Europa terá transferências bancárias grátis e em segundos

A medida entra em vigor no próximo dia 21 de Novembro

transferencia bancaria europa

Em apenas 10 segundos você poderá fazer uma transferência bancária de até 15 mil euros em dinheiro entre bancos europeus sem a obrigatoriedade de pagar taxas por isso.

Atualmente uma transferência bancária entre diferentes países da europa gira em torno de 24 horas (em alguns casos) ou dependendo, até mesmo 4 dias para ser completada.

A medida será liberada a partir do dia 21 de Novembro,  em princípio, só poderá ser realizada inicialmente entre os seguintes países: Alemanha, Áustria, Espanha, Estônia, Itália, Finlândia, Holanda, Lituânia e Letônia. A expectativa de espansão para os 31 países da União europeia e também para os bancos europeus dentro da SEPA (Single Euro Payments Area) e até Novembro de 2018.

Fazem parte da SEPA: Islândia, Mônaco, San Marino, Suiça e Noruega, além dos vinte e oito países da União Europeia, a única dúvida é sobre o Reino Unido após o brexit.

Outros benefícios

O sistema target instant payment settlement (TIPS) será melhorado para proporcionar ao cidadão e às empresas uma melhor forma de efetuar seus pagamentos através do banco, em qualquer ponto da área do euro numa questão de segundos, contribuindo para aprofundar a intregração da área do euro, explica o BCE.

Mas como funciona?

Esse sistema evitará intermediários. O dinheiro que cobrirá as transações será subsidiado por um fundo de entidades financeiras (que incorporarem a integração) do sistema bancário europeu. Essas entidades se encarregam de fazer antecipadamente o depósito para “cobrir” as futuras transações e estará ativo durante todo o dia.

As entidades financeiras podem decidir qual a melhor forma de aderirem, se apenas como receptores ou também como emissores.

Claro que o sucesso dessas transações bancárias dependerá do número de entidades financeiras que apoiará essa plataforma.

Até o momento são 585 bancos de nove países da Europa que estão participando dessas transações.

Fonte: Dinheirovivo

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.