Incentivo português atrairá Brasileiros para Portugal

Portugal irá facilitar o aceso aos diretos sociais, vistos de residência e trabalho

Presidente de Portugal, acordo Brasil_Portugal

Se você fala português, já é meio caminho andando. Isso porque Portugal está facilitando o acesso a diretos sociais, vistos de residência e trabalho para os falantes da língua Portuguesa.

No final do ano passado, durante uma reunião no Itamaraty, em Brasília, foi apresentado uma proposta que teve o acolhimento dos integrantes do CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e segundo o site da revista Exame, a previsão para o acordo entrar em vigor será até o ano de 2018.

Será em Cabo verde a próxima reunião para concretização do projeto.

Quais os Motivos

Infelizmente a última crise deixou marcas e a economia ainda sente esses efeitos, considerando um dos menores salários mínimos dentro da União Europeia, Portugal oferece um valor em torno de €557 aos seus trabalhadores, convertendo ao real, uma média de R$ 2.200,00.

Além do fator da maturação da população, trazendo a falta de mão de obra, grande parte dos moradores estão emigrando para outros países da UE afim de conseguir melhores condições.

Dentre esses fatores, o governo português avalia com bons olhos essa “reciclagem” populacional, principalmente aos falantes da língua portuguesa.

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza ainda cita como exemplo os brasileiros que tenham vivido e trabalho em Portugal que poderão juntar essa vivência a sua aposentadoria amparado pela legislação, incluindo direitos sociais, como a previdência social e moradia a partir desse acordo de acesso aos países lusófonos.

Os países de Angola, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe também fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa junto ao Brasil e Portugal.

Fonte: Exame

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.