Saiba mais sobre aluguel de casa na Irlanda

Dicas importantes sobre aluguel de casa na Irlanda

Aluguel de Casa na Irlanda

Tai uma pergunta que acredito que seja uma das primeiras da lista para quem pretende escolher Dublin para morar. A temida questão de quem pretende alugar uma casa, quarto, flat em Dublin. Como funciona um Aluguel de casa na Irlanda?

Já posso adiantar que alugar uma casa decente com no mínimo dois quartos e um banheiro para a sua família não é uma tarefa tão fácil, pois, além do aquecimento do mercado imobiliário para venda de imóveis, o número de quem procura por aluguel de casas e apartamentos já supera as poucas decentes ofertas existentes.

Com esse cenário da procura maior que a oferta, os valores subiram muito nos últimos anos. Para se ter uma idéia, sabemos de casos em que o valor simplesmente aumentou no dia da entrevista, só pelo fato de que haviam muitas familias disputando o mesmo teto. Eu sei, isso é lamentável, mas acontece por aqui.

aluguel casa dublin
aluguel casa dublin

Entretanto, com um bom planejamento e alguns ajustes de acordo com a realidade de cada um, tudo se encaixa, falo isso com propriedade, pois se encaixou pra nós perfeitamente. Conseguimos uma casa do jeito que esperávamos para o nosso primeiro ano em Dublin, claro que tivemos que colocar a mão na massa para que tudo ficasse do jeito que queríamos, levou um tempo, mas foi muito bom dividir esse momento de reforma com a família.

Por onde começar

Primeiro preciso explicar a geografia da cidade de Dublin para que você possa entender o contexto dos conselhos que vou dar neste post. Dublin é uma cidade – maravilhosa – que está dividida por um grande rio, o Liffey. Olhando no mapa, a parte superior acima do rio Liffey está a “Zona Norte” e a inferior a “Zona Sul”. Outro detalhe, é que ao contrário da maioria das cidades do Brasil, aqui os códigos postais são bem simples de serem compreendidos:

Zona Norte Zona Sul
Dublin 2 Dublin 1
Dublin 4 Dublin 3
Dublin 6 Dublin 5
Dublin 8 Dublin 7
Dublin 10 Dublin 9
Dublin 12 Dublin 11
Dublin 14 Dublin 13
Dublin 16 Dublin 15
Dublin 18 Dublin 17
Dublin 20
Dublin 22
Dublin 24

Num primeiro momento, estávamos completamente inclinados a alugar um apartamento no centro de Dublin, pois não pretendíamos ficar tão “afastados” de onde tecnicamente tudo acontece – escolas de inglês, turismo, empresas, etc – . Porém, com um tempo e com muita pesquisa entendi que o termo “afastado” que muitos blogs consideram como fato, na minha opinião, dependia do ponto de vista de cada um.

aluguel rlanda dublin
Aluguel na Irlanda, Dublin

Por exemplo, se você sair do aeroporto de Dublin que fica em Dublin 17 e for para o centro da cidade de ônibus, você pode levar em torno de 40min. Observe que Dublin 17 fica no extremo norte da cidade. Temos amigos que moram em Dublin 9, e o tempo que levam para chegar no centro é de 15 minutos em dias bons.
É claro que em horários de pico o trânsito aperta, porém, a diferença é que 95% das pessoas que vivem aqui respeitam completamente as leis de trânsito, facilitando o fluxo dos carros e ônibus que por aqui circulam – geralmente em faixas exclusivas.

Mapa de Dublin, Irlanda
Mapa de Dublin, Irlanda

Considerando que uma família com crianças necessita de um carro, – facilita um bocado – o tempo de um ponto ao outro cai consideravelmente.

Você pode encontrar carros excelentes por muito pouco.

Sem contar com o fato de que, por aqui, as bicicletas são bastante utilizadas, mas isso eu falarei em outro post.

Na minha opinião, para famílias que pretendem se mudar com crianças, deveriam tentar se afastar um pouco do centro da cidade, assim terão uma qualidade de vida melhor para os pequenos, com áreas maiores e sossegadas ao entorno proporcionando um lazer fora da TV, sem falar do contato com outras crianças, isso faz muita diferença para o desenvolvimento cultural e social, bem como para os que estão aprendendo a língua inglesa. Acho muito importante citar que as crianças são prioritariamente matriculadas nas escolas próximas onde moram, na ato da matrícula, eles pedem um comprovante de residência para constatar a prioridade. Muitos pais que conheço escolheram a região da moradia de acordo com o posicionamento do ranking das escolas.

Dublin 1 e 2 estão no coração da cidade, já as regiões 3, 4, 6, 7, 8 e 9 localizados na parte central, são locais que merecem uma pesquisa, pois é possível encontrar excelentes casas e apartamentos com uma área de lazer para as crianças.

Para esse início, vou começar com a dica do site Daft.ie, com muitas opções de aluguel de imóveis, em seguida selecione TO RENT, inclua Dublin e ou o condado que esteja procurando na Irlanda, ao lado possui opções dos lugares disponíveis dentro da sua escolha e no próximo box opte por casa, apartamento, Studio ou colocar todos para ver o que se enquadra melhor. E se preferir, inclua a opção dos imóveis mobiliados – FURNISHED -, opte também por filtrar a quantidade de quartos e banheiros.

Casa Dublin, Meninos brincando no parque
Casa Dublin, Meninos brincando no parque

Fiz a minha escolha, e agora?

Posso compartilhar sobre a forma mais comum que conhecemos por aqui nesse cenário familiar. Por experiência própria e o que podemos acompanhar de amigos brasileiros que vieram para cá.

Mãos a obra

Separe os imóveis que mais se identificou, faça antes um pequeno texto para o envio por e-mail ou telefone, até mesmo para saber o que falar – preste atenção no anúncio, pois alguns casos não aceitam contato telefônico apenas por e-mail – nesse texto o pulo do gato é acrescentar: quem é a família, o que fazem, que se interessou pelo imóvel, percebemos uma prioridade para quem não tem animal de estimação, logo, se for o seu caso, inclua. Cruze os dedos e envie. Deixa só adiantar uma experiência, enquanto estávamos no Brasil, não obtivemos respostas, nem mesmo das imobiliárias, só quando chegamos aqui.

O retorno

Pode ser que a resposta venha no mesmo dia, como em uma semana e talvez nem venha – mas se realmente gostou, insista – O contato pode ser do corretor de agência ou também do próprio proprietário, já no anúncio você percebe quem está alugando – . Mantenha-se tranquilo(a) e com pensamento positivo! Geralmente eles marcam um dia para a visitação do imóvel e não se espante, podem haver outras pessoas juntas na mesma situação que a sua, sim, aqui isso é normal. Como eu disse antes, atualmente a procura está bem maior que a oferta. Se houver mais de um interessado no imóvel no dia da visita, claramente existe uma questão de empatia envolvida, por isso, tente demonstrar toda a sua verdade que vai dar certo.

Na sequência serão solicitados alguns documentos como cópias dos passaportes, se possui carta do landlord anterior com boa indicação, comprovação de renda e ou contrato de trabalho para que eles tenham certeza que poderá arcar com todas as despesas do aluguel até o final do contrato, que geralmente é por um mínimo de um ano.

Muito importante é demostrar que gostou do imóvel – se realmente gostou, aqui eles valorizam essa atitude. No nosso caso, fomos perguntados inclusive se estávamos felizes. Lógico! um sorriso de ponta a ponta e em seguida YESSSS!

Uma sugestão é ter um plano B de acomodação nessa chegada, pelo menos um mês até o fechamento do aluguel. Isso porque pode demorar um pouco até encontrar o imóvel e após assinar o contrato, pode existir uns dias até a desocupação do inquilino anterior.
Mais importante ainda, visite antes de alugar, a foto pode enganar e distorcer o real estado do imóvel. Como a se trata de um país frio, com muita chuva e umidade, existe uma incidência grande de mofo, isso pode passar despercebido nas imagens, assim como os eletros em funcionamento e não menos importante o estado dos carpetes.

Hospedagem em Hotel

Sites como Booking.com, AirBnb.com, Vivadublin podem auxiliar sobre valores, épocas mais acessíveis. É importante incluir no cálculo a alimentação e transporte.

Média dos Aluguéis

Uma média que não é muito fácil de falar, esse assunto é bem abrangente e pode variar muito de acordo com a escolha de cada pessoa em termos de localização, quantidade de quartos, banheiros, se é mobiliado, etc. Mas vamos lá! Tentei citar a média dos valores de aluguel por mês com base no site Daft.ie apenas para ter uma base. E não se esqueça de reservar o valor do depósito. – geralmente é o pagamento de um aluguel adiantado, esse será um depósito que fica retido com o landlord, caso tenha alguma avaria ou atraso no pagamento, ele poderá utilizá-lo –

Vamos as médias – Valores apurados em 09/12/2015.

  • Região de classe baixa: imovel de 2 quartos: Entre 1100 e 1.300 euros
  • Região intermediária: imóvel de 2 quartos: Entre 1400 e 1.800 euros
  • Região classe alta: imóvel de 2 quartos: Entre 2.000 e 4.000 euros
Alugar casa na Irlanda
Alugar casa na Irlanda

Outras despesas do imóvel:

  • Luz (bimestral) – pode variar de acordo com a época do ano, empresa e plano contratado, uma média no verão pode chegar em torno de 100 Euros e no inverno a 250 Euros ou mais. (com base de 1 casa de 2 quartos e 1 banheiro). Esses valores foram pesquisados levando em consideração casas que possuem aquecimento elétrico –  SSE Airtricity
  • Internet e tv (mensal) – existem alguns planos que podem variar de acordo com o pacote aderido e empresa escolhida como: Virgin Media e Sky
  • Licença para TV (anual) – 160 Euros. Sim, você precisa pagar a licença para ter TV em casa. Tv Licence
  • Alimentação – se for contemplar apenas as compras do mês, uma média em torno de 400 a 550 Euros, com referências nos mercados de baixo custo.
  • Água – esse tópico ainda causa muita discussão, pois quando chegamos aqui não havia pagamento para água consumida. Com muitos protestos da população estão tentando barrar essa nova lei. Ainda há bastante especulação sobre o assunto e estamos no aguardo para a chegada da conta e ter a precisão para dar esse valor – Water.ie

WELCOME TO IRELAND!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.