Segundo a CNN, o porto é mais “cool”que Lisboa

Porto portugal

O Porto já está na corrida com Lisboa há muito tempo e, normalmente, a capital portuguesa tem sido sempre considerada a mais ‘cool’. Mas parece que o cenário mudou e quem assume o papel principal desta peça, é o Porto, na opinião da CNN.

A CNN procurou caracterizar as duas cidades e em meio às várias particularidades, encontrou oito motivos para que o Porto fosse mais cool do que Lisboa.
Entre os tripeiros e os alfacinhas, o Douro e o Tejo, a Ribeira e Alfama, as praias, o vinho do Porto e a ginjinha, as melhores vistas e os cafés, para a CNN, o Porto ganha em tudo.

Nem o relatório anual da Bloom Consulting, uma consultora especializa em city branding, que considerou Lisboa a melhor cidade de Portugal, tendo em conta a sua enorme procura e o facto de fazer parte dos principais destinos Europeus, influenciou a decisão da CNN Travel.

Tripeiros  trabalham duro

Ser tripeiro (moradores do Porto) é sinal de um “Porto sólido, com sentido, que trabalha duro” enquanto “Lisboa está deitada, decadente e vaidosa”. Está é a primeira batalha travada entre as duas cidades, ao serem colocadas no ‘ringue’ da CNN.

Para o canal de televisão norte-americano, o nome ‘tripeiros’ tem mais a ver com a cidade do Porto, enquanto o nome ‘alfacinhas’ (nascidos em Lisboa) não encaixa com a realidade de Lisboa, pois é justificado por existirem muitos vendedores de alface nas ruas lisboetas.

O rio Douro abraça o Porto

Os principais rios das cidades também entram nesta comparação e é curioso a forma de observar da CNN. Para eles, o Douro faz com que a cidade do Porto se torne mais familiar, pois o rio abraça a cidade, enquanto no caso do rio Tejo, faz com que a cidade seja do mundo, dos que chegam e não dos que lá estão, pois forma um dos mais largos estuários da Europa.

A Ribeira é mais íntima

Entre Alfama e a Ribeira, a CNN prefere a Ribeira por ser mais intimista e familiar. As duas regiões são para os norte-americanos caracterizados por locais históricos, mas a Ribeira é mais velha, e por ter os bairros históricos do Porto é considerada “mais íntima e, talvez, até um pouco claustrofóbica”.

As praias são mais próximas

Cascais, Sintra, Costa da Caparica e Arrábida não deixaram de ser mencionadas, mas o Porto voltou a ganhar e desta vez pela proximidade. As praias de Lisboa são consideradas mais distantes, enquanto as do Porto, estão mesmo no limite da cidade.

As noites são mais fancys

Às dez da noite “não há praticamente muitas pessoas em frente à televisão”, o que faz com as noites em Portugal, particularmente sejam movimentadas, tanto em Lisboa como no Porto. Mas no Porto há mais opções e mais lugares chiques (fancy) onde pode beber um copo e dançar.

O supremo vinho do Porto

A ginginha de Lisboa deixou a boca dos repórteres norte-americanos adoçada, mas não superou o gosto exclusivo do vinho do Porto, que é recordado como “um dos melhores do mundo, durante séculos”.

O melhor pôr do Sol

A melhor vista também foi atribuída a Invicta, que segundo a CNN em frente à igreja da Nossa Senhora do Pilar pode-se observar o melhor pôr-do-sol que já viram. Os rios são possíveis de ser ver facilmente em vários locais da cidade, mas o Porto visto do Douro, volta a sobrepor-se a vista de Lisboa.

Tomar café é outra coisa no Porto

Os cafés do Porto são outra coisa. Construídos em locais históricos e com grandes registos de épocas memoráveis, de alturas de escritores e poetas reconhecidos mundialmente. Considerando mesmo o café The Majestic um local único, que todas as pessoas deveriam conhecer.

Fonte: Jornal Económico

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.