Brasileiros agora com passagem rápida no Serviço de Fronteiras dos aeroportos portugueses

Portugal

Passaportes brasileiros passarão a ter, a partir de julho, passagem rápida pelo sistema de controle nos aeroportos portugueses. O anúncio foi feito pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luísa Maia Gonçalves.

Os viajantes com passaporte brasileiro passarão a ter, a partir de julho, passagem rápida pelo sistema de controle nos aeroportos portugueses. O anúncio foi feito, dia 23 de Junho,  quinta-feira, em Lisboa, pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luísa Maia Gonçalves.

Atualmente, a passagem pelo sistema Rapid (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente) de controle de fronteiras é reservada aos cidadãos portugueses e do conjunto da União Europeia.

A partir desse mês de julho, poderão usar o sistema eletrônico que efetua a leitura dos passaportes, sem intervenção humana direta, os cidadãos de nove países, designadamente do Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Canadá, Estados Unidos, e Japão.

Em declarações aos jornalistas, a diretora do SEF disse serem “nacionalidades isentas de visto e que, ao mesmo tempo, os respetivos certificados técnicos podem ser adaptados para o Rapid de modo a poder ser feito o cruzamento e a consulta às bases de dados necessárias a nível nacional e internacional“.

Fonte: Portugal Digital

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.