Em apenas 10 segundos você poderá fazer uma transferência bancária de até 15 mil euros em dinheiro entre bancos europeus sem a obrigatoriedade de pagar taxas por isso.
Atualmente uma transferência bancária entre diferentes países da europa gira em torno de 24 horas (em alguns casos) ou dependendo, até mesmo 4 dias para ser completada.
A medida será liberada a partir do dia 21 de Novembro, em princípio, só poderá ser realizada inicialmente entre os seguintes países: Alemanha, Áustria, Espanha, Estônia, Itália, Finlândia, Holanda, Lituânia e Letônia. A expectativa de espansão para os 31 países da União europeia e também para os bancos europeus dentro da SEPA (Single Euro Payments Area) e até Novembro de 2018.
Fazem parte da SEPA: Islândia, Mônaco, San Marino, Suiça e Noruega, além dos vinte e oito países da União Europeia, a única dúvida é sobre o Reino Unido após o brexit.
Outros benefícios
O sistema target instant payment settlement (TIPS) será melhorado para proporcionar ao cidadão e às empresas uma melhor forma de efetuar seus pagamentos através do banco, em qualquer ponto da área do euro numa questão de segundos, contribuindo para aprofundar a intregração da área do euro, explica o BCE.
Mas como funciona?
Esse sistema evitará intermediários. O dinheiro que cobrirá as transações será subsidiado por um fundo de entidades financeiras (que incorporarem a integração) do sistema bancário europeu. Essas entidades se encarregam de fazer antecipadamente o depósito para “cobrir” as futuras transações e estará ativo durante todo o dia.
As entidades financeiras podem decidir qual a melhor forma de aderirem, se apenas como receptores ou também como emissores.
Claro que o sucesso dessas transações bancárias dependerá do número de entidades financeiras que apoiará essa plataforma.
Até o momento são 585 bancos de nove países da Europa que estão participando dessas transações.
Fonte: Dinheirovivo