Projeto de ciclovia coberta na Alemanha com horta surpreende

Um projeto inteligente com 9km de extensão

Projeto de Ciclovia Coberta na Alemanha

Qual ciclista convicto nunca quis desistir da bike naqueles dias de chuva intensa? Não tem roupa especial e capacete que ajudem quando o temporal aparece. Quando estamos viajando e não conhecemos bem a região onde iremos pedalar, o problema pode ficar um pouco pior. A não ser que você esteja em Berlim, é claro.

Um projeto de uma nova ciclovia inteligente e coberta com extensão de nove quilômetros está dando o que falar na cidade. A proposta conhecida como Radbahn pretende utilizar uma ciclovia existente e oferecer mais condições de segurança a ela, ao separá-la completamente do trânsito de carros. Partindo desse princípio, o projeto já começa estando 80% pronto.

Projeto de Ciclovia Coberta na Alemanha
Projeto de Ciclovia Coberta na Alemanha

Entre as melhorias propostas, há também o foco na sustentabilidade, já que o pavimento deverá ter a capacidade de transformar o atrito causado pelos pneus em energia – os recursos obtidos serão utilizados para iluminar o trajeto, que estará equipado com semáforos e placares informativos, e alimentar as instalações ao longo da ciclovia.500500

O percurso também deverá oferecer espaços para descanso como cafés, estações de serviços com assistência técnica e aluguel de bicicletas e até mesmo hortas urbanas disponíveis a quem passar por ali. A ciclovia deverá passar por baixo do viaduto U1 – embora a via já exista, a falta de segurança no local afasta os ciclistas, o que deverá ser resolvido com a implementação do projeto, ainda sem data para ser executado.

Fonte: hypeness

Foto: Divulgação

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.