanto, é comum pagar uma taxa por cada consulta. Você pode ver um GP sem ser cobrado pela visita se você tiver um cartão médico ou um GP Visit Card. As pessoas buscam o General Practitioner mais próximos de suas residências (mas não é regra). O valor pode variar entre 40 e 60 euros, depende do local.

Alguns GPs também podem ir em casa, se você estiver muito doente. Muitas vezes, uma série de GPs em uma área, disponibilizam um serviço à noite ou no fim de semana.

GP visit card. Quem tem esse benefício?

Para crianças menores que 6 anos e acima de 70 anos, podem receber um cartão de visita do GP.

Para encontrar o seu GP, entre nesse site.

Quer saber um pouco da experiência de quem engravidou e teve o bebê por aqui? Quanto custa e como é? Leia esse post

Pulo do gato

Antes de me mudar com a minha família para Dublin, providenciei um checkup ainda no Brasil para todos e trouxe na mala os principais exames.

Quando cheguei na ilha, após um ano (não tínhamos a necessidade de marcar antes), reuni esses exames e fiz uma pastinha contando todo o histórico de cada um, como por exemplo:

  • Doenças na família;
  • Cirurgias realizadas;
  • Remédios tomados regularmente;
  • Alergias;
  • No meu caso, relatei sobre o parto.

Em seguida, tratei de traduzir todos esses documentos para a minha primeira consulta no GP, afinal, ele seria o profissional que iria acompanhar a saúde da minha familía na Irlanda.

Ah! Sobre o preventivo feminino, ele é feito sem taxa. Contudo, a prática utilizada por aqui é de 3 em 3 anos. Se caso você quiser fazer de ano em ano, terá que pagar pelo exame.

Se cadastre nesse site com os seus dados, após 5 dias chegará uma cartinha na sua residência e então apresente ao seu GP.

Não esqueça 😉

Se você vem como intercambista, é obrigatório que já tenha contratado um seguro para cobrir toda a sua estadia no país. Entenda o processo nesse post

Se vier como turista, certifique se antes com o seu cartão de crédito, existem algumas operadoras que oferecem esse serviço quando a passagem é comprada via crédito. 😉

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.